As 16 regras que o investidor deve cumprir para não transformar seus investimentos em pesadelos

Harry Browne foi um escritor e político libertário norte-americano. Chegou inclusive a ser nomeado pelo Partido Libertário para concorrer as eleições presidenciais dos EUA em 1996 e 2000. Defensor do livre mercado, foi analista de investimentos por mais de 30 anos. Escreveu diversos livros, que juntos venderam mais de 2 milhões de cópias e foi ainda autor do “Harry Browne’s Special Report”, newsletter financeira publicada de 1974 a 1997.

Harry BrowneFalecido em 2006, seu último livro “Fail-Safe Investing: Lifelong Financial Security in 30 Minutes“, Investimento à Prova de Falhas: Segurança Financeira Para Toda Vida em 30 minutos, introduziu as 16 regras de ouro da segurança financeira. São regras simples e fáceis de entender até por quem não tem conhecimento avançado em finanças. São úteis não só para a questão financeira, mas muitas também se aplicam a outros aspectos da vida. Quem segui-las dificilmente passará por apuros financeiros ou perderá parte relevante do patrimônio.

É o tipo de orientação que deve ser lido e relido constantemente. É só lembrar de quantas vezes porventura quebramos alguma regra e qual foi o resultado disso. Segurança financeira é importante demais para ser colocada em risco.

#1 Sua carreira é a sua fonte de riqueza.

Construa sua riqueza pelo seu trabalho e profissão. Seus investimentos serão um complemento. Não tente ficar rico apenas investindo.

#2 Não assuma que você pode repôr sua riqueza.

Não encare riscos desnecessários que possam colocar em risco sua riqueza. Lembre-se das duas primeiras regras de Warren Buffett: Número 1 – Nunca perca dinheiro. Número 2 – Não esqueça a regra número 1.

#3 Reconheça a diferença entre investir e especular.

Quando você especula, quer se sair melhor que o mercado em geral. Entretanto, no longo prazo a maioria não consegue bater a valorização do mercado.

#4 Ninguém pode prever o futuro.

Apesar de muitos analistas acertarem cenários e perspectivas futuras, é extremamente difícil a mesma pessoa acertar repetidamente.

Market Timing#5 Ninguém pode entrar e sair de investimentos nos momentos certos e lucrativos consistentemente.

Acertar market timing de maneira consistente é extremamente difícil e improvável.

#6 Nenhum trading system funcionará tão bem no futuro como funcionou no passado.

Quando se trata de sistemas de computação, eles funcionam muito bem em simulações de banco de dados. Quando aplicados com o seu dinheiro na vida real, os resultados podem ser bem diferentes.

#7 Não use alavancagem.

Com a alavancagem, você multiplica os resultados, tanto os ganhos quanto às perdas. Há chance de não só perder o investimento inicial, como ainda ter que colocar mais dinheiro para cobrir o rombo.

#8 – Não deixe que ninguém tome as decisões por você.

Investir não é complicado. Com um pouco de conhecimento básico é possível montar sua própria carteira. Mesmo após ouvir conselhos e opiniões, saiba que a decisão final é sua.

#9 Nunca invista em nada de que você não entenda.

Melhor optar pela segurança de uma investimento em renda fixa do que entrar em algum negócio que não compreenda e possa trazer prejuízos imprevisíveis.

Lehman Brothers#10 Não dependa apenas de um investimento, instituição ou pessoa para a sua segurança.

Divida suas aplicações em diversos tipos de investimento e em mais de uma instituição financeira.

#11 Construa um portfólio à prova de falhas para sua proteção.

Vamos entrar em mais detalhes sobre isso no próximo artigo.

#12 Especule somente com dinheiro que você pode perder.

Se deseja especular, separe este valor da sua carteira de investimentos principal. Seja para investir em alguma nova tendência ou empresa, em caso de erro, a perda deste dinheiro não impactará seu patrimônio-base.

#13 Mantenha alguns investimentos fora do país em que vive.

É o fundamento que norteia nosso site. Nunca deixe todo o seu patrimônio ou dinheiro sob o poder de um só governo. Você ficará extremamente exposto e vulnerável.

#14 Fique atento com esquemas feitos para evitar impostos.

Existem maneiras legais de reduzir impostos. Procure conhecê-las e não tente enganar a Receita.

#15 Divirta-se.

Seu dinheiro não servirá para nada, se você não reservar um valor para gastar e aproveitar a vida.

#16 Na dúvida, opte pela segurança.

Melhor deixar passar uma oportunidade de ganhar dinheiro do que acabar entrando em uma cilada.


E você, o que achou das regras? Já segue alguma? Já desobedeceu alguma? Escreva nos comentários.