Investir na China

Grandes oportunidades de investimento em um dos setores que mais cresce no mundo

Enquanto os brasileiros que quiserem investir em empresas de internet listadas na Bovespa tem apenas uma única opção, a B2W (dona dos sites de comércio eletrônico Americanas.com, Submarino e Shoptime), tanto os investidores com acesso às bolsas americanas (NYSE e NASDAQ), quanto àqueles que investem na bolsa de Hong Kong têm a oportunidade de investir em uma infinidade de empresas. Dentre tantas opções, as chinesas possuem lugar de destaque.

Bandeira da China

E por que este nicho específico do mercado chinês chama tanto a atenção?

Como sabemos, a China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1,35 bilhão de habitantes. Entretanto, “apenas” 642 milhões deles possuem acesso à internet, cerca de 47% da população (em 2010, essa proporção era de 31%). Na Coréia do Sul , a penetração da internet na população é de 92%, no Japão é de 86%, em Hong Kong de 81% e em Cingapura e Taiwan cerca de 80%. Caso a China chegue perto desse nível de 80%, significaria um acréscimo de aproximadamente 450 milhões de usuários (duas vezes e meia a população do Brasil).

Em relação aos meios de acesso à internet, recentemente o acesso móvel superou o número de usuários de PC, correspondendo ao final de 2014 a cerca de 530 milhões de usuários. O crescimento do uso dos dispositivos móveis tem sido atribuído ao comércio eletrônico e aos jogos, sendo cada vez maior também o número daqueles que usam os meios de pagamento eletrônico.

Portanto, além de ser gigantesco, o mercado de internet na China está em crescimento. Claro que as taxas de crescimento futuras tendem a ser menores que as atuais, conforme o nível de penetração chegue próximo aos dos países mais desenvolvidos.

Mas quais empresas listadas em bolsa estão tomando maior proveito desse crescimento e fornecendo os serviços mais utilizados pelos consumidores chineses?

Alibaba (NYSE:BABA)

AlibabaA Alibaba Group Holding Ltd foi fundada em 1999 e listada na Bolsa de Nova Iorque em 2014. É fornecedora de produtos, serviços e tecnologia que permitem a seus clientes, em geral fabricantes e vendedores, ampliar seu mercado consumidor, tanto dentro da China, como no exterior. O grupo opera vários negócios, incluindo:

  • Taobao.com é o mais visitado site de mercado online da China. É equivalente ao Mercado Livre no Brasil.
  • Tmall.com é o mercado online chinês voltado para consumidores de marcas de luxo.
  • Juhuasuan.com é o mais popular site de compras coletivas da China.
  • Aliexpress.com é o mercado online voltado para o consumidor de varejo internacional.
  • Alibaba.com é a plataforma para fornecedores chineses e asiáticos atenderem clientes de todo o mundo.
  • 1688.com é o maior mercado online chinês voltado para o atacado.
  • Alimama.com fornece serviços de marketing para os vendedores das demais plataformas do grupo.
  • Aliyun.com é o serviço de computação em nuvem e bancos de dados da empresa.

    Alibaba Group
    Empresas do grupo Alibaba. Clique para ampliar.
  • Antfinancial.com foca em serviços financeiros para pequenas e micro empresas e também consumidores. É quem opera o sistema de pagamento Alipay.
  • China Smart Logistics é a responsável pela plataforma de logística do grupo.

A empresa recentemente entregou os resultados referentes a 2014. O volume total de transações aumentou 49% em relação a 2013, chegando a, veja só, U$ 126,9 bilhões. O número de clientes ativos ficou em 334 milhões e o de usuários de serviços móveis subiu para 265 milhões. A receita aumentou 40% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de U$ 4,22 bilhões. O lucro por ação foi de U$ 0,81 e a margem líquida de 13,1%.

Tencent Holdings (HKEX:0700)

Tecent HoldingsA Tencent é uma empresa de tecnologia voltada para a internet. Foi fundada em 1998 e listada na bolsa de Hong Kong em 2004. Todos os dias, milhões de pessoas se comunicam, buscam informação e entretenimento e fazem compras online em suas diversas plataformas. É a quinta maior empresa de internet do mundo, atrás de Google, Amazon, Alibaba e Ebay. Os serviços incluem o QQ, Weixin e WeChat para as comunicações; Qzone para rede social, QQ Games para jogos online e QQ.com para informação.

tencent-qqOs números da empresa em termos de usuários são superlativos. O serviço QQ IM é o maior serviço de mensagem instantânea da China. É voltado para os jovens e possui 815 milhões de usuários cadastrados. Para o Mobile QQ este número é de 576 milhões. A plataforma atingiu pico de 217 milhões de usuários simultâneos em 2014.

O Weixin e WeChat são voltados a profissionais e empresas e possuem 500 milhões de usuários. Uma alta de 41% em relação ao ano de 2013.

Os serviços de rede social e jogos online são extremamente populares na China e muito do crescimento da empresa se dá através desses serviços, seja por assinatura ou compra de itens individuais. Parte da receita vem também de publicidade online e intermediação de pagamentos.

Tencent Holdings
Evolução da receita, lucratividade e margens da Tencent Holdings. Clqie para ampliar.

Os resultados mais recentes são do quarto trimestre de 2014 e foram divulgados em 18 de março. As receitas no ano de 2014 totalizaram U$ 12,9 bilhões (alta de 31% em relação a 2013), o lucro líquido foi de U$ 3,9 bilhões (+53% em relação a 2013), margem líquida de 30% (havia sido de 26% no ano anterior).

Baidu (NASDAQ:BIDU)

BaiduA Baidu foi fundada no ano 2000 e fornece aos seus usuários serviços para encontrar e compartilhar informações pela internet. Possui o maior serviço de busca em língua chinesa, bem como outras plataformas, como Baidu Postbar, que é uma comunidade online baseada em interesses, Baidu Knows, que é um serviço de compartilhar conhecimento e Baidu Encyclopedia, enciclopédia em língua chinesa criada pelos usuários. Também fornece outros serviços como mapas, busca de imagens, vídeo, música e notícias. Em virtude disso, é conhecida como a versão chinesa do Google.

Os resultados do quarto trimestre de 2014, divulgados no dia 11 de fevereiro, mostram receitas totais no valor de U$ 2,2 bilhões para o período (+47% em relação ao 4T13), EBITDA ajustado de U$664 milhões (+15%), lucro operacional de U$ 475 milhões (+8%) e lucro líquido de U$ 520 milhões (+16%). Em relação a todo o ano de 2014, as receitas totalizaram U$ 7,9 bilhões (+53%) e lucro líquido U$ 2,1 bilhões (+25%).

JD.com (NASDAQ:JD)

JDJD.com é a maior companhia de vendas diretas online da China em termos de volume de transações, com uma participação de mercado de 52%. Fornece seus produtos tanto pelo website, quanto pelo aplicativo móvel. Ao final de 2014, o número de usuários ativos encontrava-se em 96,6 milhões, alta de 109% em relação a 2013 e o número de pedidos fechados no ano foi de 689 milhões (havia sido de 323 milhões no ano anterior).

Em relação ao resultado do quarto trimestre e fechamento de 2014, houve um aumento de 107% no volume geral de transações (GMV) em relação ao ano anterior, atingindo U$ 41,9 bilhões. A receita total no ano foi de U$ 18,5 bilhões (+66% em relação a 2013). O prejuízo líquido da empresa foi de U$ 800 milhões em 2014, primariamente devido a amortização de ativos intangíveis relacionados à parceria estratégica com a Tencent.

BitAuto Holdings (NYSE:BITA)

BitAutoA BitAuto Holdings é líder em prover conteúdo de internet e serviços de marketing para a indústria automobilística chinesa, que se encontra em franco crescimento. A empresa possui quatro segmentos:

  • Bitauto.com fornece aos fabricantes de veículos e vendedores uma variedade de serviços publicitários em seu site.
  • A plataforma EP fornece ferramentas de marketing digital e relacionamento com o consumidor para os novos comerciantes de veículos na China.
  • Taoche.com é serviço online de divulgação para os comerciantes de carros usados.
  • As soluções de marketing da empresa fornecem aos fabricantes um serviço integrado de criação de websites, relações públicas e campanhas publicitárias online.

Os resultados do quarto trimestre de 2014, divulgados no dia 9 de março, mostraram receita de U$ 157 milhões no trimestre, aumento de 101% em relação ao mesmo trimestre de 2013. Lucro operacional ficou em U$ 31,4 milhões (+87% em relação ao 4T13) e lucro liquido de U$ 31,8 milhões (+91% em relação ao 4T13). Em relação a todo ano de 2014, as receitas atingiram U$ 396 milhões (+70% em relação a 2013) e o lucro líquido ficou em U$ 82,3 milhões (+94%).

Vipshop Holdings (NASDAQ:VIPS)

VIPshopVipshop é o Outlet virtual líder em vendas na China. Oferece grande variedade de produtos de qualidade e de marcas famosas com preços significativamente menores em relação às lojas tradicionais. Por oferecer promoções especiais e grandes descontos, a empresa foi pioneira deste modelo no país asiático e conquistou alta reputação no mercado. Desde a sua fundação em 2008, a empresa tem apresentando um crescimento estrondoso, tanto em vendas quanto em número de clientes.

O resultado publicado do quarto trimestre de 2014, divulgado em 16 de fevereiro, surpreendeu positivamente. Mostrou receita de U$ 1,3 bilhões, alta de 109% em relação ao mesmo período de 2013. O lucro operacional subiu 106% e chegou a marca de U$ 60 milhões e o lucro líquido subiu 108%, atingindo U$ 52 milhões. Em todo o ano de 2014, a empresa conseguiu receita de U$ 3,7 bilhões (+122%), com lucro líquido de 137 milhões (+162).

VIPshop
Crescimento fenomenal em pedidos e receita de Vipshop Holdins. Clique para ampliar

Qihoo (NYSE:QIHU)

QihooQihoo 360 Technology Co. Ltd é a companhia líder de internet na China em número de usuários ativos. Possuía ao fim junho de 2014 500 milhões de usuários na plataforma PC e 640 milhões de usuários no serviço móvel. É líder tanto em serviços de segurança para internet e smartphones, quanto na distribuição de aplicativos Android, além de ser a número 2 entre os buscadores de internet e navegadores.

Os resultados do quarto trimestre de 2014 foram divulgados em 9 de março. Mostram receita de U$ 431 milhões, alta de 94% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido atingiu U$ 76,8 milhões (havia sido de U$16,6 no 4T13). Em relação a todo o ano de 2014, a empresa apresentou receita de U$ 1,39 bilhão (U$ 671 milhões em 2013) e o lucro líquido atingiu U$ 222,8 milhões, comparado a U$ 99,7 milhões no ano anterior. A margem líquida subiu de 14,8% para 16,0%. O fluxo de caixa livre das operações foi de U$ 388 milhões e a companhia fechou o ano de 2014 com dinheiro em caixa da ordem de U$ 1,65 bilhões.

NetEase (NASDAQ:NTES)

NeteaseNetEase Inc. é uma companhia pioneira no desenvolvimento de aplicações, serviços e outras tecnologias para a internet na China. Foi fundada em 1997 e listada na NASDAQ em 2000. Suas comunidades online e serviços premium personalizados estabeleceram uma ampla base de usuários. Ela fornece jogos online próprios, como Fantasy Westward Journey, Tianxia III, Heroes of Tang Dynasty, Datang, Ghost, Soul of the Fighter and Kung Fu Master, assim como jogos licenciados da Blizzard, como os cultuados World of Warcraft® and StarCraft® II.

A companhia também fornece serviços de marketing digital, correio eletrônico, notícias e informações, blogs, comunidades, fóruns online e comércio eletrônico. Seu serviço de e-mail é o maior da China, com 740 milhões de usuários registrados ao fim de 2014.

Netease
Evolução da receita com jogos online da Netease. Clique para ampliar.

Os resultados referentes ao quarto trimestre de 2014 foram divulgados no dia 9 de fevereiro. As receitas neste trimestre totalizaram U$ 593 milhões (+42%) e o lucro líquido atingiu U$ 204 milhões (+2%) . Em relação a todo o ano de 2014, a receita total foi de U$ 2 bilhões (+27%) e o lucro líquido de U$ 766 milhões (+2%).


Assim como essas empresas do setor de internet na China, que estão em fraca expansão, há muitas outras oportunidades de investimento mundo afora. Não se deve deixar o fator geográfico lhe deixar de fora dos mercados mais lucrativos do mundo.

Pra finalizar, veja a evolução das ações da Tencent desde 2004:

Gráfico da Tencent
Tencent Holdings de HKD 0,86 a HKD 141,90 por ação. Clique para ampliar.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar

    Que bom que esta de volta! Excelente conteudo como sempre!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu