Conheça os 7 passos para adquirir um imóvel nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, o investimento no mercado imobiliário é bastante popular em diversos países do mundo. E mesmo você sendo um estrangeiro não residente, é permitido que você compre imóvel em diversos países, sendo os Estados Unidos, o país mais popular entre os brasileiros.

Existem inúmeras vantagens em ter um imóvel em país desenvolvido. Ter um patrimônio real atrelado a uma economia mais forte e madura. Ter renda do aluguel em dólar ou outra moeda de maior valor. Também existe a questão da segurança quanto a confisco. Veja que é muito mais simples bloquear uma conta bancária e resgatar o valor do que trazer uma casa ou apartamento de um outro país, porque obviamente se trata de uma propriedade física. O imóvel no exterior é considerado por muitos como a nova “conta na Suíça”.

Por outro lado, ao exigir maior burocracia e envolver um valor inicial alto, não é algo tão simples de fazer. Veja que para comprar uma ação nos Estados Unidos, na Suíça ou no Japão, o procedimento é praticamente o mesmo. Uma ordem no home-broker. Já o investimento em imóveis requer uma pesquisa mais aprofundada, pois cada imóvel é diferente do outro. Além disso é necessário ter conhecimento sobre a legislação imobiliária local. E ela muda muito de país para país.

Portanto, visando trazer informações mais especializadas a esse respeito, eu trago hoje um texto do Vinícius Cardoso, que é corretor de imóveis no Brasil e consultor de negócios na Flórida, em que ele mostra os 7 passos para adquirir um imóvel nos Estados Unidos.

Miami e Orlando além de serem duas das cidades que mais recebem turistas no mundo, ainda existem muitas outras cidades no estado americano da Flórida, que também é o destino número 1 em receber aposentados nos Estados Unidos.

Como comprar um imóvel na Flórida

É oficial. Os compradores internacionais continuam a identificar os Estados Unidos como um lugar preferido, em especial a Flórida, não apenas para ter uma propriedade, como também para fazer um investimento lucrativo.

imóvel nos estados unidos

Disney em Orlando

Passo 1: Encontre o parceiro certo

Ao iniciar a busca pela casa que deseja comprar, você deve começar encontrando o parceiro certo para guiá-lo nesse processo de compra.

Um consultor imobiliário experiente, que trabalhe com um bom broker (dono de imobiliária licenciado nos EUA) para não entrar em negócios de baixa rentabilidade e inseguros .

Certifique-se de encontrar pessoas experientes que trabalham regularmente com compradores de imóveis internacionais.

Passo 2: Não está realizando uma compra em dinheiro? Consiga um financiamento de imóvel pré-aprovado

Começar com a procura por uma casa sem saber quanto pode gastar é como sair com destino, mas sem o endereço. Você não tem as informações necessárias. Geralmente, os compradores começam a procura antes de saber quanto podem gastar ou se um banco financiará sua compra. Isso é um erro.

É interessante receber a aprovação prévia do banco para um financiamento imobiliário antes de começar a procurar. O processo de pré-aprovação não é especificamente longo. Então, é melhor fazer isso antes de começar a procurar. Seu consultor deve lhe apresentar um Mortgage Broker (como se fosse um correspondente bancário no Brasil), para que possa lhe orientar quanto à documentação necessária para aprovar seu financiamento.

É este financiamento que irá viabilizar sua compra, depois que você escolher o imóvel. E o melhor, com as baixas taxas de financiamento nos EUA. Devido a isso, muitos compradores internacionais escolhem financiar sua compra. Só que nem todos os credores dos EUA oferecem empréstimo imobiliário para compradores estrangeiros, mas é um tipo de empréstimo que está sim disponível.

Um comprador de imóvel internacional deve esperar pagar entre 30% e 50% do valor do imóvel como entrada. Como mutuário, você deverá fornecer documentação que comprove renda suficiente, seja através de declaração de imposto de renda, extrato bancário, cartas de referência do seu banco e contador. É basicamente isso.

Além disso, o Mortgage Broker lhe ajudará a ter um entendimento sobre taxas de empréstimos, custos de seguro e impostos sobre a propriedade. Os custos totais de fechamento e escrituração podem variar, mas geralmente vão de 3% a 5% do valor do imóvel.

Passo 3: Encontre sua casa perfeita

Geralmente a etapa número 3 é a parte mais divertida da jornada para comprar um imóvel nos Estados Unidos. Antes de começar, você precisará determinar o tipo de casa que deseja. Se será uma casa para moradia ou investimento. Após isso, deve definir a cidade, escolher entre residências individuais ou condomínio com área de lazer, pode ainda ser um apartamento ou uma unidade de algum hotel.

imóvel nos estados unidos

Interior de imóvel na Flórida. Clique para ampliar

A cidade de Orlando permite aluguel por temporada, ou seja, você pode ter rentabilidade em dólar e ainda usar seu imóvel quando desejar. Em cidades como Miami, Fort Lauderdale e Boca Raton, a grande maioria dos condomínios permitem apenas aluguel por um período mínimo de 6 meses.

Existem empresas que fazem administração do imóvel, seja para alugar para você, quanto para cuidar do jardim, receber as contas, entre outros serviços. O valor do condomínio vai variar de acordo com o tamanho, localização e infra-estrutura do imóvel. Despesas com taxas (IPTU) variam de 1% a 1,5% do valor do imóvel.

Passo 4: Converse com profissionais essenciais para realizar operações seguras e sem surpresas

Conversar com um contador licenciado faz toda diferença na hora de declarar seu imposto de renda nos EUA e no Brasil. Isso vai trazer grandes benefícios como pagar os impostos de forma correta e não correr riscos.

Existem empresas que realizam transferências de dinheiro de forma legalizada, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, gerando uma boa economia de spread bancário e agilidade na transação. Você vai precisar abrir conta bancária nos Estados Unidos, podendo ser feito do Brasil mesmo, quando bem assessorado.

Converse com um corretor de seguros (imóvel, automóvel e náutico). Na América isso é coisa séria, pois você pode ser responsabilizado por algum sinistro que aconteça no seu imóvel.

Por fim se tiver a intenção de passar um tempo maior ou residir nos EUA, solicite a seu consultor de confiança que lhe apresente um bom advogado de imigração licenciado. Ele poderá ajudá-lo a escolher o melhor tipo de Visto Americano, de acordo com seu perfil. Existem mais de 40 tipos de vistos disponíveis.

Passo 5: Compre sua casa

Após ter encontrado sua casa, no  condomínio que você adorou, você trabalhará com o consultor ou com um agente imobiliário e fará uma oferta de compra. Após a aprovação, você depositará uma garantia ao vendedor, juntamente com a carta de pré-aprovação do banco e um comprovante de capital disponível.

Sua próxima etapa será efetivar o financiamento, para garantir que terminará a compra. Isso não acontece se você pagar tudo em dinheiro.

Passo 6: Prepare-se para fechar o negócio

Dependendo do tipo de imóvel que você for comprar (já existente ou a ser construído), você pode esperar que o fechamento aconteça entre 30 e 120 dias após a assinatura do contrato de compra. Conforme você prepara o fechamento, há diversas coisas que precisam ser feitas.

imóvel nos estados unidos

Interior de imóvel na Flórida. Clique para ampliar

Se você estiver trabalhando com um consultor ou com um agente imobiliário, ele o conduzirá pelo processo de fechamento durante todas as etapas para garantir que ele seja o mais oportuno, fácil e tranquilo possível.

Seu agente imobiliário o ajudará a definir a data do fechamento; satisfazer as condições da oferta de empréstimo (se aplicável); o guiará na obtenção do seguro de proprietário e, se estiver comprando uma casa nova, possivelmente fará uma inspeção final antes do fechamento.

Passo 7: Fechamento

O fechamento, às vezes chamado de liquidação, é a etapa final para você se tornar um proprietário de imóvel nos Estados Unidos. No dia do fechamento, todos os envolvidos finalizam o contrato de compra e transferem a propriedade da casa do vendedor para o comprador.

Para um comprador internacional, o fechamento pode acontecer sem a sua presença física nos Estados Unidos. O comprador outorgaria uma “procuração” a seu advogado ou outro representante que fecharia a negociação em seu nome. Essa é uma prática comum em todo o país.

Agora você é proprietário de uma casa nos EUA. Parabéns. E bem-vindo ao lar!


Como você pôde ver, a compra de um imóvel requer não só um número maior de passos para ser concluído, como também exige a assessoria de diversos profissionais que lhe guiarão durante todo o processo. Não é algo tão simples. Por isso uma boa orientação é fundamental.

Caso você tenha se interessado sobre a compra de imóveis na Flórida e queira se aprofundar mais, o Vinícius oferece duas mentorias. A primeira, chamada Silver, é composta por diversos módulos onde ele aborda desde o mercado imobilário local, como também a abertura de conta e empresa nos EUA, aquisição de vistos, questões tributárias, etc. A segunda, chamada de Gold, tem além de tudo isso, um tour monitorado de 9 dias em diversas cidades da Flórida, com inúmeras apresentações e visitas a empreendimentos imobiliários. Esse tour acontecerá entre os dias 23 e 31 de janeiro de 2017.

Você pode conhecer todos os detalhes dessa mentoria no site da Flórida Imóveis de Luxo. Caso queira fazer alguma das mentorias, fizemos uma parceria onde você pode adquirir esse serviço por um preço especial. Basta clicar no link abaixo:

Adquirir

Este é um link a um preço menor que você encontrará na página original. Leia o site da mentoria para encontrar mais informações e caso queira adquirir, volte nesta página e clique no botão acima. Além do desconto, quem adquirir a mentoria Gold até o dia 15 de janeiro ganha um brinde (livro) do Investidor Internacional.

Como forma de transparência, cumpre dizer que o site recebe uma comissão por venda, que será usada para pagar o servidor e demais serviços que mantêm o site em funcionamento.

Espero que o artigo tenha contribuído para aumentar o seu conhecimento sobre o mercado imobiliário americano e que contribua de alguma forma caso queira comprar um imóvel nos Estados Unidos. Qualquer eventual dúvida, use a área de comentários abaixo que eu e o Vinícius estaremos à disposição para responder.