12 lições de investimento

17 lições de investimento

Conheça lições para alcançar melhores resultados em seus investimentos

Investir não apenas exige conhecimento técnico, mas também domar as emoções e controlar o comportamento. Aplicar na prática esses conhecimentos historicamente testados poderá ajudar não só ajudá-lo nos piores momentos do mercado, como também em toda sua jornada pelo acúmulo de patrimônio.

12 lições de investimento

Foque nos fundamentos, não na política

É comum se distrair com as questões políticas e econômicas, mas as melhores empresas do mundo conseguem crescer em qualquer tipo de cenário. Descubra essas empresas e deixe de se preocupar com os ruídos externos.

Invista nas melhores ações

Uma vez identificada as suas melhores ações, de empresas que constantemente batem as expectativas e continuam crescendo, aumentar a posição costuma funcionar.

A qualidade é mais importante que o valuation

Empresas líderes, de qualidade, que mais crescem costumam ser caras. Melhor pagar “caro” em uma ação que sempre surpreende positivamente do que pagar “barato” em ação que sempre decepciona.

Não procure a próxima Apple

A próxima Apple é a própria Apple. O próximo Google é o próprio Google. Procure empresas com qualidade, tecnologia, produtos e serviços próprios e que estejam construindo o seu próprio caminho rumo ao futuro.

Não se assuste com o valor de mercado

Grandes companhias podem ficar ainda maiores. Muita gente achava que a Apple valendo 500 bilhões de dólares não poderia crescer mais, mas hoje é vale cerca de 5 vezes este número.

Não tenha medo de investimentos óbvios

Empresas muito conhecidas ainda podem crescer mais. Não é porque elas são bem conhecidas e bem coberta por analistas que ela tem menos potencial do que empresas novas e não muito conhecidas.

Procure os melhores gestores

As melhores ações costumam ter os melhores gestores. Afinal de contas, uma empresa nada mais é do que um grupo de pessoas trabalhando em busca de um objetivo. Quanto mais capacitadas forem essas pessoas, melhores os resultados.

Perder faz parte

Alguns investimentos lhe trarão prejuízo. Não é possível ter uma taxa de 100% de acerto. Aprenda a lidar com as perdas que aparecerão pelo caminho.

A paciência é uma virtude

Não adianta comprar uma ação esperando que comece a se valorizar a partir disso. Peter Lynch já dizia que os melhores investimentos dele começaram a dar certo após 3 a 5 anos da compra.

O dinheiro é feito ao se manter a ação

Manter a posição em diversos ciclos do mercado com a empresa estando maior que no ponto inicial é mais importante do que tentar acertar pontos de compra e venda.

Seja honesto consigo mesmo

Tenha noção das suas limitações, daquilo que você não sabe e não consegue controlar.

Seja racionalmente otimista

Os períodos bons costumam ser mais longos que os períodos ruins. Ser otimista lhe ajuda a não perder o tempo bom e a passar melhor pelos ruins.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 12 comentários

  1. antonio carlos

    Parabens pelo post.

  2. Emanuel Monteiro

    Muito bom! Acho que o mais difícil é se livrar das distrações e tentar aplicar essas lições. Somos tentados a todo momento a não seguir esses princípios.

  3. autorizado

    Excelentes lições. Parecem básicas, mas são fundamentais.

  4. Sergio

    Parabéns pela bela reflexão. Tenho estudado através de muitos e muitos livros e a conclusão a que se chega, colocando em prática o conhecimento adquirido, ao logo dos anos é essa aí mesmo. Invisto em bolsa desde 2005. Abs

  5. Us

    Parabéns II. O que você poderia nos dozer sobre a Usend Global account.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão