Defenda seu dinheiro no exterior

//Defenda seu dinheiro no exterior

Porque você deve proteger seu dinheiro no exterior agora

Escrevi um texto como convidado do site Defenda Seu Dinheiro, explicando os riscos de manter seu dinheiro no Brasil e a importância de ter uma reserva financeira em outro país.

Você pode conferir o artigo clicando aqui.

By | 2016-06-22T22:06:31+00:00 10 de janeiro de 2016|Diversificação|26 Comments

26 Comments

  1. Igor 10/01/2016 at 20:47 - Reply

    II, qual sua opinião a respeito do futuro da economia dos EUA, visto que uma bolha imobiliária está prestes a explodir e é o país que apresenta a maior dívida pública do mundo? Caso Hillary Clinton venha a ganhar as eleições desse ano (espero que não aconteça), o caminho será a Europa?

    Abraços.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/01/2016 at 07:53 - Reply

      Oi Igor,

      A solução é ter uma conta com investimentos diversificados em país que não esteja com uma dívida tão desequilibrada.

      Abçs!

  2. Christian 11/01/2016 at 07:33 - Reply

    Raphael, agora com a cobrança de 25% de IR, as remessas ficaram complicadas, hein!
    Eu fazia pela corretora Ativa, mas ela já divulgou comunicado tratando da cobrança na remessa…

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1727995-remessa-ao-exterior-fica-mais-cara-com-cobranca-de-imposto-de-renda.shtml

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/01/2016 at 07:54 - Reply

      Olá Christian,

      Envio com finalidade de investimento não é tributado (ainda).

      Abçs!

    • Ricardo Ramos 13/01/2016 at 07:53 - Reply

      Raphael, pelo que sei, a cobrança de imposto nos USA é 30% , essa tarifa é debitada automaticamente dos seus dividendos, em operações realizadas lá, e quando você faz a declaração aqui no Brasil, essa informação é automaticamente repassada para a receita brasileira, e os 5% de diferença fica com como crédito pra você. Isso foi um acordo firmado entre os dois países em 2007. Não sei, se era essa sua dúvida!

      • Investidor Internacional
        Investidor Internacional 13/01/2016 at 11:44 - Reply

        Olá Ricardo.

        É preciso separar as coisas. Esse é o imposto retido nos EUA sobre os dividendos. No Brasil terá que declarar lucros sobre ganho de capital e paga o IR de acordo com as as regras.

        Agora tiraram a isenção de quem mandava até 20 mil reais para a conta do filho no exterior, por exemplo.

        Abçs!

  3. João Paulo Furtado Silva 11/01/2016 at 13:42 - Reply

    A cobrança de 25% IR sobre investimentos tem previsão para ocorrer?
    Caso ocorra, torna praticamente inviável investir no exterior.
    Nossa, como eu odeio o governo do meus país…

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/01/2016 at 14:48 - Reply

      Oi João Paulo,

      Não. Entretanto, na atual conjuntura é impossível prever quando e como o governo tentará tomar o dinheiro dos cidadãos.

      Abçs!

  4. Clerton Barboza 13/01/2016 at 18:44 - Reply

    Faço remessas regulares pro exterior, com a dobradinha Banco do Brasil e Banco do Brasil Americas

    Soube dessa novidade de cancelamento da isenção apenas 13/01.

    Fiz uma transferencia no dia 06/01 e não foi cobrada nada de IR, apenas IOF 0,38%. Pelo que lembro, o BB daqui não disponibiliza a discriminação que o money vai para “investimento no exterior”. Sempre coloco a opção disponibilidades no exterior.

    Espero sinceramente que no IR 2017 o leão não venha me encher o saco por isso…

  5. Oduvaldo 15/01/2016 at 13:03 - Reply

    Boa tarde meu amigo!
    Por gentileza, dê me uma opinião:
    Para um montante de 100 mil dólares a ser aplicado em dólares americanos hoje, em aplicação conservadora equivalente ao CDB no Brasil, sem intenção de retornar o capital ao Brasil, mas com a possibilidade de gastar os rendimentos com um cartão a cada 1 ou 2 anos, qual seria a melhor opção, levando em consideração todos os custos de transferência, taxas administrativas, encargos e etc..?

  6. Oduvaldo 15/01/2016 at 13:11 - Reply

    Ou um Mix de opções que não implique em operações, bastando aplicar e gastar, para pessoas sem experiência. E em qual país e/ou Banco vc indicaria?
    Eu li todos os posts e comentários, mas gostaria de uma opinião mais direta e simplificada, do tipo: e se fosse vc? O Q faria?
    Sabendo Q usarei o Bradesco Prime para fazer a transação.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 15/01/2016 at 17:55 - Reply

      Olá Oduvaldo,

      Vou responder tudo em um artigo.

      Quanto aos bancos, em breve vou ajudar as pessoas a abrirem conta nos bancos que eu tenho contato e vai ficar bem mais fácil.

      Basta a assinar a lista de e-mail que é onde eu irei avisar primeiro.

      Abçs!

  7. Arnaldo Noale Neto 17/01/2016 at 08:37 - Reply

    Aguardo ansiosamente este artigo com o camiho das pedras.
    Seria interessante utilizar sua experiência, evitando os erros ja cometidos e tambem levando em conta o cenario economico mundial atual.
    Ou seja, especificar por faixas de capital, o País, o banco e as melhores possibilidades de investimentos de acordo com o perfil de risco.
    Obrigado pelos ótimos artigos e grande abraço

  8. Joao 20/01/2016 at 13:16 - Reply

    Conheci seu blog em dezembro, parabéns pelo conteúdo.
    Li principalmente os posts de abertura de conta no exterior e tive a seguinte ideia:
    – Para quem ainda não tem um capital inicial razoável as taxas de manutenção da conta no exterior podem ficar caras. Pensei em abrir uma conta no Neteller para ir poupando/acumulando dólares até conseguir um valor que compense abrir conta em um banco.
    O que acha dessa opção? Vc conhece/recomenda o Neteller? O que VC recomenda para quem deseja começar a poupar no exterior?

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 20/01/2016 at 17:44 - Reply

      Olá João,

      Eu acho que o mais adequado nesse caso é acumular patrimônio em fundos cambiais.

      Ir aplicando em um fundo até dar um valor equivalente a uns 5 ou 6 mil dólares e depois transferir.

      Claro que quanto mais a pessoa tiver, maiores serão as opções. Com 10k já se abrem muito mais opções do que 5 ou 6 mil.

      Abçs!

      • Joao 20/01/2016 at 18:07 - Reply

        Obrigado pela resposta. Vou avaliar uns fundos deste tipo.

        De qualquer forma, vc conhece o serviço que citei? O que achei interessante é que eles aceitam depósito inclusive por bitcoin.

        Abçs.

        • Investidor Internacional
          Investidor Internacional 21/01/2016 at 07:10 - Reply

          Olá João,

          Já tinha ouvido falar. Fui no site e parece um paypal. Estou correto?

          É preciso ver os custos e saber se será possível transferir o valor para uma conta no exterior, quando for aberta. Não sei se eles aceitam todos os bancos.

          Abçs!

  9. Bruno 05/02/2016 at 13:55 - Reply

    Desculpe sou leigo nesses assuntos, mais se eu possuir uma conta bancaria no exterior em libras e desejar passar para uma conta bancaria em outra moeda ex: dólar, devo contratar uma agência de intercâmbio de moedas ou não precisa, o banco já transfere sem problemas ? Lembrando que é um valor alto

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 10/02/2016 at 16:38 - Reply

      Olá Bruno,

      Se o banco suportar contas multimoedas, ele faz tudo automático.

      Mas você não pode mandar de uma conta em libra de um banco para conta em dólar e outro. Tem que ser feita a conversão antes.

      Abçs!

  10. Ruth 27/03/2016 at 17:16 - Reply

    Quando o artigo sobre a pergunta do Oduvaldo será publicado ?

  11. PB2016 28/03/2016 at 12:28 - Reply

    Bom dia, parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Gostaria da sua ajuda para uma duvida. Depositei em 2014 no BBamericas USA 300.000,00 dólares os quais
    declarei no BC e no IR de 2015.
    Apliquei em 2015 para 5 anos e estou tendo um rendimento de 2% ao ano. Pergunto – Como declarar este rendimento e se terei de pagar algum imposto aqui.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 28/03/2016 at 16:24 - Reply

      Olá PB2016,

      Vai depender do tipo de aplicação.

      Outra é que é um desperdício aplicar esse valor na pessoa física.

      Abçs!