Illumina

No setor do futuro, a Illumina apresenta resultados hoje

Poucas coisas dão tanta satisfação no mundo dos investimentos quando você investe na empresa certa do setor certo. Como eu já falei na série de artigos sobre tecnologia, verdadeiras revoluções estão acontecendo no mercado, bilhões de dólares estão sendo gerados, enquanto você se preocupa com quem será candidato a vice-presidente na chapa de fulano.

Dentro do mercado de tecnologia, um segmento em específico tem feito a alegria de investidores do mundo inteiro há pelo menos 20 anos. Este segmento é o de biotecnologia e as estrelas desse segmento têm se sobressaído ainda mais.

Os números falam por si só. No gráfico abaixo temos a variação de preço da ação da Illumina (ILMN), do ETF de biotecnologia SPDR S&P Biotech (XBI) e do ETF que segue o índice S&P 500 (SPY). A data inicial é o dia da criação do ETF mais novo, o de Biotech.

Illumina

Evolução de preço das ações de Illumina, SPDR S&P Biotech STF e S&P 500 ETF.

O ETF de biotecnologia rendeu 3 vezes e meia o ETF de mercado amplo mais popular que segue o índice S&P 500. A ação da Illumina subiu quase 21 vezes mais!

Você deve estar se perguntando: “O que essa empresa faz, afinal?”

É o que você irá saber agora.




O negócio da Illumina

A Illumina foi fundada em 1998 em San Diego, na Califórnia. Hoje é líder no desenvolvimento, fabricação e venda de produtos e sistemas integrados para análise genética. São ferramentas que nos aproximam cada vez mais da medicina personalizada.

De forma mais simples, o objetivo da empresa é tornar acessível a análise individual do genoma para prever e tratar doenças de maneira personalizada.

Vou dar dois exemplos:

Um bebê nasce e começa a apresentar falhas de desenvolvimento. Passa por diversos médicos e faz muitos exames. O primeiro médico dá um diagnóstico e mais tarde outro sugere se tratar de uma doença diferente. Passa-se meses e anos e a situação vai evoluindo mal até que o diagnóstico final é fechado. Só que é tarde demais, a criança já apresenta sequelas irreversíveis e o tratamento nesta fase já não dá tantos resultados.

Um outro bebê nasce. Tem o sangue colhido para um estudo genético que visa identificar determinadas doenças. O resultado sai e o bebê apresenta a mesma doença do bebê anterior. O tratamento é iniciado e ele se desenvolve sem sequelas.

Fantástico, não?

Agora veja abaixo o custo para se fazer um teste genômico:

Illumina Teste Genoma

Evolução do custo dos testes genômicos

O objetivo da Illumina é reduz o custo para menos de 100 dólares no curto prazo. Ela quer popularizar esse tipo de exame e fazê-lo entrar na rotina de exames de pacientes do mundo todo.

A análise do genoma também pode ser usada em oncologia, estudos populacionais, seleção de animais em pecuária, análise forense, entre outras, incluindo aquele onde você descobre de quais povos e continentes a sua família e os seus genes vieram.

Um exame que já faz parte da rotina de alguns centros chama-se NIPT (Non-invasive prenatal testing), ou teste pré-natal não-invasivo. Ele é realizado simplesmente pela análise do sangue de gestantes, sendo capaz de identificar problemas genéticos fetais. Ele detecta fragmentos de DNA fetal no sangue materno e analisa quanto a ocorrência de síndrome de Down e outras alterações semelhantes. Substitui testes mais invasivos que requerem punções diretamente na placenta ou no líquido amniótico.

Se você considerar a quantidade de mulheres grávidas e o número de nascimento de bebês por dia (355 mil) no mundo, já consegue enxergar o tamanho desse mercado.

Pra fechar com chave de ouro não custa lembrar que a empresa fabrica não só os equipamentos, como também os kits de reagentes usados nos testes. Não só lucram com a venda, mas acima de tudo com o funcionamento deles.

Os números não mentem

Os resultados da empresa nos últimos 11 anos impressionam e estão na imagem abaixo. Crescimento médio da receita de 22% ao ano e fluxo de caixa livre 11 vezes maior hoje:

Illumina Receita

O resultado do segundo trimestre de 2018 foi divulgado no dia 30 de julho último. A receita veio 25% maior, o lucro líquido subiu 63%, o lucro por ação subiu 62% e o fluxo de caixa operacional aumentou 65%!

A expectativa do mercado era de U$ 1,11 de lucro por ação. Veio U$1,43. A receita veio de U$830 milhões, ou U$43 milhões acima do que a média dos analistas previam.

A lucratividade da empresa impressiona. Margem operacional de 27%. Margem líquida de 20%. ROE de 22%. Para uma empresa de biotecnologia, onde o custo com pesquisa e desenvolvimento é grande, são dados de encher os olhos.

Por outro lado, uma empresa assim atrai muitos investidores e o preço da ação já não é tão vantajoso quanto já foi um dia. Atualmente negocia a índice Preço/Lucro de 75, Owner Earnings Yield de 1,4%,
Preço/Fluxo de Caixa Livre de 65, Valor da Firma (EV)/EBITDA de 45 e índice PEG de 2,6.




Conclusão

A Illumina é uma das empresas de maior sucesso no ramo da biotecnologia. Por mais que a empresa tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, ainda há muito o que percorrer. O mercado é imenso e a revolução genômica na medicina está apenas começando.

Pense nas mudanças que os antibióticos e as vacinas provocaram no passado. A medicina genômica promete evoluções semelhantes em um espaço de tempo ainda menor.

É impossível uma empresa neste nicho aparecer no Brasil e ter as ações negociadas na Bovespa. Como ela, existem diversas outras neste segmento, seja na Europa, Estados Unidos e Japão. Elas estão criando produtos e serviços tecnológicos que serão massificados no futuro e gerarão bilhões aos seus acionistas. Resta saber se você vai quer participar disso ou não.


Quer ser avisado quando um novo artigo for publicado? Assine a lista de e-mail abaixo.




By |2018-08-05T19:38:06+00:005 de agosto de 2018|Ações|6 Comments

6 Comments

  1. Rafael 06/08/2018 at 08:28 - Reply

    Bom dia!
    Parabéns pelo ótimo trabalho, tenho acompanhado e lido todo conteúdo publicado.

    Queria saber se possui algum artigo no site ou em outras fontes que recomenda para aprendizado de Análise Fundamentalista para entender perfeitamente os dados que citou neste artigo:

    “Preço/Lucro de 75, Owner Earnings Yield de 1,4%, Preço/Fluxo de Caixa Livre de 65, Valor da Firma (EV)/EBITDA de 45 e índice PEG de 2,6.”

    Obrigado!

  2. Patrick 06/08/2018 at 11:35 - Reply

    Ola Rafael a duvida è o que garante que essa empresa estará fora do mercado daqui 1 a 5 anos?
    Qual a escala da empresa?
    Qual o “moat”?
    Ela pode – se investir por BdR?

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 06/08/2018 at 11:47 - Reply

      Olá Patrick,

      Dê uma lida no artigo sobre como escolher as melhores ações.

      É preciso identificar e acompanhar a evolução da empresa em diversas frentes.

      Quanto à Illumina, veja que a cada nova geração, ela derruba o custo da análise e planeja continuar derrubando até abaixo de 100 dólares.

      Até aqui ela foi perfeita e tem conseguido inovar. Não dá pra afirmar 100% que conseguirão inovar tanto quanto já fizeram, mas como eu falei é preciso acompanhar o guidance da empresa e ver se eles cumprem.

      Eu não creio que haja um BDR.

      Abçs!

  3. marcos celio carvalho defina 10/08/2018 at 10:22 - Reply

    A empresa é robusta, inovadora e tem um grande futuro pela frente. O problema que vejo pra nós, investidores em geral e principalmente por estarmos no Brasil e ainda desempenharmos profissões que nos demandam muito, é ter o tempo e o background para optarmos por uma dentre tantas ações desconhecidas do mercado mundial. É como procurar uma agulha de ouro num palheiro gigantesco. Uma coisa é comprar ações de empresas que já ganharam fama, lucratividade e resiliencia (Apple, Amazon, etc…), outra coisa é selecionarmos uma outrora small cap americana que se tornou uma empresa de ponta. A tarefa não é fácil. Abraços e parabens pelo conteúdo.

    • Investidor Internacional
      Investidor Internacional 10/08/2018 at 11:13 - Reply

      Olá Marcos,

      Exatamente. Fique atento no seu e-mail que eu irei lhe mostrar como encontrar essas empresas que não estão nos holofotes.

      Abçs!

Leave A Comment

INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia do Investidor Internacional
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
E-BOOK GRÁTIS
Cansado das turbulências político-econômicas do Brasil?

Receoso da dívida pública que não para de subir?

Preocupado com aumento de impostos sobre investimentos e movimentações financeiras?
Torne-se um investidor à prova de crises!
No Guia do Investidor Internacional você aprenderá a:
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
BAIXE GRÁTIS
Receba agora o Guia do Investidor Internacional gratuitamente.
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Guia da Bolsa de Nova Iorque
A Bolsa de Nova Iorque é a maior bolsa do mundo em todos os aspectos

Possui mais de 200 anos de história e 2.400 ações listadas

Nela são negociadas ações e opções das maiores empresas do mundo
É hora de investir nos Estados Unidos!
No Guia da Bolsa de Nova Iorque você aprenderá:
  • A história da NYSE
  • Todos os segmentos de negociação atuais
  • O número de negócios diários e a liquidez dos ativos
  • As 20 maiores ações negociadas
  • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da Bolsa de Nova Iorque
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da NASDAQ
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Guia da NASDAQ
A NASDAQ é a maior bolsa de tecnologia do mundo

Fundada em 1971 como a primeira bolsa eletrônica do mundo

Possui mais 3.900 ações listadas, incluindo Estados Unidos e Europa
É hora de investir nos Estados Unidos!
No Guia da NASDAQ você aprenderá:
  • A história da bolsa
  • Os principais índices acionários
  • As 20 maiores ações negociadas
  • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide das Finanças Pessoais"
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide dos Investimentos"
*Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.