Melhores Podcasts

Veja agora os melhores podcasts que tenho escutado atualmente

Não sei se acontece com você, mas eu perco muito tempo no trânsito. É realmente um tempo perdido, onde não há muito o que fazer. Bom, era. Depois que eu descobri os podcasts, consegui transformar o tempo ocioso em uma experiência bastante proveitosa. Basta conectar o celular no som do carro para escutar os podcasts que eu quiser.

Não precisa ser exatamente no trânsito. Se você não é daqueles que passa horas acelerando e freando, pode escutar os podcasts em outros momentos, como enquanto aguarda sua mulher fazer compras, ou numa sala de espera, ou mesmo em casa. É uma alternativa e também uma complementação aos livros.

O que é um podcast?

Se você não sabe o que é um podcast, ele nada mais é que um programa de rádio online, cujos episódios você faz o download e escuta quando quiser. Para isso você precisa ter um software. No Mac é o iTunes, no Android eu uso o PlayerFM. Dentro de cada um, você pesquisa o podcast de seu interesse, seja pelo nome ou assunto e ao encontrá-lo, você assina. Sempre que surgir um novo episódio, ele baixa pra você. É bem simples.

Esse modelo torna muito mais fácil você escutar os programas na hora em que quiser. Inclusive os programas anteriores ficam disponíveis para download. É portanto bastante flexível e há assuntos para todos os gostos.

Não tenho acompanhado muito os podcasts brasileiros, com exceção de um, que coloquei abaixo. Então, se você tiver alguma dica de algum outro podcast brasileiro, fique à vontade para sugerir.

Bom, vamos aos melhores podcasts que tenho escutado:

1-Guten Morgen (Senso Incomum)

É o único podcast brasileiro da lista. É comandado pelo Flávio Morgenstein e aborda assuntos de política e história, entre outros. É um dos podcasts com capítulos mais longos, mas que vale cada minuto. Você vai entender muito mais sobre os assuntos do momento e poderá discordar com muito mais propriedade dos seus amigos do facebook.

Se você não assistiu a nenhum episóido, eu sugiro o capítulo 38 “O nazismo era de direita?”.

2-The Meb Faber Show

Eu já indiquei os livros do autor e gestor americano Mebane Faber aqui antes. Inclusive ele está disponibilizando quatro livros dele gratuitamente no site da Cambria. Clique neste link que os livros são ótimos.

Bom, quanto ao podcast, ele costuma discutir artigos científicos sobre finanças, entrevista gestores, autores de livros, discute estratégias de investimentos, fala sobre o mercado, etc.

O episódio clássico dele é sobre o artigo que ele publicou há cerca de 10 anos. É o de número 86, cujo título é “A quantitative approach to tactical asset allocation”.

3-Adventures in Finance

A empresa-mãe do podcast, a Real Vision, é como se fosse um Netflix das finanças, com séries, documentários e programas cobrindo o mercado financeiro. No podcast, em geral, são 3 apresentadores e mais os convidados. Eles procuram convidar mais de um por episódio para ver opiniões diferentes sobre o assunto. Discutem sobre diversos tipos de investimentos, como ações, renda fixa, ouro, além de falar sobre a economia e as mudanças no mercado.

O episódio 39 sobre Bitcoin é o que considero mais interessante, mas todos em geral são muito bons.

4-Masters of Scale

Este é o podcast mais novo entre os que acompanho. É apresentado por ninguém menos que Reid Hoffman, fundador do Linkedin e oráculo do Vale do Silício. Foi também membro da máfia do Paypal, conforme escrevi em texto anterior. Devo escrever um artigo só com os ensinamentos apresentados neste podcast, tamanha a qualidade do que é debatido. Ele só entrevista a nata da tecnologia e do empreendedorismo, Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg do Facebook, Eric Schmidt do Google, Brian Chesky do Airbnb, Howard Schultz do Starbucks, Reed Hastings do Netflix, o próprio Peter Thiel do Paypal, entre outros.

É até difícil recomendar um episódio para começar que eu irei sugerir o primeiro, com Brian Chesky, contando como jovens quebrados construíram uma empresa bilionária que foi disruptiva para a indústria hoteleira.

5-The Yaron Brook Show

Yaron é israelense baseado nos Estados Unidos e foi diretor executivo do Ayn Rand Institute de 2000 a 2017. Em vista disso, ele divulga o Objetivismo, filosofia criada pela autora de ‘A Revolta de Atlas’. Ele faz uma defesa ferrenha do capitalismo e da liberdade política e econômica.

Ele inclusive já esteve várias vezes no Brasil e participou do Fórum da Liberdade de 2018 em Porto Alegre. É difícil recomendar um episódio em específico, todos abordam assuntos bem parecidos. Como há muitas aulas e apresentações dele no YouTube, um dos que gosto é este vídeo abaixo:

Quando você achar que eu estou sendo muito “egoísta” em alguma opinião, muito é em virtude dele e por tabela de Ayn Rand.

6-The Tom Woods Show

Tom Woods é o apresentador de podcast mais produtivo de que eu tenho notícia. O programa é diário, de segunda a sexta, e já passa dos 1.100 episódios. Ele é formado em história por Harvard e possui mestrado e PhD, além de ser fellow senior no Mises Institute. Desta forma, ele é libertário e defende a escola austríaca de economia.

Um episódio interessante para começar é o de número 1060, chamado “Cliches of Statism, and how to answer them”, onde ele entrevista o escritor Stefan Molyneux.

7-The Tony Robbins Podcast

Tony Robbins é o mais famoso coach do mundo. Ele trabalha com os aspectos psicológicos da vida, da liderança e dos negócios. Também é autor de inúmeros livros best-seller.

Os episódios que eu recomento são a entrevista com Ray Dalio, “Success Strategies from a self-made billionaire”, de 17 de novembro de 2017 e a entrevista com Jay Abraham do dia 21 de junho de 2016. Ray Dalio é dono da Bridgewater e gestor responsável pelo maior Hedge Fund do mundo. Jay Abraham é especialista em marketing e guru dos gurus.

8-The Tim Ferriss Show

O podcast do Tim Ferriss é um dos mais assistidos do mundo e número 1 na área de negócios. Ele já entrevistou estrelas de todas áreas, como Arnold Schwarzenegger, Jamie Foxx, Edward Norton, Tony Robbins, Peter Thiel, Marc Andreessen, Reid Hoffman, Richard Branson, entre outros. Também é autor de livros, entre os quais o best-seller “Trabalhe 4 horas por semana”.

Existem muitos episódios bons, particularmente os 2 com o Arnold Schwarzenegger são muito interessantes.

Conclusão

Podcasts são uma forma nova de se manter informado e aprender muita coisa interessante. Se você for como eu, que gasta muito tempo no trânsito, é algo simplesmente necessário. É aproveitar um tempo que de outra forma, seria perdido. Esqueça a chateação das estações de rádio. Os podcasts têm muito mais a oferecer para quem está no carro e não quer se estressar com notícias políticas.

Como eu falei, só tenho escutado praticamente podcasts em inglês. Por isso é muito importante aprender o idioma até adquirir fluência. Sem saber inglês, você irá perder muito do conhecimento da humanidade. A quantidade de livros, artigos, podcasts e tudo mais na língua inglesa é muito maior que na portuguesa. Já escrevi sobre isso num dos artigos mais acessados do site, entitulado ‘8 conselhos financeiros que todo brasileiro deveria ouvir‘.

E você, tem algum podcast de que gosta e não foi citado? Coloque nos comentários.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 22 comentários

  1. Avatar

    Que lista!

    Indico o Resumo Cast – livros para empreendedores

    João e Gustavo discutem semanalmente um best seller de negócios

  2. Avatar

    Bom dia Raphael,

    Obrigado por compartilhar, vou ouvir quando estiver na esteira.

  3. Avatar

    Excelentes indicações.
    Pena que a maioria é em inglês..

  4. Avatar

    Gosto do podcast do Luciano Pires – CAFÉ BRASIL

  5. Avatar

    II, bom dia!
    ótima lista, mas preciso melhorar meu inglês para escutar todos eles hahaha

    outro em inglês e que você não listou é o Freaknomics. Também tem em áudio os vídeos da PragerU.
    Abraço!

    1. Investidor Internacional

      Olá Vida Rica,

      Não sabia que o freakonomics tinha podcast. Já li o livro há bastante tempo e gostei muito.

      Prager University é incrível. Depois farei uma lista dos canais de YouTube.

      Abçs!

  6. Avatar

    Todos do Luciano Pires:

    – Lidercast
    – Café Brasil
    – Cafezinho (episódios curtos de 2 minutos)

  7. Avatar

    Bom dia Investidor!!
    Ouço podcasts há alguns anos e já passei por vários, recomendo Motley Fool Money que me ajuda a entender um pouco o mercado americano, o brasileiro Naruhodo que responde perguntas com fundamento científico, e o Jorge Lucki da CBN pra aprender um pouco mais sobre vinhos, afinal não é só guardar dinheiro!! 🙂

  8. Avatar

    Olá II! Também uso o Player FM. Seguem mais algumas sugestões:

    – Instituto Mises – Bruno Garschagen
    – Pingos nos Is – ouço na academia no começo da noite
    – Luciano Pires, como comentaram
    – Sobre resenhas de livros, ouço de vez em quando também o Resumo Cast, mas acho eles um pouco “inocentes”. Tem a opção do “We study billionaires”

    Abraço!

  9. Avatar

    Olá! Assisto ao show semanal, que está aos poucos me ajudando a entender a dinâmica da economia global, Macrovoices, em https://www.macrovoices.com (Em inglês). É um programa semanal de análise de macro-economia americana/global, em um formato fechado de 3 partes, de +- 1h. Na primeira parte, os apresentadores dão opinião sobre os mecados na semana (Equities, Dolar, Petróleo, Ouro e Treasuries americanos). Na segunda parte, ocorre uma entrevista com algum especialista em temas macro escolhido para a semana. Na terceira, os apresentadores comentam sobre a entrevista e as vezes chamam outro convidado para fazer alguma complementação. Os apresentadores são pessoas experientes no mercado. Um (Erik Townsend) era dono de startup de programação nos anos 90, vendeu a compania por uma pequena fortuna e virou gestor de um fundo de investimentos, O outro apresentador é professor de estratégia de trade e dono site http://bigpicturetrading.com/.

  10. Avatar

    Outro top: Planet Money da NPR, discute finanças de forma bem divertida 🙂

  11. Avatar

    Opa, esta lista veio em boa hora.
    Também tenho uma indicação, é o podcast da Rio Bravo. Este pod cast é muito bom, antes era feito pelo Geraldo Samour que agora escreve no Brazil Jornal.
    https://soundcloud.com/riobravoinvestimentos
    Gosto tanto deste pod cast que estou reescutando todos, desde 2009, rs.
    Abraço!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu