Como abrir uma conta bancária no exterior – Parte 12

Mais duas opções de corretora para quem deseja ter uma conta no exterior

Se tem algo sobre o qual sou bombardeado de perguntas é se eu conheço o banco tal de determinado país. Realmente, existe uma infinidade de bancos em diversos países, que fica difícil conhecer todos. Entretanto, dentre todos aqueles que sou perguntado, uma corretora em particular é disparadamente a mais solicitada, a XP Securities.

É fácil compreender essa procura. Ter uma empresa brasileira, com funcionários que falam português, assessorando na administração de uma conta em outro país é algo que pode ajudar, particularmente aqueles com dificuldade em outro idioma. Além disso, existe o fator positivo de levar a reputação e a credibilidade alcançadas pela empresa-mãe.

Depois de muito tentar, eles finalmente responderam a um contato meu feito por fora do site. Conversei com alguns assessores com o intuito real de abrir uma conta para mim e as informações mais importantes sobre os serviços disponibilizados e seus respectivos custos estão abaixo.

De quebra, consegui informações sobre uma corretora americana muito conceituada e ganhadora de diversos prêmios. É uma corretora muito indicada particularmente para quem é trader frequente e precisa de agilidade e ferramentas próprias para montar operações.



XP Securities

A XP Securities faz parte do grupo XP Investimentos, fundado em 2001 na cidade de Porto Alegre. Hoje o grupo todo conta com mais de 600 mil clientes e possui mais de 150 bilhões de ativos sob custódia. Do que eu conheço das corretoras brasileiras, não tenho medo de dizer que a XP é a mais completa.

A parte internacional do grupo possui escritórios em Nova Iorque, Miami, Londres e Genebra. A XP Securities é a que fica nos Estados Unidos e a XP Europa a que fica no velho continente.

O escritório da XP Securities em Nova Iorque lida com clientes institucionais e o de Miami com clientes individuais. É uma corretora registrada na SEC e membro da FINRA, NFA e SIPC, os órgãos mais importantes relacionados a atividade bancária e financeira nos Estados Unidos.

A XP Securities tem parceria com a Pershing, do grupo BNY Mellon e uma das maiores custodiantes do mundo, além da Interactive Brokers, uma das maiores corretoras dos Estados Unidos, que você já conhece de artigo anterior.

XP SecuritiesO Cliente escolhe qual plataforma deseja usar em seus investimentos. Se o modelo da Pershing ou o modelo da Interactive Brokers.

O sistema da Pershing atua como uma plataforma de fundos. É possível escolher entre milhares de fundos de mais de uma dezena de gestores, como JP Morgan, PIMCO, Morgan Stanley, entre outros.

A partir da escolha dessa plataforma, o processo de investimento da XP começa com a análise do seu perfil de investidor. A partir dessa análise e da avaliação do comitê geral de alocação (formado por executivos e especialistas da empresa), é montado um portfolio de fundos.

Além disso, é possível mesclar os fundos com investimento em ações, ETFs, REITs e Bonds. Essa compra direta é sempre realizada via assessor de investimentos.

Os custos principais envolvidos nesse modelo são 1% de entrada nos fundos Classe A + a taxa de administração do fundo, corretagem mínima de 100 dólares em Bonds, de 50 dólares em ações americanas e 75 dólares em ações internacionais. A cobrança de 200 dólares anuais de manutenção da conta foi retirada há alguns dias e não existe mais.

Já a plataforma Interactive Brokers é voltada para quem deseja operar por conta própria. A XP ajuda na abertura da conta, mas o resto é com você. O suporte é feito pela própria Interactive Brokers.

Neste caso não há cobrança de manutenção da conta e a corretagem mínima é de 7,90 dólares nas ações e 5 dólares nas opções. Este modelo não oferece a opção de fundos de investimento.

A XP também disponibiliza um cartão de crédito da bandeira American Express. A anuidade varia de 150 a 3.000 dólares por ano dependendo do modelo.

Pra finalizar, é preciso dizer que independente da plataforma, o valor mínimo de aplicação incial é de 50 mil dólares.



Tradestation

A Tradestation é uma corretora norte-americana, subsidiária do grupo japonês Monex, que utiliza modernos rescursos voltados a trading, tanto para investidores individuais, quanto institucionais, sejam eles baseados nos Estados Unidos ou não. Você pode abrir conta pessoa física como não residente e também para uma empresa offshore incorporada em outro país.

Ela fornece acesso às principais bolsas dos Estados Unidos e suas ferramentas permitem que se monte, teste, otimize, monitore e automatize as estratégias de trading, quer sejam com ações, opções ou no mercado futuro. Assim, você tem o melhor dos dois mundos. Pode montar uma carteira de ações e ETFs para longo prazo ao mesmo tempo em que reserva parte do dinheiro para trades de curto prazo.

Você pode tanto operar do seu computador, quanto do smartphone, já que é disponibilizado um aplicativo chamado TradeStation TradingApp® que permite montar e acompanhar as operações em tempo real.

Existem 14 tipos de contas diferentes (simples, conjunta, corporativa, etc) e uma delas pode ser a ideal para as suas necessidades. Também há planos de corretagem indicados de acordo com o volume de operações do investidor.

Uma função interessante é a que permite você testar uma estratégia antes de aplicá-la usando dinheiro real. Além disso, uma outra ferramenta chamada RadarScreen® possibilita o monitoramento do mercado, facilitando a descoberta de oportunidades de trade em tempo real.

O vídeo abaixo mostra maiores detalhes sobre essa ferramenta:




A parte educacional também não é deixada de lado. Existe bastante material de apoio para trader, além de webinários com os especialistas da área. Além disso, em dias de pregão transmitem para os clientes um programa com as principais informações do mercado financeiro, chamado Morning Market Briefing, que começa meia hora antes da abertura das bolsas americanas.

No que se refere ao home-broker, a corretora até fornece gratuitamente alguns dados de cotação em tempo real, o que não é comum nos mercados americano e europeu. Entretanto, para quem faz trade de curto e cutíssimo prazo, é de grande valia assinar os demais níveis de cotação e informação do book.

O nível 2 fornece as ordens nas pontas do book e a cotação em tempo real. Para a NASDAQ, existe a opção do TotalView®, que permite ver o book inteiro e em detalhes para cada ação. Para quem opera através de uma empresa, o custo desses dados acaba sendo maior, já que você acaba sendo enquandrado na categoria de investidor profissional.

O custo das operações é bem acessível. A corretagem para ações é de 5 dólares. Para opções, é cobrado os mesmos 5 dólares e mais 50 centavos por contrato. No mercado futuro é cobrado 1,50 dólar por contrato.

Como se não bastasse, ainda é possível investir em fundos de investimento (mutual funds) de dezenas de gestores, incluindo Blackrock, Fidelity, Franklin Templeton, Gabelli, Janus, Pimco, entre outros. Também se pode operar bonds, sejam eles governamentais ou corporativos. O custo em cada caso é de 14,95 dólares. Soma-se 5 dólares ainda para cada bond negociado.

Então, como eu falei, a corretora oferece as ferramentas necessárias para todos os tipos de trader a um custo bem acessível e a sua plataforma já foi diversas vezes premiada pelas publicações financeiras americanas. Na própria página da Nasdaq, a corretora aparece em destaque como parceira, juntamente com a Interactive Brokers.

Conclusão

São duas instituições financeiras sediadas nos Estados Unidos e voltadas para públicos diferentes. A XP Securities está focada em investidores de maior poder aquisitivo, que querem uma assessoria individualizada e acesso a uma plataforma de fundos completa. A TradeStation atende a todos os tipos de investidores, com especial atenção aos traders, que gostam de operar com maior frequência e querem fazer uso de ferramentas mais avançadas.

Se você se encaixa em algum desses perfis, pode valer a pena entrar em contato e ver em maiores detalhes o que a corretora oferece. Se não se encaixa, pode conferir a página de bancos internacionais, onde há uma lista com diversas instituições financeiras que podem ser adequadas ao que você procura.

Caso tenha alguma opinião ou dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários.




By |2018-06-18T21:33:34+00:0010 de junho de 2018|Banco, Corretora|22 Comments

22 Comments

  1. fabio 11/06/2018 at 08:02 - Reply

    Raphael, caro amigo!

    Bom dia!

    Continuamos no aguardo de alguma forma de assessoria tua e /ou de sua equipe em alguns dos bancos mais “accessíveis” da sua brilhante lista de opções.

    Abraço.
    f

  2. marcos celio carvalho defina 11/06/2018 at 08:08 - Reply

    Bom dia, II. Vem em bom momento esse post pois estou abrindo uma conta na XP Investiments já que tenho um longo relacionamento com a XP brasileira e não tenho muito do que reclamar, a não ser de algumas assessorias um tanto negligentes com o cliente, o que não te impede de trocar de assessoria quando quiser.Vou abrir conta na PF e me informaram que posso começar com USD 30000. Achei apenas o valor de 7,90 dolares por transação mais altos do que cobra a propria IB, só que como disse terei o respaldo de uma instituição brasileira sólida e não precisarei abrir conta no exterior sem incorrer nos custos que isso tambem implica. Alem do que creio que compras de ativos no exterior devem ser feitas apenas com valores mínimos um pouco maiores devido a esses custos e os de remessa que teremos. Grande abraço.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/06/2018 at 23:53 - Reply

      Olá Marcos,

      O importante é saber que a instituição oferece e quanto ela cobra.

      Se for adequado a você, não vejo problema. Claro que alguns detalhes de atendimento só sendo cliente pra saber.

      Abçs!

  3. Antonio Freitas 11/06/2018 at 11:54 - Reply

    Mais um parabéns pelas informações.!
    Mas quando eu abrir uma conta, vou fazer em um banco. O CIM bank até agora foi o que gostei mais.
    Para quem vai viajar, necessita de um cartão, etc.
    Novamente Parabéns

  4. Rodrigo 11/06/2018 at 15:30 - Reply

    Olá investidores! Sou cliente da Interactive Brokers desde fevereiro/2018 e estou muito satisfeito. Abri a conta direto no site da IB sem intermediários e não tive problemas. O processo de abertura foi muito rápido. Preenchi o cadastro no domingo e no dia seguinte a conta estava aprovada. Tinha conta na DriveWealth (DW) desde setembro/2017 e fiz um ACATS (transferência de custódia automatizada) para IB que demorou 2 dias para os dólares e mais 2 dias para as securities. A corretagem para ações/ETFs/REITs/MLPs é de USD 1.00. Para opções é de USD 2.00. É possível comprar ouro e prata custodiado em Londres com taxa de custódia de 0,1% ao ano (isso mesmo “ao ano”) e corretagem de USD 2.00 por onçatroy. Os metais preciosos podem ser retirados fisicamente em Londres por requisição se assim desejar. Um ponto negativo da abertura de conta é que precisa transferir USD 10k podendo ser parte em dinheiro parte em securities de outra corretora. O sistema de segurança da IB é excelente com checagem de autenticidade via celular (biometria) tanto no site quanto direto no app do celular que por sinal é o melhor app de corretora que já usei. A análise de portfólio da IB (incluida na conta) já ganhou prêmios e é muito boa mesmo. Recomendo que se o investidor não tem ainda os USD 10k exigidos, abra uma conta numa corretora econômica e fácil como a DW e depois faz um ACATS para a IB. A DW cobra USD 100 pelo ACATS se houver ADRs e USD 50 se apenas securities americanas. É caro mas vale à pena. A IB não cobra para enviar nem para receber o ACATS. Outras vantagens da IB: 1) não cobra ACH de transferências bancárias nem para enviar nem receber (até 1/mês é gratuita) 2) após USD 100mil na conta o moneymarket é ativado 3) após USD 50 mil na conta pode-se alugar as ações por uma taxa competitiva 4) há taxa mensal de manutenção de USD 10.00 porém as corretagens são deduzidas da mesma. Então se o investidor aplica todo mês ainda que menos de USD 5.00 em corretagem, a taxa mensal cobrada continua sendo muito econômica. Os dividendos acabam pagando a taxa sem vc perceber e se usar os USD 10 em corretagem é como se não houvesse taxa mensal. Aproveito para agradecer ao site do Investidor Internacional que tem me ajudado a investir cada vez melhor. Por causa deste site assino o Sure Dividend (análise de ações nos EUA) o qual recomendo fortemente e tb foi por causa deste site que abri conta em banco no exterior. Poucos brasileiros conseguem perceber as vantagens em investir no exterior. Um dia tomei coragem e não me arrependo. Nosso país infelizmente é muito instável e é muito válido e seguro diversificar os investimentos no exterior. Abraço e bons investimentos!

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 11/06/2018 at 23:48 - Reply

      Olá Rodrigo,

      Muito obrigado pelas informações.

      Enriqueceu demais o que sabemos sobre a correta. Só sendo cliente pra descobrir tudo.

      Abçs!

    • senor 12/06/2018 at 15:26 - Reply

      com relação à IB, há um waiver também do custo de custódia pra contas acima de 100k não?

  5. Francis 11/06/2018 at 17:21 - Reply

    Muito bom! Grato por compartilhar estas informações.

    Fiquei interessado na Tradestation. Saberia dizer se é fácil abrir conta nesta corretora?

  6. Messias 12/06/2018 at 00:10 - Reply

    Muito legal a ideia de nos facilitar os investimentos fora do BR! Parabens!

    Mas nao recomendo a XP – atendimento ruim, demorado e agora eles se assemelham muito aos grandes bancos – só se interessam por vc se tiver alguns milhoes sobrando, menos que isso, eles ignoram. Já tive reunioes presenciais na Faria Lima com eles e tive a mesma sensacao.

    Obrigado pelo artigo. Vou buscar a Tradestation

  7. Gustavo 12/06/2018 at 16:24 - Reply

    Há algum tempo tentei abrir uma conta numa corretora canadense, já pensando que vou morar lá de 2019 a 2021 no mínimo. Sem nenhum conhecimento, quase desisti. A escolhida foi a Questrade, após preencher tantos documentos para abertura de uma conta TFSA, quando terminei tudo, me informaram que para esse tipo de conta eu teria que ter um canadian social number. Como não tenho, pois moro no Brasil. Parti para uma Margin account, com tudo preenchido e documentos enviados, me pediram um Attested valid ID, sendo que um agente mais perto do Brasil, segundo eles era na Colômbia. Definitivamente estava desistindo de abrir uma conta no exterior quando descobri esse site. Li todas as opções para abertura de contas, são tantas que ainda estou indeciso! Mas gostaria de saber se todas me exigirão esse Attested valid ID? Obrigado por compartilhar valiosos conhecimentos!! Abs

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 12/06/2018 at 23:28 - Reply

      Olá Gustavo,

      A maioria dos bancos que mostro abre tranquilamente contas para não residentes. Se não abrir é por mudança de política.

      Abçs!

  8. francisco 13/06/2018 at 00:02 - Reply

    Estou preocupado com a questão tributária. Tipo, se vc faz a transferência de 100 mil, e declara todos os anos 100 mil; a Receita pode oficiar o banco americano para informar o saldo? eles responderiam? Porque se vc continuar recolhendo impostos sobre os lucros, a atratividade diminui bastante.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 17/06/2018 at 18:43 - Reply

      Olá Francisco,

      Eu sugiro que se faça a declaração sempre nos termos corretos.

      Só a variação cambial que temos presenciado já compensou qualquer custo com impostos ou corretagem.

      Abçs!

  9. marcos celio carvalho defina 13/06/2018 at 07:46 - Reply

    Bom dia, II. Sobre a IB gostaria de saber se podemos receber os valores resgatados da mesma pela Remessa on Line? Saberia dizer?
    Abs

  10. Luis Renato 18/06/2018 at 13:00 - Reply

    Boa tarde,

    O que você sobre abrir conta em bancos portugueses? Exemplo: Millenium BCP ou Caixa Geral de Depósitos que tem escritórios no Brasil.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 18/06/2018 at 13:22 - Reply

      Olá Luis Renato,

      Eu não confio em bancos portugueses. O sistema bancário e o governo do país possuem contas em mal estado.

      A não ser no caso de deixar pouco dinheiro para uso do cartão, não vejo razão para ter conta lá.

      Abçs!

  11. NEI 19/07/2018 at 13:09 - Reply

    Ajuda do Investidor Internacional ou Rodrigo, estou acompanhando o site na intenção de abrir conta numa corretora nos estados unidos para negociar ações.
    Uma questão que vem a cabeça como preocupação é no caso do meu falecimento. Como ficaria a questão tributária de inventário do saldo em conta na corretora nos EUA bem como ações compradas? Inclusive questões de acesso à corretora para trazer estes valores para o Brasil, etc…
    obrigado
    neisander

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 19/07/2018 at 14:14 - Reply

      Olá NEI,

      É um assunto bem complexo. Nos diversos artigos que li, entende-se que bens no exterior não entram no inventário brasileiro e devem ser partilhados de acordo com as leis do país onde estão.

      A parte prática e passo a passo de todo esse processo somente com advogado especializado.

      Abçs!

Leave A Comment

INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia do Investidor Internacional
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
E-BOOK GRÁTIS
Cansado das turbulências político-econômicas do Brasil?

Receoso da dívida pública que não para de subir?

Preocupado com aumento de impostos sobre investimentos e movimentações financeiras?
Torne-se um investidor à prova de crises!
No Guia do Investidor Internacional você aprenderá a:
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
BAIXE GRÁTIS
Receba agora o Guia do Investidor Internacional gratuitamente.
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Guia da Bolsa de Nova Iorque
A Bolsa de Nova Iorque é a maior bolsa do mundo em todos os aspectos

Possui mais de 200 anos de história e 2.400 ações listadas

Nela são negociadas ações e opções das maiores empresas do mundo
É hora de investir nos Estados Unidos!
No Guia da Bolsa de Nova Iorque você aprenderá:
  • A história da NYSE
  • Todos os segmentos de negociação atuais
  • O número de negócios diários e a liquidez dos ativos
  • As 20 maiores ações negociadas
  • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da Bolsa de Nova Iorque
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da NASDAQ
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Guia da NASDAQ
A NASDAQ é a maior bolsa de tecnologia do mundo

Fundada em 1971 como a primeira bolsa eletrônica do mundo

Possui mais 3.900 ações listadas, incluindo Estados Unidos e Europa
É hora de investir nos Estados Unidos!
No Guia da NASDAQ você aprenderá:
  • A história da bolsa
  • Os principais índices acionários
  • As 20 maiores ações negociadas
  • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide das Finanças Pessoais"
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide dos Investimentos"
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.