Atualização da Carteira Internacional – Setembro de 2015

//Atualização da Carteira Internacional – Setembro de 2015

Durante o mês de setembro não houve variações bruscas em nossa carteira de ativos, mas uma classe se recuperou

Mais um mês se passou e é hora de atualizarmos nossa carteira de investimentos para 2015. Mais uma vez o destaque foi a deterioração da situação político-econômica do Brasil que fez a moeda brasileira ‘derreter’ frente às principais moedas internacionais. Em setembro, o Real perdeu 8,7% de valor frente ao Dólar dos EUA, 8,5% frente ao Euro, 7,7% frente ao Franco Suíço e 7,1% frente a Libra Esterlina. Se formos contar a variação das moedas estrangeiras diante do Real em todo o ano de 2015, o quadro é ainda mais assustador:

  • Franco Suíço +51,4%
  • Dólar +49,2%
  • Libra Esterlina +44,9%
  • Euro +37,1%

Em 9 meses, o governo brasileiro foi capaz de aniquilar quase a metade do valor dos investimentos dos brasileiros. Será que já subiu demais? Será que ainda subirá mais?

Não custa lembrar que até o fim de 2001, o Peso Argentino era pareado ao Dólar Americano 1:1. Com o desastre econômico do país vizinho, a moeda argentina sofreu forte desvalorização e hoje o câmbio oficial é de 9,43 Pesos por Dólar. Entretanto, no mercado paralelo, o Dólar já é vendido acima de 15,50 Pesos.

Investir em Dólar

Variação do Dólar dos EUA frente ao Peso Argentino segundo a cotação oficial.

Aí você pode estar pensando que é exagero achar um dia um Dólar possa estar valendo 9 ou 15 reais. Bom, segundo Luis Stuhlberger, para a relação dívida pública/PIB se manter nos patamares de hoje em 2020, é preciso:

  • Superávit Primário de -1%
  • Selic a 12%
  • Dólar a R$ 7,30 !!!!!!!!

Se quiser ler a história completa, com muitas outras informações contadas pelo maior gestor de investimentos do Brasil, dê uma passada no Blog do Raiam dos Santos.

Isso só reforça o fator proteção que os investimentos no exterior são capazes de fazer. Já imaginou se os seus investimentos estivessem distribuídos assim:

Alocação de ativos

Hipotética alocação em termos de moedas que traria maior tranquilidade ao investidor do que ficar 100% alocado em Real.

Não seria muito mais tranquilo lidar com as variações cambiais? Pode ocorrer de um dia haver problemas econômicos nos EUA ou no Reino Unido, mas a diversificação justamente te protege desse tipo de evento e, querendo ou não, nossa economia ainda é bem mais instável que a desses países.

Falando agora de nossa carteira de investimentos: A variação da carteira de ações foi levemente negativa. A carteira de renda fixa ficou praticamente estável. A carteira de REITs apresentou boa recuperação frente ao mês passado, talvez um pouco em parte pela não elevação dos juros nos EUA. Já tínhamos antecipado que isso não iria acontecer, conforme este vídeo publicado pelo Peter Schiff no começo de setembro.

As maiores altas dos REITs no mês foram:

  • Realty Income +6,0%
  • National Retail Properties +5,6%
  • Extra Space Storage+5,0%
  • Omega Healthcare Investors +4,0%

No geral, o avanço da carteira em Reais foi de 7,4% no mês e 41,3% no ano.

Todos os dividendos recibos este mês estão abaixo e foram adicionados na alocação em dinheiro:

BOND: U$ 0,39 por ação – Total: U$ 27,30 (-30%) = U$ 19,11

SLXX: £ 1,0956 por ação – Total £ 28,48 (-10%) = £ 25,63

IEMB: U$ 0,4141 por ação – Total U$ 14,07

O: U$ 0,19 por ação – Total: U$ 7,22 (-30%) = U$ 5,05

DLR: U$ 0,85 por ação – Total U$ 22,95 (-30%) = U$ 16,06

EXR: U$ 0,59 por ação – Total U$ 17,11 (-30%) = U$ 11,97

HR_UN CAD 0,1125 por ação – Total CAD 11,02 (-25%) = CAD 8,26

SRU_UN CAD 0,1334 por ação – Total CAD 10,40 (-25%) = CAD 7,80

Alocação atual da carteira:

Investir no exterior

By | 2017-08-10T14:42:36+00:00 4 de outubro de 2015|Carteira|32 Comments

32 Comments

  1. Celso Sanches 05/10/2015 at 09:22 - Reply

    Olá Invest. Internacional,

    Não é possível entender alguns pontos de sua carteria. Diversos ativos são reportados com valores atuais inferiores ao valor inicial e, ainda assim aparecem com variação positiva. E, para variações negativas o inverso é que acontece.
    Pode explicar a lógica dessas variações?

    Obrigado!

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 05/10/2015 at 13:41 - Reply

      Olá Celso,

      É devido à variação cambial.

      A desvalorização do Real foi tamanha que mesmo ativos que desvalorizaram nas moedas locais, apresentaram valorização positiva quando medidas em Real.

      Abçs!

  2. Bruno Farinazzo 05/10/2015 at 13:52 - Reply

    Rentabilidade de 43% ao ano é muito boa. Está de parabéns!

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 05/10/2015 at 15:20 - Reply

      Olá,

      Se for ver bem, nem é lá essas coisas. É muito fruto da variação cambial.

      Como eu expliquei aqui, o valuation dos REITs e ações nos países desenvolvidos está bem esticado e os juros da Renda fixa em mínimas históricas. Então tem muita coisa negativa na moeda local.

      Por isso que a alocação em dinheiro está sendo essencial.

      Abçs!

  3. Investidor Troll 05/10/2015 at 13:55 - Reply

    Olá II!

    Tenho lido seu blog com muita atenção. Penso em um futuro próximo fazer uma pequena diversificação com empresas dos EUA, ou apenas comprar um ETF mesmo.

    Parabéns pelo blog!

  4. Eder 05/10/2015 at 17:48 - Reply

    Ola II,

    Muito bacana o seu site. Parabéns. Essas moedas você possui em espécie ou são moedas em corretora no exterior ou conta corrente em bancos no exterior?

    Abs,

  5. Marcos Sales 06/10/2015 at 11:51 - Reply

    Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo belo trabalho, afinal manter um blog ou site com (de fato) informações úteis e atualizadas não é fácil.
    Você poderia me indicar onde baixou sua planilha de controle.
    Tenho alguns investimentos e com a diversificação destes, tornou-se cansativo e necessário acompanhar pelo excel e avaliar se a rentabilidade é positiva visando futuras correções de alocação.
    Obrigado.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 06/10/2015 at 12:50 - Reply

      Olá,

      A planilha foi eu mesmo que fiz.

      Não tem nada demais, só o básico de cálculos.

      Em breve, tenho a ideia de disponibilizar uma mais avançada pra download.

      Abçs!

  6. jpma 13/10/2015 at 15:38 - Reply

    Olá II,

    teu site tem sido bastante útil!!
    parabéns pelo empenho!

    comprei o livro sugerido recentemente no email, muito bom.

    vc disse, há um tempo, que teria alguma parceria com corretora ou banco offshore… poderia atualizar esta informação?

    abraços!

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 14/10/2015 at 08:20 - Reply

      Olá,

      Que bom que conseguiu o livro. É bem interessante.

      Estou negociando sim, mas nada definido por enquanto.

      Abçs!

      • Hélio 04/11/2015 at 16:47 - Reply

        Gostaria de saber que livro é esse indicado (título, autor e editora). Desde já agradeço.

  7. Ricardo 15/10/2015 at 11:23 - Reply

    Olá II, bom dia.

    Poderia me indicar este livro também por favor?

    Me interesso muito pelo tema de investimentos no exterior.

    Entro no seu site pelo menos umas 4 vezes por semana na ansiedade de ver se já tem um novo post.. rss

    Um abraço

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 15/10/2015 at 16:51 - Reply

      Olá Ricardo,

      Enviei no seu e-mail.

      Abçs!

      • Luis 17/10/2015 at 00:08 - Reply

        Olá, mesma coisa do Ricardo, mas entro só três vezes por semana kkkkk
        Se puder me indicar o livro, e qualquer outro que tenha…
        Hoje acabei o do J. Siegel, e já estou procurando outros que versem sobre investimentos no exterior.
        Abraço

      • ERG 20/11/2015 at 06:58 - Reply

        Olá II, poderia me enviar o nome do livro também?

  8. Igor 17/10/2015 at 21:00 - Reply

    Investidor Internacional, gostaria de uma opinião sua a respeito de corretoras situadas em paraísos fiscais. Posso confiar meu investimento nelas? Obrigado.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 18/10/2015 at 10:46 - Reply

      Olá Igor,

      Cada caso é um caso. Precisa avaliar cada país e cada instituição, pois são bem diferentes.

      Abçs!

  9. Richard Roma 18/10/2015 at 14:59 - Reply

    Fala Investidor

    Muito obrigado por ter indicado o blog do Raiam dos Santos, o conteúdo de lá é excelente!
    Você pode me recomendar o livro citado acima, e qualquer outro bom que tenha?

    Outra coisa o que acha mais vantagem comprar livros físicos ou baixar os pdfs e ler no PC ou em algum leitor próprio portátil?

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 18/10/2015 at 18:31 - Reply

      Olá,

      Mandei o link do livro no seu e-mail.

      Em termos de livros, vai depender de como você gosta de ler, mas em geral comprar a versão Kindle sai mais barato.

      Abçs!

  10. Victor 19/10/2015 at 14:08 - Reply

    Boa tarde! Tb gostaria da indicação do livro 🙂

    Outra pergunta: Vc disse q está pra continuar com a série de corretoras/bancos no exterior. Irá indicar mais alguma de baixo custo ?!

    Parabéns pelo site! acompanho há bastante tempo e é um dos melhores sem dúvida!!
    abraço

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 19/10/2015 at 15:34 - Reply

      Olá Victor,

      Mandarei no seu e-mail.

      Sim, a série vai continuar e haverá bancos para todos os bolsos.

      Obrigado por comentar,

      Abçs!

  11. Ricardo 27/10/2015 at 00:22 - Reply

    Tudo blz, investidor? Tenho interesse em investir em REITs mas tenho uma dúvida: sei que existe a retenção obrigatória de 30% para quem não é residente. Sei também que impostos são pagos. No caso, você paga os impostos e além disso tem a retenção? Aí o bicho pega. Parabéns pelo seu site.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 27/10/2015 at 09:15 - Reply

      Olá Ricardo,

      Em relação aos REITs dos EUA, a retenção dos 30% pode ser compensada aqui. Você não precisa pagar duas vezes.

      Inclusive no programa “ganho de capital em moeda estrangeira”, há um local para colocar o imposto recolhido na fonte.

      Abçs!

  12. André 05/11/2015 at 09:34 - Reply

    Olá investidor,

    Onde você verifica as datas que os ativos ficam ex-dividendos e as datas dos pagamentos?

    Por favor, gostaria da indicação do livro também.

    Origado!
    André.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 06/11/2015 at 07:49 - Reply

      Olá André,

      Eu vejo na página de cada ativo.

      Em geral as distribuições seguem um calendário próprio. Cada empresa costuma pagar em determinados meses do ano todos os anos.

      O livro está no e-mail.

      Abçs!