Opções para abrir uma conta bancária no centro financeiro do coração da Europa

Localizado no centro da Europa, fazendo fronteira com a Bélgica, França e Alemanha e com 70% da riqueza européia num raio médio de 700km, o grão-ducado de Luxemburgo tem se firmado como um dos maiores e melhores centros financeiros do mundo.

É um dos lugares preferidos por cidadãos do mundo todo que procuram abrir uma conta no exterior com segurança e alta qualidade de serviços.

Agora vamos aprender um pouco sobre o país e seu sistema bancário.

Banco em LuxemburgoLuxemburgo é um dos países mais ricos e com melhor qualidade de vida no mundo. Com uma população de 563 mil habitantes, possui o 3º maior PIB per capita do mundo, U$ 79 mil por habitante, atrás apenas de Mônaco e Liechtenstein. Além disso, em termos de expectativa de vida, está entre os 10 países de população mais longeva.

No país, há 3 línguas oficiais. O luxemburguês, o francês e o alemão. O inglês, por ser ensinado nas escolas, também é falado amplamente. Além disso, 15% da população fala português, devido ao grande número de imigrantes vindo de Portugal.

O país figura ainda entre os primeiros colocados nos principiais rankings de desenvolvimento econômico, social e de competitividade:

  • Potencial Econômico em Micro-Regiões e Cidades Européias (1º entre 468 cidades e regiões)
  • Índice de Globalização (3º entre 207 países)
  • Índice de Direitos de Propriedade (7º entre 131 países)
  • Índice de Performance em Logística (8º entre 160 países)
  • Índice de Inovação Global (9º entre 143 países)
  • Ranking de Competitividade Mundial (11º entre 60 países)
  • Índice dos Centros Financeiros Globais (15º entre 83 centros)
  • Índice de Liberdade Econômica (16º entre 186 países)
  • Melhores Países para Negócios (16º entre 157 países)
  • Qualidade de Vida (19º entre 223 cidades)

Luxemburgo é uma combinação ótima de alta produtividade por trabalhador (a maior da Europa), com baixos custos operacionais e uma infra-estrutura de primeira linha. Além disso, o ambiente político-econômico é estável e a economia do país é sólida e bem gerida. Como praticamente todo país com alta qualidade de vida e estabilidade política, a nação é uma democracia parlamentar sob a forma de uma Monarquia Constitucional.

O setor financeiro é tão importante para o país que gera diretamente cerca de 19% dos empregos. Para ocupar todo esse espaço, é necessário uma força de trabalho altamente qualificada, vinda não só do país, como principalmente dos países vizinhos e demais centros financeiros. Pra se ter uma idéia, 46% da população de Luxemburgo é formada por estrangeiros.

Dentro da indústria de Private Banking, o país tem se mostrado um centro de excelência. É o sétimo do mundo em ativos sob administração e o primeiro da Europa. Todas essas qualidades tornaram o país um dos principais centros para domicialização de fundos de investimentos (inclusive ETFs) e Bonds. Em geral, os ETFs negociados na Europa ou são sediados em Luxemburgo ou na Irlanda. Os fundos registrados em Luxemburgo possuem ativos superiores a U$ 3 trilhões. Já no mercado de Bonds, na bolsa local estão listados mais de 26 mil títulos internacionais, que representam cerca de 41% de todo o mercado europeu.

O gráfico abaixo mostra o patamar dos clientes de Private Banking no país. A base da pirâmide, é composta por clientes com ativos entre 100 e 500 mil e o topo com clientes que possuem acima de 20 milhões.

Private Bank Luxemburgo

Pirâmide de distribuição por tipos de cliente em Private Bank.

Banque et Caisse d’Epargne de l’Etat (BCEE)

BCEEO BCEE é o banco estatal de Luxemburgo com mais de 150 anos de existência. Sua solidez financeira garantem um dos melhores ratings de longo prazo pelas agências de risco, AA+ pela Standard & Poor’s e AA2 pela Moody’s, entre as melhores no meio das instituições financeiras do país.

No ranking dos bancos mais seguros do mundo da Global Finance, o BCEE figura no Top 10 desde 2011, sendo atualmente é o 9º colocado. Também foi considerado o “Banco do Ano” em Luxemburgo em 7 dos últimos 10 anos.

É uma instituição que oferece uma ampla gama de serviços bancários, atendendo desde indivíduos em todas as fases da vida até empresas.

Como todas as instituições modernas, possui o atendimento direto pelo banker, seja por telefone ou e-mail, bem como internet banking e aplicativos para smartphones.

Para não-residentes, o banco oferece as opções de banco regular e Private Bank. Não há depósito mínimo inicial para se tornar cliente.

É possível abrir contas não só em Euro, mas nas principais moedas mundiais. Para crianças e jovens oferece contas especiais com taxas reduzidas. Há ainda diversos pacotes de contas, chamados ZEBRA, cada um focado em um tipo diferente de cliente.

Possui alguns investimentos de poupança (savings), depósitos a termo e a Gradual Rate Deposit , um tipo de depósito que paga juros crescentes conforme o tempo em que o dinheiro fica investido. Também possui diversos investimentos estruturados, também conhecidos no Brasil como fundos de capital protegido.

BCEE

Humilde sede do Banque et Caisse d’Épargne de l’État em Luxemburgo.

Em termos de fundos de investimento há uma enorme variedade tanto de fundos da casa, geridos pelo BCEE, quanto de fundos de terceiros. Há fundos de Cash, Bonds, Mistos, Ações, Fundos de Fundos e Temáticos. Os fundos do próprio banco podem ser encontrados aqui.

É também possível comprar ações, ETFs e Bonds no mercado secundário, tanto pelo internet banking (S-Net), quanto com o auxílio de um banker. Fornece acesso aos principais mercados europeus e americanos.

O investimento em metais preciosos também é destaque. Você escolhe se deseja receber barras e moedas de ouro e prata de maneira física ou se deseja que elas sejam depositadas em sua securities account. Também é possível alugar uma gaveta nos cofres do banco para guardar não só seus metais, como jóias, documentos, etc.

O serviço de Private Bank é aquele que fornece serviços mais individualizados, de acordo com as necessidades de cada cliente. Após um estudo da situação e necessidades do cliente, uma carteira de investimentos é sugerida.

Um dos modelos de conta Private oferecidos é chamado de ActivInvest. É um pacote que oferece análise de perfil, assessoria contínua de alta qualidade, ampla gama de produtos de investimento, descontos nas taxas de corretagem e acesso a fundos, análises detalhadas de seus investimentos e informações sobre o mercado financeiro. O material dessa conta pode ser baixada aqui.

Também oferece cartões de débito e crédito das mais diversas marcas. Em geral não fornecem cartões de crédito para não-residentes, mas é algo que pode ser negociado.

Para se ter uma idéia do padrão de serviços bancários do país como um todo e da modernidade das ferramentas adotadas, veja este vídeo sobre o Digicash, um modelo de pagamento eletrônico criado e adotado por 4 bancos do país, incluindo o BCEE.

Você pode verificar todas as tarifas cobradas pelo banco neste link.

Desta forma, o BCEE é um banco de alta qualidade, com uma grande variedade de serviços e produtos que atendem as necessidades principais de quem procura abrir uma conta no exterior.

Banque de Luxembourg

Banque de LuxembourgEstabelecido em 1920, o Banque de Luxembourg é um dos maiores Private Banks do país. Trabalham com indivíduos, famílias e negócios de família, contribuindo para a contrução e gerenciamento de patrimônio, investimentos e sucessão. Junto com a evolução do país como centro financeiro global, desenvolveu expertise em fundos de investimento e ferramentas para profissionais de investimento.

O Banco é uma subsidiária do Crédit Industriel et Commercial (CIC), um dos fortes players no setor de varejo bancário francês. O banco controlador possui um excelente nível de crédito, classificado como Aa3 pela Moody’s e A pela Standar & Poor’s.

O forte do Banco é o Private Bank, atuando principalmente em 3 frentes:

  • Serviços bancários (Banking Services)
  • Gestão de patrimônio (Wealth Management)
  • Gestão de investimentos (Asset Management)

Em termos de serviços bancários, oferece uma ampla gama de cartões de débito e crédito, incluindo o Topo de linha Visa Infinite. O custo dos cartões é um dos mais acessíveis entre os bancos de primeira linha, com o Visa Web (cartão usado somente para compras pela internet) tendo anuidade de 15,00. Para efeito de comparação, o já citado Visa Infinite possui anuidade de 350,00.

Também possui um internet banking com as principais funções para gerenciamento da conta e acompanhamento dos investimentos.

Há serviços e tarifas diferenciadas para crianças e jovens, com ausência de tarifa de manutenção (Custa 25,00 ao ano nas contas normais) e uma melhor taxa de juros para a poupança (savings account), que atualmente é de 1,05% ao ano.

Em termos de gestão de investimentos, o banco disponibiliza diversos fundos, tanto com administração local, quanto de terceiros. A equipe de gestão tem como objetivo a proteção do capital e resultados de longo prazo.

Banque de Luxembourg

Sede do Banque de Luxembourg

É possível investir em ações, bonds, produtos estruturados e metais preciosos, além de fornecer acesso a uma gama de investimentos alternativos, como Hedge Funds, Private Equity e Impact Investing (Investimento Socialmente Responsável).

No que se refere a gestão de patrimônio, o banco procura atender a família como um todo, oferencendo soluções voltadas para a administração intergeracional dos ativos, incluindo sucessão e planejamento tributário. Também possui atendimento específico para obras de arte e atividade filantrópica.

As 10 regras de ouro da gestão do banco estão abaixo:

  1. Definir seu perfil do investidor
  2. Construir um portfolio diversificado que seja adequado ao seu perfil de risco
  3. Adequar o portfolio a sua fase de vida
  4. Investir para o longo prazo
  5. Permanecer investido, ao invés de fazer market time
  6. Investir regularmente por um longo período
  7. Controlar suas emoções
  8. Manter as expectativas de retorno realísticas
  9. Não confiar em ativos da moda
  10. Conhecer e entender em que se está investindo

Portanto, é um banco de primeira linha altamente voltado para investimentos e gestão de recursos, satisfazendo quem procura abrir uma conta no exterior com esta finalidade. O valor mínimo para abrir uma conta é de 100 mil, mas é negociável. Todos os demais custos da conta podem ser encontrados aqui.

Conclusão

Luxemburgo é um país altamente estável e com os mais altos padrões no setor financeiro. É uma excelente opção para quem deseja possuir uma conta bancária no exterior.