100 anos de dividendos

/, Investimentos/100 anos de dividendos

Saiba quem faz parte do seleto grupo de empresas norte-americanas que têm pagado dividendos por pelo menos 100 anos

Quando você pensa em investir em ações para o longo prazo, longevidade é uma qualidade fundamental na empresa onde você está investindo. Não seria nada interessante se o modelo de negócio, os tipos de produtos ou serviços que empresa fornece deixassem de ser importantes alguns anos depois de você investir nela. O prejuízo seria certo.

Pois saiba que existe um grande número de empresas internacionais com mais de 100 anos de história e que continuam a vender seus produtos e a gerar lucro em pleno século XXI. São empresas que sobreviveram a diversos acontecimentos que marcaram a civilização:

Duas guerras mundiais, diversos conflitos regionais pelo mundo, períodos de grave crise econômica e depressões, tensões políticas das mais diversas, crashs nos mercados financeiros, crises políticas, mudanças tecnólogicas e comportamentais das mais variadas, etc.

 

São empresas que enfrentaram todas esses tubulências e que ainda permanecem funcionando, empregando e atendendo milhares ou mesmo milhões de clientes.O melhor é que todas possuem ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque ou NASDAQ e estão ao seu alcance, caso abra uma conta no exterior.

Mas não é desses empresas que eu falarei hoje, mas sim de um grupo ainda mais restrito de companhias. São empresas que não só sobreviveram aos últimos 100 anos, mas também continuaram distribuindo dividendos independentemente da guerra, conflito, tensão ou crise que estivessem vivenciando. Uma delas em especial tem distribuído dividendos há 200 anos!

“Você sabe a única coisa que me dá prazer? É ver os dividendos caindo na minha conta.”
– John D. Rockfeller

Quer saber as principais características das companhias centenárias em termos de pagamento de dividendos?

Negócios extremamente úteis

São empresas que produzem produtos que as pessoas sempre estão consumindo. Possuem marcas fortes, de qualidade, líderes de mercado e que estão na cabeça das pessoas. Tudo isso se transforma em mais vendas, maior geração de caixa, maior lucro e finalmente mais dividendos no bolso dos acionistas.

DividendosNegócios previsíveis

Fornecem produtos e serviços que não costumam mudar muito com o tempo. Bebidas, energia elétrica, água, combustíveis, sabonetes são produtos que sofreram algumas mudanças, mas que na essência são os mesmos de 100 anos atrás.

Boa governança corporativa

São empresas transparentes, que permanecem comprometidas com os acionistas e possuem políticas claras de distribuição de dividendos. Como o dividendos efetivamente caem na conta dos acionistas, a chance de fraude nos balanços é menor.

São empresas defensivas

Além de venderem produtos e serviços de uso diário, consumidos mesmo em períodos de crise, essas empresas possuem balanços muito fortes e conservadores. Isso permite à empresa enfrentar com mais segurança as épocas de turbulência e retração econômicas.

São empresas multinacionais

Exceto pelas empresas de utilidade pública, as demais vendem seus produtos em diversos países. Além de aumentar o mercado consumidor, permite contra-balancear os bons e maus momentos dos países em que atua.

Mas quais são esses empresas?

ações

Aqui estão elas na ordem da mais nova para a mais antiga empresa centenária em pagamento de dividendos. O ano indica o começo da série ininterrupta de pagamento de dividendos.

1916
A IBM (NYSE:IBM) é uma empresa de tecnologia global que fornece serviços de rede, software e equipamentos de hardware. Paga dividendos há 100 anos e tem aumentado esse pagamento nos últimos 21 anos consecutivos.

1916
A 3M (NYSE:MMM) é uma empresa de tecnologia diversificada, com produtos em diversos segmentos industriais, incluindo eletrônica, saúde, consumo, escritório, telecomunicações, segurança, adesivos, selantes, etc. Distribui dividendos há 100 anos e tem elevado a distribuição pelos últimos 58 anos.

1914
A Caterpillar (NYSE:CAT) é a maior fabricante mundial de equipamentos para mover terra. Também fazrica geradores elétricos e motores para a indústria do petróleo e mineração. Paga dividendos há 102 anos e tem aumentado a distribuição pelos últimos 23 anos.

1914
A Exxon Mobil (NYSE:XOM) é descendente da Standard Oil Trust, fundada por John D. Rockefeller. Em 1999 se fundiu com a Mobil e é a maior petrolífera do mundo. Distribui dividendos há 102 anos e tem aumentado essa distribuição anualmente há 23 anos, mesmo com a crise recente do setor de petróleo.

Pfizer Viagra1901
A Pfizer (NYSE:PFE) é uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo. Produz medicamentos para uma ampla gama de doenças. Seus acionistas recebem dividendos há 115 anos e eles têm sido elevados nos últimos 10 anos.

1901
A Church & Dwight (NYSE:CHD) fabrica produtos de limpeza, cuidados pessoais e especializados para a casa. Possui marcas conhecidas nos EUA, como of Arm & Hammer, Oxi-Clean e Trojans. Paga dividendos há 115 anos e essa distribuição tem sido elevada anualmente há 20 anos.

1901
A Norfolk Southern (NYSE:NSC) é uma empresa ferroviária que opera em 22 estados no leste dos Estados Unidos, além do distrito de Columbia e Ontaria no Canadá. Paga dividendos há 115 anos e tem aumentado esse pagamento há 16 anos.

1899
As indústrias PPG (NYSE:PPG) ou Pittsburgh Plate Glass é uma empresa de nível mundial que fabrica tintas, produtos óticos, materiais especializados, vidro, fibra de vidro, químicos e revestimentos. Distribui dividendos há 117 anos e tem aumentado esses dividendos há 44 anos.

Relatório Sure Dividend1898
A General Mills (NYSE:GIS) produz alimentos para o consumo do público em geral, incluindo cereais, iogurtes, misturas para bolo e sobremesas, etc. Paga dividendos há 118 anos e vem aumentando a distribuição nos últimos 13 anos seguidos.

1895
A Colgate-Palmolive (NYSE:CL) é uma empresa global de produtos para consumo, principalmente voltados a higiene pessoal. A empresa paga dividendos há 121anos e tem elevado o pagamento  anualmente nos últimos 53 anos.

Coca-Cola1893
A Coca-Cola (NYSE:KO) produz aquele xarope doce e gasoso que todo mundo conhece e é consumido até pelos ursos polares! É a maior fabricante de bebidas do mundo. Seus acionistas recebem dividendos há 123 anos e eles têm sido cada vez maiores nos últimos 54 anos.

1891
A Procter & Gamble (NYSE:PG) é uma empresa de produtos de higiene e limpeza que distribui produtos para mais de 180 países. Dentre as marcas mais conhecidas da empresa estão Gilette, Oral-B, Koleston, Ariel, Pampers e Vick.  Distribui dividendos há 125 anos e ela tem elevado essa distribuição em cada um dos últimos 59 anos.

1887
A Johnson Controls International (NYSE:JCI) é uma fabricante de soluções para otimização de baterias e sistemas de ventilação e ar-condicionado. Foi criada a partir da fusão entre a Johnson Controls e a Tyco International em 2016.  Seus dividendos são pagos há 129 anos e eles têm aumentado nos últimos 5 anos.

1885
A Eli Lilly and Company (NYSE:LLY) é uma empresa farmacêutica global. Foi responsável pela fabricação da primeira insulina comercializável em 1923. Paga dividendos há 131 anos. A distribuição passou alguns anos congelada no mesmo valor, mas voltaram a subir agora em 2016.

1885
A Consolidated Edison (NYSE:ED)é uma companhia de eletricidade e gás que atende os estados de Nova Iorque, Nova Jersey e Pensilvânia. A distribuição de dividendos pela empresa tem sido feita há 131 anos e ela tem sido elevada nos últimos 43 anos.

1885
A UGI (NYSE:UGI) é uma empresa que distribui propano, gás e eletricidade nacional e internacionalmente. Seus dividendos são pagos há 131 anos e eles têm sido aumentados nos últimos 29 anos.

Stanley Black & Decker1877
A Stanley Black & Decker (NYSE:SWK) é uma fabricante mundial de ferramentas elétricas e manuais, fornecedora de produtos e  serviços com várias aplicações industriais,  soluções de acesso mecânico e eletrônico, itens de segurança e monitoramento. Foi formada pela aquisição da Black & Decker pela Stanley em 2010. Seus acionistas têm recebido dividendos nos últimos 139 anos e eles tem sido crescentes nos últimos 49 anos.

E aquela que tem distribuído dividendos por 200 anos é …

1816
A York Water Company (NASDAQ:YORW) é uma purificadora e distribuidora de água que também é responsável pela coleta e tratamento de esgoto em 48 municípios da região da Pensilvânia. São 2 séculos de dinheiro pingando na conta dos acionistas. A empresa ainda tem aumentado a distribuição de dividendos pelos últimos 19 anos. É a empresa mais longeva em pagamento de dividendos nos Estados Unidos.

Relatório Sure Dividend

Conclusão

Primeiramente é preciso deixar claro que nem todo ano a distribuição de dividendos de cada uma subiu. Pode ter se mantido ou reduzido. O fato é que não foram interrompidos. Segundo que as ações dessas empresas não são recomendação de investimento. Terceiro, não quer dizer que todas elas simplesmente sejam ótimos investimentos agora.

É interessante avaliar os resultados atuais e as perspectivas dessas companhias para os próximos anos antes de investir. Cabe a cada um avaliar e decidir se vale a pena comprar determinada ação.

O interessante é você perceber os tipos de negócios que costumam ser mais duradouros e que estão disponíveis para investir fora do Brasil. Muito dessa longevidade também está relacionada com o ambiente econômico mais favorável dos EUA, onde a livre iniciativa prospera e o mercado de capitais é maduro.

Se você também tem interesse em investir em ações pagadoras de dividendos e almeja a independência financeira, sugiro que leia o artigo Como montar sua carteira de dividendos a partir do zero.

By | 2017-08-10T14:42:26+00:00 4 de dezembro de 2016|Ações, Investimentos|12 Comments

12 Comments

  1. Gustavo 04/12/2016 at 20:40 - Reply

    Obrigado pelo artigo! Deve ter dado muito trabalho.
    Essas empresas são acessíveis pelo ETF brasileiro IVVB11?

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 04/12/2016 at 21:12 - Reply

      Olá Gustavo,

      Quase todas as empresas que listei fazem parte do índice S&P 500 e estão presentes sim nesse ETF.

      Abçs!

  2. Bruno 04/12/2016 at 23:52 - Reply

    Fantástico seu artigo! Obrigado por compartilhar!

  3. Rodolfo 05/12/2016 at 06:47 - Reply

    II,

    Que beleza hein … na nossa bolsa é dificil achar empresas com 100 anos .. imagine com dividendos .. bacana o aritigo ..

    Abs,

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 05/12/2016 at 08:11 - Reply

      Olá Rodolfo,

      Empresas com 100 anos na BM&F Bovespa: Banco do Brasil, Karsten, Elekeiroz, Hering.

      Não são 100 anos de dividendos, mas de existência.

      Foram as que eu encontrei. Não sei se tem mais.

      Abçs!

  4. Andre 05/12/2016 at 15:10 - Reply

    Parabens pelo artigo!
    Tem previsão do artigo sobre abertura de conta internacional?

    Obrigado.

  5. Theodamontanha 06/12/2016 at 04:45 - Reply

    Espetacular o artigo, como sempre!! Obrigado por mais essa surra de realidade!

  6. J. H. 11/05/2017 at 11:31 - Reply

    Olá!
    Terá assinatura com pagamento via Bloqueto e em Reais ( R$ )?
    Interesse: Ações Americanas e Internacionais voltada p. dividendos.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/05/2017 at 18:32 - Reply

      Olá JH,

      Pagamento é só em cartão.

      São ações americanas e internacionais com foco em dividendos.

      Abçs!

Leave A Comment

INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
ASSINE NOSSO CURSO
Você irá receber um e-mail a cada 2 dias com artigos selecionados ensinando como investir no exterior e explicando os perigos de manter todo seu patrimônio no Brasil.
Por favor, verifique seu e-mail agora
NEWSLETTER
Assine a newsletter e receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail.
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.