12 dicas para economizar

economizar dinheiro

Veja 12 dicas para economizar e sobrar mais dinheiro no final do mês

A matemática do enriquecimento é bastante simples, basta pegar o que você ganha, subtrair o que você gasta e o que sobrar você investe. Se você não fizer nenhuma grande besteira, o poder dos juros compostos se encarrega de multiplicar o que você investiu.

Infelizmente muita gente não dá a atenção devida a este simples processo. Seja por não conseguir aumentar a renda, seja por não conseguir reduzir os gastos.

Como eu já abordei no e-book A Pirâmide das Finanças Pessoais o foco principal deve estar em aumentar a renda.  A uma série de opções para isso, dependendo, obviamente, da realidade de cada um. É possível fazer serviços adicionais, hora extra, conquistar mais clientes, expandir a empresa, etc. Quem ganha mais tem mais “gordura” para chegar ao final do mês com saldo positivo.

Por outro lado, não é possível descuidar da outra ponta e o objetivo deste artigo é justamente mostrar algumas dicas para economizar dinheiro, permitindo que você alcance a tão sonhada independência financeira.

Comece pelo porquê, passe pelo como e atinja seu objetivo

Tenha um objetivo em mente. O que você deseja? Aposentar precocemente? Conquistar a independência financeira? O que você pretende fazer para chegar lá? Abrir uma empresa? Evoluir profissionalmente? Investir? Independentemente do que seja, monte um plano para chegar lá. As decisões se tornam mais fáceis quando se tem um plano e um objetivo definidos.

Atente-se aos grandes gastos

Muita gente economiza com picuinha, como é o caso da turma que economiza no cafezinho. Entretanto, tem gente que não pensa 2 vezes em comprar uma casa ou um carro de alto padrão. A economia e o planejamento minuciosos devem ser feitos nos grandes gastos, não nos pequenos.

Se puder, não tenha carro

Dependendo de onde você mora e trabalha, a opção por transporte público ou individual barato (bicicleta, moto, etc) pode ser interessante. Carro traz consigo gastos maiores com combustível, revisões e seguro. Dependendo da sua renda pode fazer diferença. O uso de serviços como Uber e aluguel de carros tornou mais acessível o uso veículos somente em caso de necessidade.

A expansão das possibilidades do home-office em razão da pandemia favorece ainda mais esta opção.

Economize com carro

Caso não seja possível evitar a compra de um veículo, procure aquele com baixo custo de manutenção e seguro. Manter a manutenção em dia prolonga a vida do carro, evita gasto surpresa com problemas mecânicos ou uma troca de carro que sairia ainda mais cara.

Evite compras por impulso

Passear no shopping ou instalar no celular aplicativos como Amazon ou Mercado Libre podem provocar gastos impensados e até desnecessários, simplesmente porque você criou uma situação de compra fácil.

Gastou, investiu

Esta é uma estratégia interessante que pode ajudar aqueles que gostam de fazer uma compra mais extravagante de vez em quando. A ideia é pegar um valor igual ao gasto no consumo e imediatamente investir. Desta forma, o gasto extravagante sai o dobro do preço, mas por uma “boa causa”.

Pague-se primeiro

Ao receber o salário, não bobeie, transfira o percentual desejado para a corretora (de preferência fora do Brasil) e invista. Procure viver com o que sobrar.

Defina o seu padrão de vida

Defina um padrão de vida que se sinta confortável e seguro dentro da sua renda ou do percentual que você separou para os gastos. Evite viver acima dos seus padrões simplesmente para igualar seus amigos ou vizinhos. Cada família tem uma realidade e nunca é uma boa ideia querer aparentar ter mais do que tem.

Invista os seus aumentos de renda

Uma das grandes armadilhas financeiras é aumentar o padrão de vida quando se aumenta de renda. A dica aqui é não aumentar o padrão de vida na mesma proporção do aumento de renda, mas sim de uma maneira mais lenta. Desta forma o volume que você conseguirá investir se torna maior e as suas conquistas financeiras chegarão mais rapidamente.

Evite se alimentar fora de casa

Todo mundo sabe que comer fora é bem mais caro. Evite na medida do possível. Claro, isso não significa que você não deve jamais ir a um restaurante. Sair ocasionalmente não só é bom, como necessário para o bem-estar mental. O problema é comer fora todos os dias.

Renegocie suas contas

Tudo é passível de renegociação, particularmente aqueles gastos recorrentes onde existe o mínimo de concorrência. Portanto, renegocie gastos como seguro, TV a cabo, internet, telefone, plano de saúde, etc.

Atrase compras

Antes de fazer alguma compra maior, deixe a decisão definitiva e o pagamento para 1 ou 2 dias depois. É muito provável que a vontade suma, caso o gasto não seja realmente necessário.

13ª dica para economizar (extra)

Economizar dinheiro é importante, mas nunca se esqueça de que essa economia deve ser usada para construir a sua riqueza, seguindo a seguinte ordem:

  1. Quitar as dívidas
  2. Construir o fundo de emergência
  3. Comprar ativos

Conclusão

Gastar dinheiro é bom. Gastar dinheiro com responsabilidade é melhor ainda. Saber que você é capaz de aproveitar a vida sem colocar o seu futuro e o de sua família em cheque é gratificante e o caminho a ser seguido.

Espero que essas 12 dicas para economizar lhe ajudem a conquistar seus objetivos e que você possa fazer o que sempre sonhou.

4.9/5 - (9 votes)

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 5 comentários

  1. Evandro

    Não vou dizer que é a mais importante, mas a mais efetiva talvez seja a de gastar e investir o mesmo valor. Muito bom!

  2. Antonio santos

    E nao é que você esta certíssimo, mas tomara que a grande maioria de meus consumidores,nao te ouça, e assim eu vou abrindo 1,2,3, 4, e a caminho de meu 5 mercadinho nas barbas do Carrefour, Wall mart, e o tal do pão de açúcar..simboraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    1. Olá Antonio.

      Vão deixar de consumir um pouco hoje para consumir mais amanhã. 😉

      Abçs!

  3. Antonio santos

    Sua 13…. dica…Esta, é a nossa métrica prateleiras repletas de boas ofertas, e clientes indo e vindo pelos corredores diariamente satisfeitos e crescentes. e posso dizer estamos todos felissisimos.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão