Ter esperança ou encarar a realidade?

Deep state

Saiba o que está por trás da zumbilândia política que presenciamos no Brasil

Imagine uma quadrilha de bandidos. Não sei se os filmes são totalmente fidedignos, mas imagino que deva haver mesmo uma reunião de comparsas para decidir o que irão assaltar e como será a ação. Deve existir também uma divisão de tarefas, um fica no carro, o outro aborda o segurança, um terceiro rende as pessoas, o quarto pega o dinheiro, etc.

Agora imagine que alguns dos membros dessa quadrilha após saquear bancos por anos e anos com frequente sucesso, comece a fazer barulho demais nas ações, chamar a atenção demais e deixar pistas em excesso na cena do crime, alguns inclusive sendo pegos.

quadrilhaA quadrilha decide então expulsar esses membros barulhentos para voltar a ter sucesso nos seus crimes. Só que não tarda muito para que os membros expulsos se vinguem e comecem a enviar informações do grupo para a polícia. A partir daí, alguns dos bandidos remanescentes também começam a ser presos e se instaura uma verdadeira guerra entre eles.

É mais ou menos assim que eu enxergo essa atual situação do Brasil. Uma guerra de gangues, que quando cometiam crimes juntos eram amigos e depois que se separaram, um quer entregar o outro para se livrar. Só que ao contrário da bandidagem tradicional, são essas pessoas que em última instância controlam a justiça e a própria polícia.

E o que fazer quando todos são culpados? Ora, não tenha dúvida de que já estão em curso arranjos para que toda essa corja seja anistiada, perdoada e tudo que fizeram deixará de ser crime por mudanças nas leis, pois são eles também que as escrevem.

Já abordei aqui antes como as leis são feitas e que elas não seguem nenhum princípio de moralidade e valorização da liberdade. Então tudo que for feito nesta esfera será unicamente para livrar os políticos investigados.

Por que isso não irá mudar

Uma das ilusões da democracia é fazer você acreditar que a troca de pessoas nos cargos eletivos pode mudar o rumo do país. “Na próxima eleição, a gente elege outros” – dirão os inocentes. Entretanto, existe por trás dessa ilusão um sistema que permanece em funcionamento mesmo com a troca de governo. Esse mecanismo é o chamado Deep State, ou o estado por trás do estado.

Um autor americano, Mike Lofgren, definiu Deep State como: “Uma associação híbrida entre os elementos do governo e partes da elite industrial e financeira que é efetivamente capaz de governar o país sem o consentimento do povo como expresso através do processo político formal.”

Esta associação entre pessoas do estado, da economia, dos sindicatos e da imprensa tem o poder de manipular a opinião pública, as políticas governamentais, direcionar recursos e manipular a informação como forma de se manterem no poder. Inclusive favorecem pessoas e grupos que estão mais em linha com a manutenção do status quo e atacam aqueles que ameacem a perpetuação desse processo.

Para ter um exemplo de como isso funciona, basta perguntar ao Emílio Odebrecht, que disse o seguinte:

“O que nós temos no Brasil não é um negócio de cinco, dez anos. Estamos falando de 30 anos atrás. Então tudo que está acontecendo era um negócio institucionalizado, era uma coisa normal, em função de todos esses números de partidos. Eles brigavam era por cargos? Não, era por orçamentos gordos. Ali os partidos colocavam seus mandatários com a finalidade de arrecadar recursos para o partido, para os políticos. Há 30 anos que se faz isso.”

Dinheiro e corrupçãoEntão o que você tem é um círculo vicioso, onde políticos colocam seus apadrinhados em cargos-chave, de onde controlam grandes orçamentos. Esse valores são direcionados para obras e serviços  fornecidos pelos empresários que estão envolvidos no esquema. Como os serviços prestados costumam ser superfaturados, existe uma grande sobra de dinheiro, que volta aos políticos como propina ou verba de campanha para se reelegerem na próxima eleição. Já percebeu a quantidade de políticos que estão nos seus cargos há mais de 20 anos? Acha que alguém honesto e íntegro conseguiria dinheiro suficiente para se eleger em alto cargo se não oferecer nada em troca? Em quem os grandes empresários investiriam, num político novo comprometido com o combate a corrupção ou em alguém comprometido com esse esquema?

O mais impressionante é que muitos esperam que a solução para sair do buraco onde o país se encontra venha daí. Será que não percebem que eles são os causadores do problema? Pedir ajuda aos mesmos políticos que estão afundando o país e sempre enriqueceram às custas dos impostos escorchantes que nos enfiam? Você tem mesmo a esperança de que isso realmente aconteça? Que a solução virá daí?

Conclusão

Portanto, não adianta mudar o presidente, ou um cargo aqui e outro acolá. Toda essa máquina do estado está dominada e podre há muito, muito tempo. Qualquer mudança que siga o protocolo institucional será apenas uma medida paliativa, não trará nenhuma mudança no Deep State que aparelha todos os órgãos em todos os níveis.

Não tenho dúvida de que mais 90% dos órgãos públicos podem e devem ser fechados e o país passaria  funcionar melhor e com muito mais liberdade. Toda essa engrenagem serve apenas aos seus próprios interesses e são um custo enorme para milhões de brasileiros. A única maneira de alcançarmos a liberdade neste país é a destruição completa desse sistema. E está claro que ela não não virá de dentro do meio político. Mas quem teria força suficiente para fazer o que tem que ser feito?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 36 comentários

  1. Avatar

    Bolsonaro 2018

      1. Avatar

        Investidor, não esperava ler isso de vc.. Admitiro seu conteúdo, seu nível de conhecimento.
        Esse cara é um pateta e um pateta perigoso, jamais deveria ser cogitado como opção.

        Não é minha intenção dizer o q vc pode ou não fazer… longe disso!
        É só que poxa… veja bem o nível desse cara, ele é completamente diferente de tudo (que eu penso) q vc defende, dado tudo que já li seu aqui.

        https://youtu.be/Z0bIesHT90k
        https://youtu.be/L3J32Jhw0e0

        Na boa, vc é um influenciador digital, seu conteúdo é de extrema relevância e profundidade, não deveria apoiar esse tipo de discurso.

        Vc é cristão? Apoia o fim do estado laico e um estado cristão?
        Liberdade então seria só no mercado?

        1. Investidor Internacional

          Olá Musk,

          A melhor opção para o Brasil na minha opinião seria a volta da monarquia como vigorou de 1822 a 1889.

          É a única forma de trazer uma certa estabilidade.

          Bolsonaro é o único candidato de fora do status quo assim como o Trump era nos EUA, apesar dele aqui ser um político profissional e lá um empresário.

          Não que eu ache que vá resolver muito, mas pelo menos é alguém que se preocupa legitimamente com o genocídio diário que vivemos aqui.

          Não sou religioso, mas ultimamente estou pendendo mais para um estado cristão do que laico.

          Existem certos valores que devem ser preservados. São os mesmos que trouxeram a civilização ocidental até este ponto. E o abandono deles é uma das causas de estarmos nessa situação.

          Abçs!

      2. Avatar

        Olá Investidor Internacional,

        deixo uma sugestão de posts de como adotar ações de forma a proteger nosso patrimônio. Partiríamos da premissa de um cenário de retorno da extrema esquerda ou direita. Instituições precárias. Suprema corte tomada pela bandidagem atual. Assim, com essas premissas, como o pequeno investidor poderia se proteger?

        A descrição da situação atual é farta e irretocável. Agora partiríamos para ações de proteção.

        Um forte abraço,

        Marcelo Kastruup

  2. Avatar

    Não sei se a minha pequena percepção está correta, mas vejo o Bolsonaro aliado área dos exércitos, com possibilidades de mudar algo, ou pelo menos mudar o rumo dessa política de reis da propina dos trinta anos.
    Não vejo outra opção. Ele é bem doido para bater nestes que estão ai e se encarnar uma de herói da pátria pode iniciar algo novo.

    1. Investidor Internacional

      Olá Carmine,

      Muito dessa corrupção que está aí começou no fim dos governos militares, com disse o Emilio Odebrecht.

      Algo nesse sentido, aliado com a ordem, ou a volta da monarquia seriam muito melhores do que isso que estamos vendo atualmente.

      Abçs!

  3. Avatar

    E a mais pura verdade, as raízes da corrupção são profundas e extensas.

  4. Avatar

    Bom dia Investidor Internacional,

    Vivemos num sistema de escravidão em que o cidadão trabalha para ter a riqueza gerada roubada através de impostos, o pouco que sobra mal dá para comprar comida.

    Ou seja, hoje a maioria das pessoas trabalha em troca de comida, como era na época da escravidão, mas vivem sob uma ilusão de que são pessoas livres.

    O mais impressionante é que a maioria das pessoas vêm isso com muita normalidade, pois pra elas é impossível viver sem o Estado.

    Parabéns pelo seu blog, pois faz com que as pessoas tomem a “pílula azul” e passem a enxergar a condição de escravidão exercida pelo Estado.

    1. Investidor Internacional

      Olá Douglas,

      Precisamos de autorização e pagamento de taxas para fazer qualquer coisa no Brasil e ainda tem gente que acha que aqui existe liberdade.

      Abçs!

  5. Avatar

    É como já disseram certa vez: “a saída para o Brasil fica no aeroporto”.

  6. Avatar

    Olá Investidor Internacional!

    É cara essa pergunta final, é a pergunta de um milhão de dólares! Concordo com você quanto ao deep state. Até me fez lembrar da eleição presidencial passada. Segundo turno dela as opções Aécio Neves e Dilma. Votei no picareta do Aécio, não pq acreditava nele, e sim pq eu não mais queria a Dilma lá.

    E sinceramente, acredito que a maioria vota sem acreditar nos pilantras. Apesar que há uma turma que segue uns como se fosse religião…

    Abraço!

  7. Avatar

    Concordo com a monarquia. Ela vem ganhando muita força. É o unico sistema em que há alguem preocupado com o longo prazo no Brasil!

    1. Investidor Internacional

      Olá Cássio,

      Bem isso. É justamente por pensar em “que país deixarei aos meus filhos?”, que a monarquia é algo que visa manter a ordem, a estabilidade e a continuidade.

      Já imaginou D. Pedro II sendo pego no grampo do Joesley? Não faz sentido, não é mesmo?

      Abçs!

  8. Avatar

    Condenar as instituições públicas como se o problema fosse a entidade privada ou pública, mas na verdade o problema são as pessoas. O privado corrompe o representante público e vice-versa. Se não fosse um grupo de pessoas, essa lava-jato não existiria. Precisamos fortalecer a família e educar nossos filhos, só assim teremos pessoas que não se deixam levar pela corrupção, seja no lado privado ou público.

  9. Avatar

    II,

    É .. .concordo … talvez nem daqui 200 anos isso tenha tomado jeito .. infelizmente …

    Abs,

  10. Avatar

    Boa tarde II. Já haviam me enviado pro meu whathsapp um texto refletindo sobre a verdadeira elite acima da elite de vitrine (presidente, ministros, governadores, deputados e senadores) e que acima voce chama de deep state. Na realidade essa matrix social com comportamentos, projetos e ideais quase que unanimes estão presentes em todo o planeta inclusive em países desenvolvidos. A diferença para o Brasil está no fato que aqui ela também inclui em seu bojo uma carga generalizada e descarada de corrupção. Mas como todo povo tem o governo que merece (o problema da corrupção neste país é cultural da mesma forma que o carnaval e a caipirinha)acredito ser muito difícil uma solução para um lado ou outro e se vier será para bem alem da vida de nossos bisnetos. Acho mais prático pensarmos em saídas pessoais se quisermos realmente ter e dar uma vida melhor a nós e nossos descendentes. Seu site é a verdadeira expressão disto que estou dizendo. Abs

    1. Investidor Internacional

      Olá Marcos,

      Na época da monarquia e dos militares não era assim tão disseminado como hoje.

      Veja as obras das Olimpíadas e da Copa, como estão deterioradas e como a ponte Rio-Niterói e a hidrelétrica de Foz continuam a todo vapor, só pra ficar em poucos exemplos.

      Mas você está certo. A saída pessoal é mais rápida e não requer que se movam montanhas.

      Abçs!

  11. Avatar

    Investidor Internacional,

    Infelizmente a população abraça mesmo a ilusão da democracia e da liberdade nesse país.

    Sempre os filhos, netos e bisnetos dos políticos seguem a carreira dos seus antepassados, o que por si só já atrapalha e muito o sistema como um todo, pois são pessoas, que já chegam no poder seguindo o exemplo dos seus familiares.

    Acho que o que falta mesmo nesse país é educação formal, educação política e financeira. Uma país que é conhecido como país do carnaval, das novelas e do futebol não parece ter muito interesse em ser um país sério perante a comunidade internacional.

    Em relação a corrupção, culturalmente o brasileiro gosta de levar vantagem, dar um “jeitinho”, o que não passa de corrupção também na área de abrangência de cada um. Isso é algo que precisa ser mudado urgentemente, pois talvez essa maneira de agir explique um pouco o motivo da situação atual do país em todos os sentidos.

    Abraços,

    1. Investidor Internacional

      Olá Rosana,

      As pessoas confundem democracia com liberdade. Acham que são livres só porque podem votar. Mera iliusão.

      Abordarei isso em breve.

      Eu até defende o “jeitinho brasileiro” em alguns casos. Naqueles em que a burocracia se torna tão complexa e cara, que não resta outra solução para o problema.

      Abçs!

  12. Avatar

    Isso pra não falar das tão idolatradas urnas eletrônicas que possivelmente já chegam aos locais de votação “enxertadas” com os nomes daqueles que devem vencer de qualquer jeito …, por que será que nos EUA ou Europa não adotam o mesmo sistema ? E os políticos ainda se ufanam em dizer que é porque eles não tem a nossa tecnologia e um monte de tolos acredita…!

    1. Investidor Internacional

      Olá ue ser,

      Verdade. Elas deveriam ser abolidas imediatamente. Só que quem controla o TSE não quer que isso aconteça.

      Mas o problema ainda é mais profundo do que isso.

      Abçs!

  13. Avatar

    Os mais antigos costumavam dizer que pregar um prego torto numa madeira não é fácil, é preciso muitas batidas, e em várias regiões, para que o prego fique preso corretamente.

    Acho que é o caso do Brasil. Nós somos um país com muitos problemas, acabamos por precisar de muita disciplina para se portar. Digo um estado onipresente? Não, de forma alguma, mas precisamos de uma rigidez social para que as pessoas andem na linha, infelizmente não somos pregos retos. É por isso que deveríamos ter continuado com a Monarquia, pois pelo menos, apesar dos problemas e falhas, havia ordem.

    Precisamos de liberdade, o povo precisa acostumar-se a ser livre, principalmente liberdade de mercado. Mas, como pregos tortos, precisamos de liberdade com os olhos atentos às atitudes que podem nos levar aos desvios de conduta moral.

    Eis o paradoxo do Brasil.

    1. Investidor Internacional

      Olá Anderson,

      Vejo essa disciplina muito aplicada em Cingapura.

      Mesmo com um certa restrição de liberdade em alguns pontos, conseguiram construir uma nação forte e desenvolvida.

      Abçs!

  14. Avatar

    Olá, Investidor Iternacional,

    infelizmente não podemos acabar com o “Deep State”. Ele é forte, poderoso, formado por muitos Doutores.

    Nunca ouvi falar de político honesto. Em que época existiu um? Em que país?

    No entanto, é possível imitar os Rolling Stones, o U2. Ou, num campo mais empresarial, o Google, a Apple. Podemos montar uma empresa no exterior e buscar vantagens fiscais pelo mundo todo. Se existe chance de abrir empresas na Suíça, em Hong Kong, nas ?Ilhas Cayman para que ficar preocupado com o Brasil? Para que ficar triste?? Parece perda de tempo.

    O bom capitalista procura as melhores oportunidades no mundo todo. Chora não adianta. Nem o Trump falou em ACABAR com os impostos, ele disse que pretende, um dia, talvez, quem sabe REDUZI-LOS. Melhor ter conta em país que cobra pouco ou nada.

  15. Avatar

    Ola Investidor Internacional

    Concordo plenamente com você, Emilio Odebrech disse que não tinha como fazer tais praticas no regime militar, e os militares ja estão dando sinais para o povo apoia los para agirem, quanto ao regime, poderá ser discutido depois dos militares colocarem a casa em ordem, Figueiredo certa vez disse em seu governo, um povo que nem sabe escovar os dentes não ira saber votar! Ou o povo acorda e sai da letargia ou veremos o país se desintegrar, O PSDB ja começou fazer propaganda para mudar o regime para Parlamentarismo, por que sera? Ja ficou público o FORO DE SP e a SMARTMATIC e que TODOS partidos fazem parte desse pacto de Lula e Fidel para comunizar os países da America Latina ou seja a briguinha deles é uma farsa. Busquem pelo video do General Mourão explicando sobre essa organização do narcotráfico, o povo esta aceitando tudo! Leiam a agenda dos partidos!!! Eu apoio a Intervenção Militar. Triste ver um pais com tanta grandeza, ser dizimado desse jeito.

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu