Investir no Canadá

Como lucrar investindo no setor bancário mais seguro do mundo

O sistema bancário canadense é um dos melhores do mundo. Seus cinco principais bancos estão entre os 50 maiores do mundo em valor de mercado e três deles entre os 25 maiores. Dentre os 50 bancos mais seguros do mundo, seis são canadenses. O Fórum Econômico Mundial tem considerado o Canadá como dono do sistema financeiro mais seguro do mundo por sete anos consecutivos, de 2008 a 2014. Durante e após a crise financeira de 2008, nenhum banco canadense faliu ou precisou ser resgatado.

Maple Leaf CanadaPrimeiramente, alguns dados sobre o Canadá. Entre os países do G7, é o que mais apresentou crescimento na geração de empregos desde 2009. O PIB canadense atual é superior ao do período pré-crise econômica de 2008. Os custos tributários corporativos no Canadá são os menores do G7 e 46% menores que aqueles dos EUA. Em 2013, o Canadá subiu do sexto para o segundo lugar no ranking da Bloomberg de melhores destinos para negócios. Quatro das principais agências de risco do mundo, incluindo Moody’s e Standard & Poor’s, reafirmaram o rating de crédito do Canadá no nível máximo.

“Estou feliz pelo Fórum Econômico Mundial ter mais uma vez reconhecido o sistema bancário do Canadá como o mais seguro do mundo. Nossas instituições financeiras permanecem bem supervisionadas e bem capitalizadas – o que transmite confiança para os investidores domésticos e estrangeiros em relação à economia canadense. Além de que a cooperação do nosso governo com as províncias e territórios em estabelecer um sistema regulatório comum encorajará o investimento de capital no Canadá – resultando em uma economia mais forte, com a criação de empregos e prosperidade para os canadenses.” – Joe Oliver, Ministro das Finanças

Um fato a se notar é a enorme barreira de entrada para os concorrentes estrangeiros no Canadá, já que o sistema bancário canadense possui um grau de confiança muito grande por parte da população (mais de 90% tem uma impressão favorável do banco em que são clientes). É um diferencial competitivo bastante relevante.

Entretanto, esse artigo não trata de como abrir uma conta bancária no Canadá, já que eles estão acessíveis apenas para residentes, mas sim em como você pode investir comprando ações deles. É possível comprar ações dos cinco maiores bancos canadenses tanto na bolsa de Toronto, quanto na bolsa de Nova Iorque. São eles: Toronto-Dominion Bank, Royal Bank of Canada, Bank of Nova Scotia, Canadian Imperial Bank of Commerce e Bank of Montreal.

Toronto-Dominion Bank (NYSE:TD, TSX:TD)

TD Bank GroupFoi criado em 1955 a partir da fusão entre o Banco de Toronto (fundado em 1855) e o Banco Dominion (fundado em 1869). É um banco com atuação nas áreas pessoal e comercial, bem como na de investimentos, seguros e financiamentos. Também atua nos EUA.

 

 

Royal Bank of Canada (NYSE:RY, TSX:RY)

Royal Bank Of CanadaMaior banco canadense em valor de mercado, presente em 19 países. Foi fundado em 1869 e atua em cinco segmentos principais: banco pessoal e comercial, gestão de patrimônio, seguros, serviços para investidores e tesouro e mercado de capitais.

 

 

Scotiabank (NYSE:BNS, TSX:BNS)

ScotiabankÉ uma instituição completa, fundada em 1832. Opera em quatro linhas principais; serviços bancários de varejo, serviços internacionais, gestão global de patrimônio e gestão de capital, crédito e risco. É o mais internacional dos bancos canadenses, com presença em mais de 55 países.

 

 

Canadian Imperial Bank of Commerce (NYSE:CM, TSX:CM)

Canadian Imperial BankÉ uma instituição financeira diversificada, fundada no Canadá em 1961 através da fusão de dois bancos, o Banco Canadense de Comércio e o Banco Imperial do Canadá. Possui três ramos de atuação principais: varejo e negócios, gestão de patrimônio e relações interbancárias.

 

 

Bank of Montreal (NYSE:BMO, TSX:BMO)

Bank Of MontrealEstabelecido em 1817. Possui mais de 12 milhões de clientes na América do Norte e internacionalmente. A companhia apresenta quatro operações principais: pessoal, comercial, private e mercado de capitais.

 

Veja a evolução da receita por ação (revenue per share), lucro por ação(earnings per share) e dividendo por ação (dividend per share) dos bancos canadenses nos últimos 10 anos:

Abaixo, a evolução do preço das ações (em Dólar Canadense) nos últimos 10 anos:

Evolução Bancos Canadenses 10 anos
Evolução das ações dos cinco maiores bancos canadenses. Clique para ampliar.

 

Perceba que todos sofreram queda nos lucros e na cotação das ações durante a crise de 2008. Apenas um deles, Canadian Imperial Bank of Commerce apresentou prejuízo líquido na época. Entretanto, nenhum deles cancelou os dividendos neste período conturbado, o que demonstra a solidez de caixa das empresas. Não só isso, nestes últimos 10 anos, os dividendos dobraram ou até quase triplicaram, como foram os casos do Royal Bank of Canada e do Bank of Nova Scotia, o que num país cuja inflação média no período foi de 1,5% ao ano é muito significativo.

Caso o investidor opte por investir em todos os bancos, nem mesmo é necessário comprar as 5 ações individualmente. Basta adquirir o ETF BMO S&P/TSX Equal Weight Banks, que tem em sua carteira posições em pesos iguais dos seis principais bancos canadenses, os cinco mencionados aqui e mais o National Bank of Canada. O ETF, criado em 2009 e voltado exclusivamente para esses bancos possui taxa de administração de 0,55% ao ano. Desde seu início tem apresentnado rentabilidade média anual em torno de 11,3% e o dividend yield atual é de cerca de 3,6%.

Concluindo, são bancos com longo histórico de lucratividade, alta geração de caixa, administração competente e resistente às crises. É um setor bastante atrativo para o investidor de longo prazo, que preza pela solidez das empresas em que investe.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 29 comentários

  1. Avatar

    Ótimo Post, como os demais.
    Obrigado!

    1. Investidor Internacional

      Sabia que durante a grande depressão da década de 30, mais de 9.000 bancos americanos quebraram, enquanto que no Canadá foi apenas 1?

      Abçs!

  2. Avatar

    Sem duvidas o melhor site no que se refere à internacional. Ótimo artigo!
    Todavia, peço para que faça um topico de abertura de empresa LLC. Será uma boa e é um conteudo restrito para Brasileiro, poucas informações disponivel.

    Att

  3. Avatar

    Isso aqui tem potencial para virar A referência em investimentos no exterior para brasileiros. Mantenha o ótimo trabalho!

  4. Avatar

    Olá,

    Ótimo post, mas eu fiquei com uma dúvida.

    Como eu posso ter acesso a essa ETF estando aqui no Brasil?

    Obrigado

  5. Avatar

    Boa noite,
    Quanto dos dividendos é retido na fonte na bolsa do Canadá ?
    obg

  6. Avatar

    Excelente artigo!

  7. Avatar

    Como realizo a compra/aplicação do ETF BMO S&P/TSX Equal Weight Banks?

    1. Investidor Internacional

      Olá Melo,

      Você precisa ter conta em uma corretora que opera na Bolsa de Toronto. Aí você compra o ETF como se fosse uma ação.

      Abçs!

  8. Avatar

    Esse investimento me proporciona rendimento em dolar canadense, correto?
    É provavel que eu tenha um bom retorno, acima da inflação nos próximos 3 anos?
    Existe alguma outra forma de eu resisdir no Brasil e mesmo assim possuir investimentos em dolar canadense?

    1. Investidor Internacional

      Olá Landim,

      Sim, os bancos canadenses distribuem dólares canadenses, mas alguns deles também têm operação nos EUA, auferindo renda em dólar dos EUA.

      É impossível calcular retorno de renda variável e muito menos se será acima da inflação.

      Dê uma lida no artigo sobre ações para saber mais.

      E, claro, você pode investir no Canadá enquanto mora no Brasil.

      Abçs!

  9. Avatar

    Maravilhosa informação. Parabéns

  10. Avatar

    De nada.

  11. Avatar

    bom dia, como faço para investir na bolsa de toronto? grato

    1. Investidor Internacional

      Olá Márcio,

      Basta ter conta em uma corretora que lhe permite operar lá.

      Não precisa ser no Canadá. As principais corretoras, como Saxo Bank e Interactive Brokers, fornecem este acesso.

      Ótimo 2018!

  12. Avatar

    Ola Sei que a taxa de depositos nos estados unidos gira em torno de 5% pra menos insolvenvia pura saberia me dizer qual seria a taxa dos depositos no canada e no brasil

    1. Investidor Internacional

      Olá Uillians,

      Não entendi muito bem sua pergunta. Poderia reformular?

      O artigo é sobre investimento em ações dos bancos canadenses e não sobre abrir conta no Canadá.

      Abçs!

  13. Avatar

    Excelente Matéria! Parabéns.
    Só tenho uma pergunta: Qual a taxa de retorno já descontados os devidos impostos? Desde já, grato!!!!

  14. Avatar

    Olá gostaria de saber sobre ATB Bank Financial.

  15. Avatar

    Olá, gostaria de saber quanto porcento rende por mês um dinheiro guardado em um banco bem conhecido no Canadá.

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu