Novas opções de corretora para investir no exterior. Desta vez, num dos países mais seguros do mundo

Dando continuidade ao tema sobre aberturas de contas bancárias no exterior, falaremos de outras duas corretoras asiáticas. Mesmo que muitos brasileiros torçam o nariz e tenham uma certa reticência com abertura de conta em países tão distantes, é sempre importante afirmar que é a região do mundo que mais cresce e mais está se desenvolvendo. Cingapura e Hong Kong, como já falado, despontam hoje como dois dos maiores centros financeiros do mundo. Inclusive, quando se fala em Ásia, existe alguma coisa que nos leva a crer que essa região da costa do Pacífico terá um belo futuro pela frente.

iOCBC

iOCBCA iOCBC ou OCBC Securities fundada em 1986 é uma subsidiária do grupo bancário de Cingapura OCBC (Oversea-Chinese Banking Corporation). Reúne o melhor dos dois mundos, um país extremamente estável econômica e politicamente, com um dos melhores sistemas bancários do mundo (nunca houve uma quebra bancária na história de Cingapura) e uma instituição sólida, grande e lucrativa, como o OCBC por trás. Realmente é uma ótima escolha para o investidor que deseja ter uma conta em corretora no exterior.

Sua plataforma inclui acesso a diversas bolsas de valores pelo mundo, incluindo obviamente a de Cingapura, diversas bolsas asiáticas, incluindo as duas chinesas (Shanghai e Shenzhen), bem como Austrália e Nova Zelândia. As bolsas dos EUA, Canadá e principais mercados europeus também estão disponíveis.

É possível usar tanto o home-broker, quanto um atendente designado à você para realizar as operações. O acesso ao home-broker é possível tanto via desktop, quanto via aplicativos móveis.

iOCBCEsta plataforma exclusiva foi eleita a melhor de Cingapura nos últimos quatro anos, o que reforça a qualidade da empresa e do seu sistema.

Além de negociar ações, ETFs e REITs é possível ainda operar Forex e mercados futuros.

Existem diversos tipos de conta para os clientes, cada uma com as suas características. A conta básica permite acesso a todos os 14 mercados disponíveis e apenas aqueles entre 18 e 20 anos necessitam de um depósito mínimo inicial de SGD 1.000,00, algo em torno de R$ 2.400,00.

Os custos são intermediários quando comparados às demais opções discutidas aqui e variam de uma bolsa para outra e de acordo com a moeda em questão. Todos os valores podem ser conferidos aqui.

Um serviço complementar oferecido é o OCBC Research, onde você terá acesso às notícias dos mercados, análises gráficas, estudos sobre ações e setores e diversas outras análises de investimentos.

Phillip Securities

POEMSÉ uma outra opção de corretora em Cingapura. Também conhecida como POEMS, Phillips’ Online Electronic Mart System, é uma corretora pioneira em trade eletrônico no país, atuando desde 1996, época em que se instalava o programa de home-broker usando-se disquetes.

Você pode investir em diversos mercados, particularmente na Ásia, onde as duas bolsas da China, a da Coréia do Sul e mercados raros como Turquia e Sri Lanka estão disponíveis. Também é possível o acesso às bolsas dos EUA, Canadá e principais mercados europeus. No total são 24 bolsas de valores em 21 países. O único inconveniente para quem deseja investir nas bolsas da Euronext (Bruxelas, Amsterdã e Paris), é que só há possibilidade operar através de um assistente por telefone.

POEMS

Todos os mercados que os clientes da Philips Securities têm acesso.

Há 4 modos de operar. POEMS Internet, que seria o home-broker. POEMS mobile, que seriam os aplicativos para smartphone e tablet . O Telebroker, que é um sistema automatizado que permite negociar ações pelo telefone, sem precisar de um atentende (este sistema será descontinuado agora no final de junho/2015). POEMS ProTrader, com funções avançadas para traders.

Sua plataforma atual é a POEMS 2.0, que possui uma interface elegante e organizada para operar. Todas as funções estão bem posicionadas e facilitam a vida do investidor.

Abaixo um tutorial do seu funcionamento:

Os custos também são competitivos, com a corretagem nas bolsas americanas partindo de U$ 20,00. Há uma promoção em andamento, com corretagem a U$16,88. Acessando esta página, você pode clicar no país e verificar as taxas específicas que se aplicam a cada mercado. Não há valores mínimos para depósito inicial.

Para quem não deseja operar por conta própria, a corretora oferece diversos serviços como gestão de portfolio, contas administradas e planos de poupança regular.

Um fato interessante à respeito da Bolsa de Cingapura é que a partir de janeiro de 2015, houve mudança dos lotes nos quais as ações são negociadas. Antes cada lote tinha 1.000 ações e agora passou a ter 100, o que facilita investimentos menores. No caso da Phillip Securities a corretagem para valores menores que SGD 3.500,00 caiu para SGD 10,00, um valor bem em conta.

Até o momento foram abordadas 13 corretoras estrangeiras com enfoque mundial e acredito que alguma delas se encaixe no seu perfil e nos seus objetivos. Fique ligado, pois a partir dos próximos posts, haverá mais opções de bancos e corretoras abertas a investidores internacinais.

Continua na Parte 8.