Como comprar uma casa nos Estados Unidos [Guest Post]

/, Investimentos, Negócios/Como comprar uma casa nos Estados Unidos [Guest Post]

Conheça os 7 passos para adquirir um imóvel nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, o investimento no mercado imobiliário é bastante popular em diversos países do mundo. E mesmo você sendo um estrangeiro não residente, é permitido que você compre imóvel em diversos países, sendo os Estados Unidos, o país mais popular entre os brasileiros.

Existem inúmeras vantagens em ter um imóvel em país desenvolvido. Ter um patrimônio real atrelado a uma economia mais forte e madura. Ter renda do aluguel em dólar ou outra moeda de maior valor. Também existe a questão da segurança quanto a confisco. Veja que é muito mais simples bloquear uma conta bancária e resgatar o valor do que trazer uma casa ou apartamento de um outro país, porque obviamente se trata de uma propriedade física. O imóvel no exterior é considerado por muitos como a nova “conta na Suíça”.

Por outro lado, ao exigir maior burocracia e envolver um valor inicial alto, não é algo tão simples de fazer. Veja que para comprar uma ação nos Estados Unidos, na Suíça ou no Japão, o procedimento é praticamente o mesmo. Uma ordem no home-broker. Já o investimento em imóveis requer uma pesquisa mais aprofundada, pois cada imóvel é diferente do outro. Além disso é necessário ter conhecimento sobre a legislação imobiliária local. E ela muda muito de país para país.

Portanto, visando trazer informações mais especializadas a esse respeito, eu trago hoje um texto do Vinícius Cardoso, que é corretor de imóveis no Brasil e consultor de negócios na Flórida, em que ele mostra os 7 passos para adquirir um imóvel nos Estados Unidos.

Miami e Orlando além de serem duas das cidades que mais recebem turistas no mundo, ainda existem muitas outras cidades no estado americano da Flórida, que também é o destino número 1 em receber aposentados nos Estados Unidos.

Como comprar um imóvel na Flórida

É oficial. Os compradores internacionais continuam a identificar os Estados Unidos como um lugar preferido, em especial a Flórida, não apenas para ter uma propriedade, como também para fazer um investimento lucrativo.

imóvel nos estados unidos

Disney em Orlando

Passo 1: Encontre o parceiro certo

Ao iniciar a busca pela casa que deseja comprar, você deve começar encontrando o parceiro certo para guiá-lo nesse processo de compra.

Um consultor imobiliário experiente, que trabalhe com um bom broker (dono de imobiliária licenciado nos EUA) para não entrar em negócios de baixa rentabilidade e inseguros .

Certifique-se de encontrar pessoas experientes que trabalham regularmente com compradores de imóveis internacionais.

Passo 2: Não está realizando uma compra em dinheiro? Consiga um financiamento de imóvel pré-aprovado

Começar com a procura por uma casa sem saber quanto pode gastar é como sair com destino, mas sem o endereço. Você não tem as informações necessárias. Geralmente, os compradores começam a procura antes de saber quanto podem gastar ou se um banco financiará sua compra. Isso é um erro.

É interessante receber a aprovação prévia do banco para um financiamento imobiliário antes de começar a procurar. O processo de pré-aprovação não é especificamente longo. Então, é melhor fazer isso antes de começar a procurar. Seu consultor deve lhe apresentar um Mortgage Broker (como se fosse um correspondente bancário no Brasil), para que possa lhe orientar quanto à documentação necessária para aprovar seu financiamento.

É este financiamento que irá viabilizar sua compra, depois que você escolher o imóvel. E o melhor, com as baixas taxas de financiamento nos EUA. Devido a isso, muitos compradores internacionais escolhem financiar sua compra. Só que nem todos os credores dos EUA oferecem empréstimo imobiliário para compradores estrangeiros, mas é um tipo de empréstimo que está sim disponível.

Um comprador de imóvel internacional deve esperar pagar entre 30% e 50% do valor do imóvel como entrada. Como mutuário, você deverá fornecer documentação que comprove renda suficiente, seja através de declaração de imposto de renda, extrato bancário, cartas de referência do seu banco e contador. É basicamente isso.

Além disso, o Mortgage Broker lhe ajudará a ter um entendimento sobre taxas de empréstimos, custos de seguro e impostos sobre a propriedade. Os custos totais de fechamento e escrituração podem variar, mas geralmente vão de 3% a 5% do valor do imóvel.

Passo 3: Encontre sua casa perfeita

Geralmente a etapa número 3 é a parte mais divertida da jornada para comprar um imóvel nos Estados Unidos. Antes de começar, você precisará determinar o tipo de casa que deseja. Se será uma casa para moradia ou investimento. Após isso, deve definir a cidade, escolher entre residências individuais ou condomínio com área de lazer, pode ainda ser um apartamento ou uma unidade de algum hotel.

imóvel nos estados unidos

Interior de imóvel na Flórida.

A cidade de Orlando permite aluguel por temporada, ou seja, você pode ter rentabilidade em dólar e ainda usar seu imóvel quando desejar. Em cidades como Miami, Fort Lauderdale e Boca Raton, a grande maioria dos condomínios permitem apenas aluguel por um período mínimo de 6 meses.

Existem empresas que fazem administração do imóvel, seja para alugar para você, quanto para cuidar do jardim, receber as contas, entre outros serviços. O valor do condomínio vai variar de acordo com o tamanho, localização e infra-estrutura do imóvel. Despesas com taxas (IPTU) variam de 1% a 1,5% do valor do imóvel.

Passo 4: Converse com profissionais essenciais para realizar operações seguras e sem surpresas

Conversar com um contador licenciado faz toda diferença na hora de declarar seu imposto de renda nos EUA e no Brasil. Isso vai trazer grandes benefícios como pagar os impostos de forma correta e não correr riscos.

Existem empresas que realizam transferências de dinheiro de forma legalizada, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, gerando uma boa economia de spread bancário e agilidade na transação. Você vai precisar abrir conta bancária nos Estados Unidos, podendo ser feito do Brasil mesmo, quando bem assessorado.

Converse com um corretor de seguros (imóvel, automóvel e náutico). Na América isso é coisa séria, pois você pode ser responsabilizado por algum sinistro que aconteça no seu imóvel.

Por fim se tiver a intenção de passar um tempo maior ou residir nos EUA, solicite a seu consultor de confiança que lhe apresente um bom advogado de imigração licenciado. Ele poderá ajudá-lo a escolher o melhor tipo de Visto Americano, de acordo com seu perfil. Existem mais de 40 tipos de vistos disponíveis.

Passo 5: Compre sua casa

Após ter encontrado sua casa, no  condomínio que você adorou, você trabalhará com o consultor ou com um agente imobiliário e fará uma oferta de compra. Após a aprovação, você depositará uma garantia ao vendedor, juntamente com a carta de pré-aprovação do banco e um comprovante de capital disponível.

Sua próxima etapa será efetivar o financiamento, para garantir que terminará a compra. Isso não acontece se você pagar tudo em dinheiro.

Passo 6: Prepare-se para fechar o negócio

Dependendo do tipo de imóvel que você for comprar (já existente ou a ser construído), você pode esperar que o fechamento aconteça entre 30 e 120 dias após a assinatura do contrato de compra. Conforme você prepara o fechamento, há diversas coisas que precisam ser feitas.

imóvel nos estados unidos

Interior de imóvel na Flórida.

Se você estiver trabalhando com um consultor ou com um agente imobiliário, ele o conduzirá pelo processo de fechamento durante todas as etapas para garantir que ele seja o mais oportuno, fácil e tranquilo possível.

Seu agente imobiliário o ajudará a definir a data do fechamento; satisfazer as condições da oferta de empréstimo (se aplicável); o guiará na obtenção do seguro de proprietário e, se estiver comprando uma casa nova, possivelmente fará uma inspeção final antes do fechamento.

Passo 7: Fechamento

O fechamento, às vezes chamado de liquidação, é a etapa final para você se tornar um proprietário de imóvel nos Estados Unidos. No dia do fechamento, todos os envolvidos finalizam o contrato de compra e transferem a propriedade da casa do vendedor para o comprador.

Para um comprador internacional, o fechamento pode acontecer sem a sua presença física nos Estados Unidos. O comprador outorgaria uma “procuração” a seu advogado ou outro representante que fecharia a negociação em seu nome. Essa é uma prática comum em todo o país.

Agora você é proprietário de uma casa nos EUA. Parabéns. E bem-vindo ao lar!


Como você pôde ver, a compra de um imóvel requer não só um número maior de passos para ser concluído, como também exige a assessoria de diversos profissionais que lhe guiarão durante todo o processo. Não é algo tão simples. Por isso uma boa orientação é fundamental.

By | 2017-08-22T15:52:22+00:00 25 de dezembro de 2016|Imóveis, Investimentos, Negócios|26 Comments

26 Comments

  1. Daniel 26/12/2016 at 06:19 - Reply

    Adorei o post. Seria legal ter tbm mesmas dicas para outros lugares. Europa por exemplo. Londres, Berlim e Lisboa são destinos interessantes onde há um grande movimento imobiliário.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 26/12/2016 at 07:18 - Reply

      Olá Daniel,

      Sim, seria ótimo! O site está aberto a quem souber orientar a compra de imóveis nessas capitais européias também!

      Londres principalmente é um dos principais lugares do mundo para investimento imobiliário.

      Abçs!

  2. Mamon hater 26/12/2016 at 07:30 - Reply

    Ainda esperando o post com a prometida solução de baixo custo para abrir uma offshore. Por acaso está vindo de charrete? rsrsrs

  3. Rodolfo 26/12/2016 at 08:45 - Reply

    II,

    Como sempre nos ensinando bastante … muito bom cara … sempre vale a pena ler as postagens aqui

    Abs,

  4. Rodrinvest 26/12/2016 at 20:29 - Reply

    Ouvi falar ate de ser proprietario de vagas em estacionamentos em aero ports no Uk. Veja: http://www.parkfirst.com

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 26/12/2016 at 21:11 - Reply

      Olá Rodrinvest,

      Esse eu particularmente não conhecia.

      Parece interessante. Pelo menos em SP a quantidade de estacionamentos ao redor do aeroporto de Guarulho é insana.

      Abçs!

  5. Pedro 26/12/2016 at 21:14 - Reply

    Olá ! Obrigado pelo post.

    A respeito do tema, acredito que ficou um pouco vaga a abordagem como uma opção de investimento. Considerando a necessidade de se contratar profissionais especializados, empresas para manutenção/gestão, custos de corretagem, etc, seria realmente um bom negócio do ponto de vista de investimento ?

    Além disto, como ficaria a questão tributária ? Teria que recolher impostos nos EUA e Brasil ? E no caso de venda do imóvel, quais os custos/tributação.

    Acho que para fins de investimento, teria que detalhar os riscos envolvidos, custos, estimativa de retorno, como se proteger da variação cambial ou até tirar proveito.

    Enfim, da forma como esta, fica parecendo mais uma propaganda de corretor. Como é dito no final, as contas precisam ser pagas, mas é importante diferenciar o material.

    Abraços !

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 27/12/2016 at 15:50 - Reply

      Olá Pedro,

      A dinâmica do investimento em imóveis é outra. Não é um título de renda fixa, onde você tem os juros fixos a receber até o vencimento.

      Nada garante que vai valorizar, ou se vai desvalorizar, quanto você receberá de aluguel, ou quanto tempo que o imóvel ficará vago. São muitas variáveis.

      Eu vejo esse investimento como uma forma de você possuir ativos reais em um país desenvolvido, que respeite a propriedade privada e que esteja atrelado a uma moeda forte.

      A tributação também varia de acordo com a forma com que você adquire o imóvel. Se na pessoa física, se dentro de uma LLC ou se numa série de LLCs.

      Não entendi a questão da variação cambial. Acredito que quanto mais você diversificar internacionalmente, menos isso vai ser relevante. Só vejo importância no caso de você querer financiar o imóvel. Aí seria bom ter investimentos atrelados ao Dólar no Brasil ou fazer remessas ao exterior com maior periodicidade.

      Enfim, por se tratar de um assunto mais complexo, com muitos fatores envolvidos, é necessário um acompanhamento por profissional habilitado.

      Abçs!

      • Pedro 28/12/2016 at 10:18 - Reply

        Obrigado pelos comentários !

        Havia realmente pensando na questão cambial trabalhando com a hipótese de financiamento.

        Considerando este estágio de juros muito baixo no mundo desenvolvido (em especial Estados Unidos e Europa), você acredita que seria um momento oportuno para adquirir um imóvel via financiamento ?

        Terei uma oportunidade de adquirir em Portugal e estava a pensar sobre isso.

        Grato e abraços !

        • Investidor Internacional
          Investidor Internacional 28/12/2016 at 15:46 - Reply

          Olá Pedro,

          Eu considero ideal sempre pagar à vista.

          O câmbio tem umas volatilidades cruéis com endividados em dólar.

          Se tem interesse em Portugal precisa ter algum especialista na legislação de lá.

          Abçs!

  6. Issor 30/12/2016 at 11:02 - Reply

    Bom tarde II,

    muito bom o post, imoveis na America é uma ideia que venho amadurecendo faz algum tempo. Deixe-me aproveitar para fazer uma pergunta, digamos que eu abra uma offshore para fins de investimento e que faça aportes mensais, eu tenho que declarar para a receita todo o dinheiro que envio para capitalizar a minha empresa?

    Obrigado e abraços!

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 01/01/2017 at 15:48 - Reply

      Olá Issor,

      Sim, você declara os aumentos de capital e sua participação na empresa.

      Tenha um ótimo 2017!

      Abçs!

  7. wesley 31/12/2016 at 09:06 - Reply

    ótimo post, alem de muito interessante é altamente benéfico, pois nos vislumbra um horizonte mais extenso, nos atribui conhecimento e o caminho para quem se interessa no negocio. Meus parabéns, Seu trabalho não pode parar.

  8. Andre 04/02/2017 at 03:25 - Reply

    Boa noite,
    Qual a principal vantagem de comprar o
    Imóvel em nome de uma empresa ? Tem algum post explicando isso ?
    Obrigado.
    André

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 06/02/2017 at 22:07 - Reply

      Oi André,

      Você compra com uma empresa do tipo Limited Liability. Qualquer problema com o imóvel não irá atingi-lo como pessoa física, será responsabilidade da empresa. Pode ser algo do tipo o inquilino escorregar e fraturar alguma coisa e querer te processar.

      Tem também a questão tributária que é mais favorável.

      Abçs!

  9. Gina Pires 04/07/2017 at 08:58 - Reply

    Olá bom dia! Procurando me informar sobre compra de imóveis nos EUA eu deparei com o termo PENDING e FORECLOSURE, vcs poderiam me informar do se trata e se é seguro comprar este tipo de imóvel.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 04/07/2017 at 11:17 - Reply

      Olá Gina,

      Pending significa que o imóvel já está sendo vendido para alguém, só restando o fechamento do negócio.

      Foreclosure é quando o comprador falha no pagamento das parcelas. Nesse caso, ele pode estar vendendo para pagar o resto da dívida.

      De qualquer forma, não esqueça de consultar um profissional para lhe orientar.

      Abçs!

  10. Conclaro 15/09/2017 at 15:38 - Reply

    Legal amigo! Concordo com você.

  11. Essa eu não sabia bem diferente daqui “Para um comprador internacional, o fechamento pode acontecer sem a sua presença física nos Estados Unidos”

  12. Fernando 16/09/2017 at 21:34 - Reply

    Tem sugestão de banco/instituição que faça financiamento (mortgage) para brasileiros?

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 17/09/2017 at 08:36 - Reply

      Olá Fernando,

      Eu particularmente não conheço, mas os profissionais do mercado imobiliário poderão lhe orientar a esse respeito.

      Abçs!

  13. Holder 13/10/2017 at 09:47 - Reply

    Olá II,

    1 – Vamos supor que você alugue a casa, tem imposto de Renda sobre o aluguel?Seja pessoa Física ou LLC, caso tenha IR e o imovel pertença a uma LLC, quando você distribuísse os dividendos da LLC para sua pessoa física no Brasil, vc pagaria imposto novamente?(bi-tributação).

    2 – Recentemente ouvi de umas duas pessoas que foram para os EUAs, sobre uma possibilidade de adquirir cotas de Hoteis/Casas, eu não entendi muito bem, não sei se você conhece sobre o assunto, mas é como se você e algumas pessoas dividissem o valor de uma casa e cada mês o cotista poderia fazer o usufruto da casa ou alugar caso ele não fosse usar.Se souber algo sobre por favor comente.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 13/10/2017 at 22:27 - Reply

      Olá Holder,

      1) Não saberia lhe dizer. Envolve muitas variáveis. Melhor tratar com um especialista.

      2) Já ouvi falar. É o tipo de coisa que não me atrai e nem fui pesquisar para saber mais.

      Abçs!

Leave A Comment

INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
ASSINE NOSSO CURSO
Você irá receber um e-mail a cada 2 dias com artigos selecionados ensinando como investir no exterior e explicando os perigos de manter todo seu patrimônio no Brasil.
Por favor, verifique seu e-mail agora
NEWSLETTER
Assine a newsletter e receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail.
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.