Dólar acima de 3 reais. Vale a pena investir?

Comprar Dólar

O que você deve fazer diante da disparada do Dólar

Toda semana o Dólar tem batido recorde de valor frente ao Real em relação aos últimos 10 anos. O nível de desconfiança e a perda de credibilidade em relação ao nosso país só não é maior que no período pré-eleitoral de 2002. Na verdade, todo o medo relacionado ao novo governo de 2003, acabou sendo materializado em realidade nua e crua somente a partir desta última eleição, em outubro de 2014.

Um governo enlameado por corrupção em todos os níveis. Um Estado aparelhado e inchado, cujas condutas são tomadas em nome de um projeto de poder, com o objetivo de enriquecer partidos, políticos e empresários e não voltado para a prosperidade e liberdade dos brasileiros. E por mais que a Polícia Federal e Ministério Público tentem, o resultado é na maioria das vezes a impunidade, visto que os mensaleiros condenados já estão em liberdade. Isso torna o resultado da próxima investigação bastante previsível, não é mesmo?

Associado a tudo isso, temos a enorme quantidade de crédito que tem sido despejado no mercado nestes últimos anos, seja para compra de imóveis, seja para outros gastos de consumo. Mais cedo ou mais tarde, esse dinheiro iria “contaminar” os preços e acordar o dragão da inflação.

Dólar

Resumindo, é tudo que um investidor não quer que aconteça no país onde ele investe. Corrupção, inflação, recessão e revolta popular ao mesmo tempo.

De qualquer forma, se há algo de positivo nisso é que agora fica bastante claro que realizar diversificação de investimentos dentro de um mesmo país e de uma mesma moeda é uma falsa diversificação. Seria como estar pendurado por apenas uma corda, que neste caso ainda não rompeu, mas que já se encontra bastante corroída.

Diante de toda essa situação, vale a pena fugir da moeda brasileira e comprar dólares?

Acredito que seja uma pergunta que muitos têm feito desde que o dólar ultrapassou os R$ 2,30-2,40 no ano passado. E cada vez que a gente se pergunta isso, ele sobe ainda mais.

Primeiramente, a mentalidade de alocação internacional e proteção patrimonial em países mais estáveis política e economicamente faz o investidor agir da mesma forma, independente se o Brasil estiver passando por uma crise ou não. Ou seja, estar diversificado em 5 ou 6 moedas, permite que a crise em uma delas não seja tão significativa assim quando avaliada a carteira como um todo. Infelizmente, muitos só agora, no olho do furação, estão tendo contato com esse tipo de abordagem.

De maneira prática, para aqueles que têm compromissos em moeda estrangeira ou irão viajar para o exterior, não há mais tempo a perder. O melhor é comprar a moeda americana o quanto antes para garantir o preço. O gasto em cartões internacionais, cuja cotação será a do dia do fechamento da fatura é bastante arriscado diante deste cenário de instabilidade. O papel moeda seria mais indicado pela previsibilidade dos gastos em reais.

Para quem visa os investimentos ou mesmo ter uma reserva de segurança em moeda estrangeira, uma estratégia adequada é a compra periódica da moeda, tanto para quem já faz transferência para uma conta no exterior, quanto para quem pretende manter o dinheiro guardado. Encontre um valor com que se sinta confortável, e compre a cada 2 ou 3 meses uma moeda estrangeira.

Franco Suíço e Euro

Não precisa ser necessariamente Dólar. O Euro, a Libra Estelina e principalmente o Franco Suiço, que possui os fundamentos mais fortes, também são moedas de alta liquidez e que irão se valorizar em caso de crise mais profunda no Brasil. No cenário atual, o Dólar americano tem ganhado valor em relação a todas as outras principais moedas do mundo, mesmo diante da valorização abrupta do Franco Suíço em janeiro passado.

Impossível prever com exatidão o que irá acontecer, mas o futuro próximo não será de tempo bom aqui no Brasil. E no meio de uma tempestade recheada de raios e trovões, o melhor é ser prudente.




Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 12 comentários

  1. Pois é, eu tenho medo de pegar estes bondes andando, sempre que eu tento pegar já chegou na estação final. Mas se eu não pego ele continua andando, rs.

    1. Investidor Internacional

      Olá,
      O fato é que diversificação em moeda estrangeira é fundamental.
      Como acertar o timing é difícil pra maioria das pessoas, o melhor é fazer a aquisição aos poucos com valores baixos.
      Como o dólar americano é a moeda que está se sobressaindo mais atualmente, a alocação em franco suiço, que é uma moeda forte, de liquidez, sem inflação local, pode fazer mais sentido.
      Abçs!

      1. Olá Investidor Internacional. E, de forma prática, qual seria a melhor forma de se investir em franco suíço.? Achei o post muito oportuno. Parabéns.

        1. Investidor Internacional

          Olá,
          Pra quem não tem conta em franco suiço, seria o papel moeda mesmo comprado em bancos e casas de câmbio.
          Abçs!

      2. Você acha que o fundo de S&P 500 na Bovespa, o IVVB11 é uma alternativa eficaz pra diversificação pensando no exterior?

        Abs.

        1. Se tivesse comprado no dia da sua pergunta… Teria acertado

          1. Investidor Internacional

            Pois é, Anônimo.

            O S&P 500 hoje está levemente abaixo do dia 13/3, todo o ganho deste ETF foi da valorização do Dólar sobre o Real.

            Abçs!

  2. Olá. Gostaria de saber se o euro, a libra estelina e o franco suiço tem a mesma aceitação em todos os lugares assim como o dólar. Obrigada.

    1. Investidor Internacional

      Olá,
      O dólar americano ainda é a moeda com maior aceitação, mas é possível trocar todas as outras na maioria dos países.
      Em relação a manutenção do poder de compra, dentre essas que você citou, a moeda suiça é a que apresenta os melhores fundamentos.
      Abçs!

  3. Ola! Não entendo muito de investimentos, porém estou querendo fazer um em dolar ou euro, mas gostaria de ter maiores informações para ter segurança no que vou investir.
    Obrigada

    1. Investidor Internacional

      Olá, Carmen,

      Para quem não tem muito conhecimento em investimentos talvez o mais adequado ter uma conta em um Private Bank, onde há uma análise do seu perfil e eles montam um portfolio adequado para você. Em breve será falado mais sobre esses tipos de bancos.

      De qualquer forma, procure sempre aprender sobre investimentos, nem que seja o básico, pois só assim terá conhecimento para poder saber o que querem fazer com seu dinheiro.

      Fique à vontade para tirar suas dúvidas.

      Abçs!

Deixe uma resposta

Posts mais lidos

Fechar Menu