A primeira história do mercado financeiro totalmente honesta

Essa história é para você que acompanha as notícias do mercado diariamente

Publicado originalmente por Vinnie Foster Wynans III, reporter do Wall Street Journal

O mercado subiu forte esta manhã por razões que ninguém compreende e ninguém previu. Os analistas da CNBC confidencialmente asseguraram que esta alta tinha a ver com a oferta monetária do Senegal, mas outros apontaram para a revisão dos números mensais mostrando fraca temporada de pesca do atum na costa peruana.

O Dow Jones caiu no fim da manhã devido a realização de lucros – que é uma frase sem sentido que nós jornalistas usamos quando não sabemos o que dizer.

Por volta do meio dia, as ações de tecnologia subiram forte (talvez resultado de devolução dos lucros?) antes que uma onda de vendas derrubasse os preços. Esta onda de vendas foi milagrosamente encontrada por uma onda de compras, já que para cada transação existe um comprador e um vendedor.

De qualquer forma, foi um dia normal em Wall Street. A relação entre as ações que subiram e as que caíram foi de 4 para 1, o mercado de renda fixa foi incompreensivelmente morno, os Mets venceram os Phillies por 6 a 2 e as medidas da Kate Winslet permaneceram em 89-73-96.



Para dar volume a essa história, como na maioria das histórias dos serviços financeiros, irei citar uma série de fanfarrões que previram que este mercado de alta pararia nos 7.500 pontos.

“Alguns investidores iniciantes acham que os mercados apenas sobem e não caem.” opinou Seymour Kaufman da Dean-Witter-Marcus-Garvey. “Eles foram induzidos pela experiência dos últimos 17 anos.”

“Com certeza eu perdi os últimos 6.000 pontos dessa alta”, disse Sherman McCoy do First Swiss Credit Boston, que mudou toda a sua alocação para ouro na primavera passada, “mas quando a correção vier, minha posição parecerá muito boa.”

“Eu pensei que o mercado estava sobreavaliado em 8.000 pontos”, disse Chris Clough da Travelers-Citicorp-Disney-American-Express-Baskin-Robbins-Lynch & Jenrette. “Agora que os índices Preço/Lucro estão 67 vezes maiores, meu argumento está mais intelectualmente coerente do que nunca.”

Nós jornalistas colocamos essas citações em nossas histórias para provar que somos experientes (mesmo que tenhamos 25 anos de idade e sejamos recém-contratados), mas se você prestar atenção a qualquer conselho desses velhotes você é louco. Definitivamente, se você leu até aqui nessa história, você perdeu a cabeça mesmo.

Traders profissionais saberão tudo sobre o mercado de ontem a partir de seus computadores e não precisarão de um jornalista que ganha 37 mil dólares por ano para lhes explicar. Investidores comuns não deveriam ler as notícias do dia-dia, porque isso apenas fará com que eles girem a carteira.

mercado financeiroElaine Garzarelli tem sido mencionada em todas as histórias do mercado financeiro, então este parágrafo é para me certificar que estou mencionando também. “Retornos passados não são garantia de resultados futuros”, disse a Sra Gazarelli sabiamente.

Para preencher o resto deste espaço e eu poder ir para casa, eu irei jogar algumas variações de preço das ações, que você poderia facilmente descobrir sozinho se estivesse interessado. Microsoft subiu 25 centavos, Dell caiu 12,5 centavos, Motorola caiu 2 dólares. Oi mãe. Exxon subiu 3 dólares e 12,5 centavos. Se alguém se interessar numa bicicleta ergométrica semi-nova, por favor ligue para (212) 555-2000. Ford subiu 50 centavos. A Alemanha está invadindo a Bélgica. Eu vejo a Inglaterra, eu vejo a França, eu vejo a roupa de baixo de alguém. Bloomberg caiu 2 dólares e 50 centavos.

Notícia de última hora: A administração Clinton sinalizou um pacote de incentivos ao povo americano que permitiria ao presidente assediar uma aeromoça toda vez que o Dow Jones cruzasse os múltiplos de mil.

Conclusão

Este texto foi compartilhado recentemente pelo Jason Zweig do The Wall Street Journal. Vinnie Foster Wynans III não existe. É um pseudônimo. Ninguém sabe onde o texto original foi publicado, mas devido a alguns detalhes deve ter sido no meio da década de 90. O mais importante é que ele fala umas boas verdades.

Quando eu comecei a investir, também me preocupava com o fechamento dos índices internacionais, com a divulgação dos números oficiais da economia e com as últimas medidas dos bancos centrais. Eu acompanhava a abertura do mercado, o fechamento do mercado e o almoço do mercado!

Como o próprio texto diz: É coisa de louco!

Não existe a menor necessidade de acompanhar tudo isso, de saber se a Vale abriu com alta de 1,32% ou se a soja branca com bolinhas vermelhas está caindo na bolsa de Kuala Lampur. Esse excesso de informações vindo de sites, fóruns, TVs, newsletters pode ser extremamente prejudicial.

Claro, estou falando do investidor comum, que usa o mercado financeiro para acumular patrimônio no longo prazo. Para os traders de curto prazo, essas informações podem ter relevância (ou não).

A lição aqui é não deixar sua cabeça poluída com os barulhos diários do mercado. 99,27% dessas informações são irrelevantes. É possível resumir o que realmente importa nos pontos principais, ou seja, na tendência de longo prazo para o mercado de ações, nos ciclos econômicos, na direção das mudanças das taxas de juros, nos resultados corporativos, no balanço das contas públicas, na atividade industrial e na inflação. São informações que divulgas ou medidas com periodicidade mensal no máximo.

Reavalie e ajuste a sua carteira de investimentos a cada 6 meses ou 1 ano como se tivesse que recriá-la novamente partindo do zero e veja o que precisa ser mexido. Deixa-a preparada para passar por momentos bons e principalmente pelos ruins que virão pela frente. O importante é dormir bem à noite com as decisões que tenha tomado.


Cadastre-se e seja avisado quando novos artigos forem publicados.




 

 

 

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 4 comentários

  1. Olá II,

    Excelente artigo. Eu nem olho cotação, alias olho na hora que vou comprar. Também nem fico atras de noticias. Durmo com a cabeça fria, nem penso em bolsa.

    Abraços.

  2. Excelente, II!
    Resumindo tudo numa única frase: renda variável vareia! agora vai trabalhar pra ganhar dinheiro e investir!
    Abraço!

Deixe uma resposta

Posts mais lidos

Fechar Menu