Eleições 2018: mais saúde, mais educação e mais mentiras

Destaque Eleições 2018

2018 é ano de eleição: Você está preparado?

Existe um programa na TV por assinatura chamado “Trabalho sujo” (Dirty Job no original). Neste programa, o apresentador Mike Rowe realiza e mostra com detalhes todos os processos envolvidos em alguns trabalhos insalubres, que ninguém gostaria de fazer. Mostra desde quem precisa fazer inseminação artificial em vacas usando o próprio braço, até quem executa hipotecas em casas cheias de ratos, baratas, ratos e fezes, sem falar na manutenção de encanamentos contaminados.

Eu me senti como Mike, quando assisti a horas de programas políticos dos últimos 29 anos para escrever este artigo. Pelo menos não tive que encarar nenhum cheiro desagradável, mas a poluição auditiva e visual de ver os candidatos  a presidente desde 1989 contarem aquele monte de conversa fiada pode ter danificado os meus tímpanos. Sem contar que alguns ainda estavam rodeados de comparsas que seriam presos pela polícia anos mais tarde.



Por uma questão de tempo, espaço e para não lhe submeter a tortura, optei por mostrar aqui apenas os programas dos candidatos efetivamente eleitos presidentes. Supostamente, eles deveriam ter cumprido aquelas promessas. E também porque não acho que você estaria interessado em saber, por exemplo, que o candidato Marronzinho em 1989 obrigaria a Petrobrás a escavar o Nordeste e o Vale do Jequitinhonha em busca de água.

Já coloquei no artigo Democracia é um golpe a minha opinião sobre toda a farsa envolvida nesse modelo que é adotado pelo Brasil. Já no artigo Ter esperança ou encarar a realidade mostrei porque trocar um presidente não resolve toda a podridão que está enraizada no sistema estatal há décadas.

Não deixa de ser didático ver com seus próprios olhos que mudam os rostos, mas não mudam as mentiras, que o Brasil está sempre mudando para continuar igual e que a cada 4 anos a esperança é renovada para mais tarde o povo decepcionar-se novamente.

Com a palavra, então, os presidentes eleitos no Brasil dos últimos 29 anos:

Fernando Collor em 1989

“Juntos construiremos um Brasil novo, um Brasil socialmente justo.”

“Nós temos a melhor proposta para o país e porque temos capacidade para governar. Porque temos um programa de governo claro e definido, voltado para a diminuição das desigualdades, para as ações sociais que acabem com a miséria e a fome e sobretudo para um combate a inflação que garanta o salário do trabalhador. ”

“Queremos um Brasil mais justo para todo o povo e não apenas para uma pequena parcela da população. Queremos um Brasil do qual nos orgulhemos, onde nenhuma criança, nenhuma família mais passe fome.”

“Eu vou fazer o Brasil onde vale a pena ser honesto. É esse o Brasil que nós queremos. É esse o Brasil que nós vamos fazer. O Brasil onde todo mundo tem coragem de insistir na luta. Onde vale a pena lutar. Pela primeira vez depois de tantos anos. Você vai ter no governo gente que pensa assim, igual a você. Vai valer a pena ser honesto sim e lutar, porque agora chegou a nossa vez.”

[fusion_youtube id=”MrIwi-mZYhI” alignment=”center” width=”560″ height=”315″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Fernando Henrique em 1994

“Nós definimos as 5 principais metas do meu governo, que são emprego, saúde, segurança, educação e agricultura.”

“Se eu for presidente é assim que eu quero trabalhar, com os governadores e prefeitos. Trabalhar com todos eles sem proteger e discriminar ninguém. Não interessa a política. O que interessa é resolver o problema das pessoas, principalmente das pessoas mais pobres da periferia.”

“É preciso investir mais em saúde? Claro que é preciso! A saúde precisa de dinheiro, de financiamento. Os técnicos do meu programa de governo são unânimes em afirmar que a saúde precisa de dinheiro. Para isso, é preciso retomar a revisão da constituição e é preciso fazer a reforma tributária.”

“Há mais verbas para a educação no Brasil do que a gente imagina. O problema é que essas verbas se perdem muitas vezes na burocracia e com o desperdício. Para que nós possamos melhorar a qualidade do ensino, pra que nós possamos treinar o professor, pagá-lo melhor, aí nós precisamos combater esse desperdício. Se nós fizermos isso, o que vai acontecer é que vai melhorar o ensino e a criança então se interessa pelo ensino e não há a repetência, que é o grande drama do ensino brasileiro.”

“Nós vamos criar milhões de empregos no Brasil. Você sabe como? O governo vai voltar a investir 15 bilhões de reais no sistema de transportes, em estradas, ferrovias, portos e hidrovias. Só na recuperação de estradas  vamos criar 150 mil novos empregos. Na agricultura é possível criar 3 milhões de empregos com irrigação, crédito e incentivo para as pequenas e médias propriedades.”

[fusion_youtube id=”CXZwmHvG-cI” alignment=”center” width=”560″ height=”315″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]



Lula em 2002

“Temos que encontrar novas soluções para os velhos problemas. Temos que mudar o atual modelo econômico. Temos que investir na produção, reduzir impostos, aumentar as exportações e reduzir os juros. Só assim a nossa economia vai voltar a crescer e a gerar os empregos que o povo brasileiro tanto precisa.”

“Vejas as minhas propostas:

-Estabelecer novo contrato social entre governo, empresários e trabalhadores, visando a retomada do crescimento econômico, geração de empregos e melhor distribuição de renda.

-Aumento das exportações

-Redução das taxas de juros

-Reforma tributária justa que desonere a produção

-Estímulo ao turismo, à agroindústria, à agricultura familiar e à reforma agrária.”

“Sei que vocês também querem a mudança do nosso país. Sei que vocês compreendem a necessidade do Brasil ter um governo que vai se preocupar com o desenvolvimento, com o futuro, mas que não vai esquecer os pequenos, os mais fracos, os famintos, sempre tão esquecidos.”

“Já estive 3 vezes no Vale do Jequitinhonha e nem que eu viva 100 anos vou conseguir me esquecer do que vi.”

[fusion_youtube id=”GYV-yFPcVN0″ alignment=”center” width=”560″ height=”315″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Dilma em 2010

“Pra você querer fazer isso, pra você achar que tem de mudar o seu país, você precisa ter uma relação afetiva com o seu povo também. E você tem sim, ou seja, tem que te incomodar afetivamente, não é só racionalmente, afetivamente a pobreza. Afetivamente, criança sem recurso. E a mim sempre afetivamente me tocou muito, uma coisa que eu vi muito isso, a humildade do povo.”

“São histórias assim que me dão a certeza: nós vamos conseguir erradicar a miséria no Brasil. Porque o brasileiro quando recebe apoio e atenção, vai em frente, luta e realiza seus sonhos. Nós criamos o Bolsa Família pra isso. Pra garantir esse primeiro incentivo que a pessoa necessita pra melhorar de vida. Ao mesmo tempo, geramos emprego, ampliamos o acesso ao crédito e criamos cursos de capacitação profissional para a nossa população mais carente

Eleições 2018“Eu tive o prazer de coordenar o PAC. Com essas obras nós vamos começar uma nova era de desenvolvimento nas regiões mais pobres do Brasil. Milhões de brasileiros terão direito a água para beber, plantar e produzir, terão direito no campo e na cidade, terão enfim uma vida mais próspera, justa e feliz.”

“O caminho para a gente erradicar a miséria no Brasil é esse. Levar o Bolsa Família para quem precisa. Expandir o emprego e os cursos  de capacitação profissional em todo o país. Fortalecer a agricultura familiar. Realizar obras que criam uma nova dinâmica econômica e social nas regiões mais carentes e investir boa parte das riquezas do Pré-Sal no combate à pobreza. É assim que vamos vencer a desigualdade social e fazer do Brasil um país muito mais forte.”

“Eu acredito que as empresas públicas desempenham um papel fundamental para o país. Foi assim que fortalecemos a Petrobras e alcançamos a autossuficiência na produção de petróleo e descobrimos o Pré-Sal. Foi assim que fortalecemos o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica e conseguimos vencer a crise mundial do ano passado.”

[fusion_youtube id=”RbURHG8SnOk” alignment=”center” width=”560″ height=”315″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

A miséria e o Vale do Jequitinhonha

Quer saber se o Vale do Jequitinhonha, que tanto preocupa os políticos, está parecido com a Dinamarca após tantos iluminados, preocupados em combater a miséria, terem ocupado a Presidência da República?

[fusion_youtube id=”UJBXr78_xpE” alignment=”center” width=”560″ height=”315″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Conclusão

Depois de ver tudo isso, não sei se é pra rir ou pra chorar. Eleições são um show de horrores, em que os seres mais abjetos da sociedade saem às ruas para beijar crianças e se colocar como a solução para todos os nosso problemas. O pior é que milhões de eleitores sempre caem nas mesmas mentiras. E nas eleições de 2018 não será diferente.

Quantas décadas de mentiras de políticos precisaremos escutar para entender que geração de empregos, melhora das condições sociais, segurança e melhor atendimento de saúde não virá de Brasília e nem do gabinete de nenhum político? Só existe prosperidade em países onde existe liberdade econômica, onde você é livre para trabalhar e produzir sem que o governo interfira e atrapalhe, sem que os políticos coloquem obstáculos para quem queira trabalhar, sem que saqueiem os cofres públicos. E isto está longe de acontecer no Brasil.

Não poderia deixar de dizer que após assistir dezenas de programas eleitorais, houve um candidato que não foi eleito presidente, mas que falou algumas verdades em 1989. E olha que ele tinha apenas 15 segundos:

“Atenção, daqui a exatamente 13 segundos, vai começar o espetáculo. É o filme bolorento da política tradicional brasileira. Propostas belíssimas. Nenhuma será cumprida. Aliás, sempre foi assim. O meu nome é Enéas!”




Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 23 comentários

  1. Sim, havia o Enéas, foi eleito deputado (mais votado em sua época), porém morreu de doença (pareceu até proposital)…

    Dá a impressão de que o país é sabotado de todas as formas possíveis e inimagináveis…

    Tá difícil….

    1. Investidor Internacional

      Olá Francis,

      O impeachment mesmo foi uma auto-sabotagem.

      Tirou um elemento (importante realmente), mas deixou toda a podridão lá.

      Abçs!

  2. Eu também acompanhei os últimos 30 anos da politica no Brasil, mas com este sistema politico, partidos politicos, urna eletronica e politicos que são semi presidiários.
    É a mesma coisa que enxugar gelo…

  3. É por isso que anulo meu voto todos os anos. São sempre as mesmas figurinhas “Salvadoras da Pátria”. Agora tem tbm a “bancada evangélica”. É muita porcaria junta.

  4. Eneas, nunca tive a oportunidade de votar nele, quando tirei meu titulo, logo apos ele faleceu :/ Eu realmente acreditava na inteligência e capacidade dele

    1. Investidor Internacional

      Olá João,

      Não concordo com algumas ideias dele, mas as colocações dele sobre o sistema político são certeiras.

      Abçs!

  5. Os políticos são o reflexo do povo, a democracia é a vontade da maioria, e em nosso país a maioria não é liberal na economia, pelo contrário querem que o estado forneça tudo.
    Aí fica impossível mudar.
    Mudanças só ara o vizinho.

    1. Investidor Internacional

      Olá Luis,

      O pior é que o povo é liberal, tanto que o mercado informal corresponde por grande parte da economia brasileira e é tábua de salvação para muitos.

      Só que grande parte dos brasileiros, incluindo os altos níveis de renda e escolaridade, ainda caem no conto do estado caridoso e provedor.

      Abçs!

  6. Investidor Internacional,

    Acredito que tudo o que você postou é reflexo da educação de péssima qualidade que possuímos no Brasil. Com a base arruinada, o que esperar do futuro?
    Lamentável…

    Abraços,

    1. Investidor Internacional

      Olá Rosana,

      Tem gente muito com pós-graduação, que acredita que o governo deve “garantir o mínimo para todos”. Esse mínimo inclui serviços de saúde, educação, saneamento básico e tudo que os políticos prometem na propaganda.

      Não se trata de educação, mas sim de mentalidade.

      Precisamos de uma mudança de mentalidade, em que saia o “governo precisa fazer tudo” e entre “o governo que me deixe em paz”.

      Abçs!

  7. Sempre bato na mesma tecla: o congresso os governadores e o presidente são um espelho moral do povo. O problema aqui é cultural, desde os mais simples ate os mais complexos que envolvem as roubalheiras que todos conhecemos. E não terá solução porque não somos uma nação mas sim um aglomerado de gente com os mais diversos anseios e interesses habitando o mesmo território geográfico.

  8. Como tenho mais idade que a maioria dos que estão lendo este post, digo com todo pesar e honestidade: nós não sairemos do buraco. Nenhum país sai da miséria se tiver mais da metade de sua população sendo analfabeta ou semianalfabeta. Há décadas ouço que o Brasil é o país do futuro. Bem, no futuro todos nós estaremos mortos.

  9. Não existe governo corrupto com povo honesto. Governo é reflexo da própria sociedade. Povo brasileiro não respeitas as regras mínimas de civilidade e não pode cobrar dos sucessivos governos que ele próprio elegeu. Todo mundo quer tirar alguma vantagem de algo e depois se vangloriar que é “esperto”, esse é o povo brasileiro.
    abs

    1. Investidor Internacional

      Olá Guilherme,

      Sim, mas não podemos jogar na conta do povo os bilhões de dólares desviados das estatais e dos órgãos públicos.

      Furar uma fila e não alertar para um troco recebido a mais são bem diferentes, por exemplo, de superfaturar a venda de ambulâncias para um hospital do estado.

      É preciso ter senso de proporção nessa horas.

      Abçs!

  10. O aspecto cultural impede o desenvolvimento de uma nação que se tornou independente sem um gota de sangue derramado(salvo o de Tiradentes).Um independência comprada com financiamento em bancos ingleses.Modelo cultural sedimentado na herança(maldita) portuguesa.

  11. Estava pesquisando, achei esse site e estou gostando…Acho que não há dúvidas de que um modelo de país como os nórdicos, os europeus e os EUA são excelentes, mas você não acha que é mais um conto achar que isso é possível no Brasil do dia para a noite? Feita exceção dos EUA (embora este carregue a história da Inglaterra no seu berço), na Europa houve sim historicamente fortíssima participação do estado no desenvolvimento dos países de lá, não podemos julgar o nível de desenvolvimento lá apenas pelo retrato que vemos hoje. O Brasil é subdesenvolvido, primitivo e injusto, há quem passe fome ainda. Por isso, infelizmente o estado ainda se fará necessário por um bom tempo e achar que podemos dormir como um país latino de 3° mundo e acordar como EUA só por migração para uma política mais liberal não deixa de ser mais uma armadilha. Abraço!

    1. Investidor Internacional

      Olá João,

      Seu comentário é ótimo, porque muitos acreditam neste paradoxo do estado grande nórdico com o desenvolvimento.

      Importante entender que nem sempre foi assim. Antigamente, os impostos e o welfare state eram menores na Suécia.

      O que não mudou foi o livre mercado e a baixa burocracia que eles praticam. Estão entre os primeiros do mundo em liberdade econômica.

      É isso que torna os países ricos e não um grande governo.

      Este vídeo é bem curto e didático.

      Você viu o maciço corte de impostos do Trump nos EUA? Viu o resultado? Mais investimentos no setor produtivo, criação de empregos e aumento de salários.

      É assim que precisa ser. Redução do estado. O estado é um parasita que se sustenta sugando recursos do setor produtivo. Não bastante isso, o setor produtivo brasileiro como um todo é bastante engessado. A burocracia e custos são enormes. Isso impede a geração de riqueza e a criação de empregos.

      Diria que essa burocracia sufocante do estado em cima dos empresário é até proposital, pois os políticos usam a retirada de certos impostos para favorecer certos setores e empresas. Lembra da redução do IPI para favorecer a indústria automobilística e os fabricantes de eletrodomésticos em 2012? Agora pergunta se o pequeno empresário, dono de padaria ou da barbearia recebeu alguma desoneração.

      Derrube as barreiras alfandegárias. Acabe com a CLT. Desregulamente todos os setores. Privatize todas as estatais. Tire qualquer entrave para a entrada de investimento estrangeiro. Derrube a carga tributária para no máximo 10%. Em 20 anos, nos tornaremos algo mais perto dos EUA do que da Etiópia.

      Abçs!

  12. Não foi bem o que quis dizer sobre os nórdicos, mas acabou que concordei plenamente com o que você falou. Sou a favor do estado mínimo a partir do momento em que ele é mínimo em carga tributária e arrecadação e deixa de sufocar trabalhador e empresários. O problema é que os Liberais tupiniquins aceitam essa Direita brasileira que quer implantar um estado mínimo apenas na hora de dar o retorno em educação, saúde e segurança ao cidadão. Muitos apoiaram essas reformas desse governo temer. E a reforma tributária?? Ninguém fala ou luta por isso…Complicado…

Deixe uma resposta

Postagens mais lidas

Postagens Recentes

Fechar Menu
INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Torne-se um investidor à prova de crises!
No Guia do Investidor Internacional você aprenderá
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
  • Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    BAIXE GRÁTIS
    Receba agora o Guia do Investidor Internacional gratuitamente.
      Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia do Investidor Internacional
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Guia da Bolsa de Nova Iorque
    A Bolsa de Nova Iorque é a maior bolsa do mundo em todos os aspectos

    Possui mais de 200 anos de história e 2.400 ações listadas

    Nela são negociadas ações e opções das maiores empresas do mundo
    É hora de investir nos Estados Unidos!
    No Guia da Bolsa de Nova Iorque você aprenderá:
    • A história da NYSE
    • Todos os segmentos de negociação atuais
    • O número de negócios diários e a liquidez dos ativos
    • As 20 maiores ações negociadas
    • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da Bolsa de Nova Iorque
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da NASDAQ
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Guia da NASDAQ
    A NASDAQ é a maior bolsa de tecnologia do mundo

    Fundada em 1971 como a primeira bolsa eletrônica do mundo

    Possui mais 3.900 ações listadas, incluindo Estados Unidos e Europa
    É hora de investir nos Estados Unidos!
    No Guia da NASDAQ você aprenderá:
    • A história da bolsa
    • Os principais índices acionários
    • As 20 maiores ações negociadas
    • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide das Finanças Pessoais"
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide dos Investimentos"
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Melhor ganhar em Dólar do que perder em Real!
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
  • Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    No Guia do Investidor Internacional você aprenderá
    Drop a line.
    This is Layered Popups' version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis.
    2016 (C) All rights reserved.