3M

3m

São 3 letras, 116 anos de história e mais de 60 mil produtos

A 3M (NYSE:MMM) ou Minnesota Mining and Manufacturing foi fundada em 1902 nos Estados Unidos. O que começou como uma companhia mineração voltada à extração de matérias-primas para a fabricação de esmeris e lixas se tornou um conglomerado que cria e fabrica diversos produtos inovadores em diferentes áreas.

Hoje, a companhia possui mais de 90 mil funcionários, está presente em mais de 200 países e seus mais de 60 mil produtos são usados nas casas, escolas, empresas e indústrias de todo o planeta.

Sua capacidade de criação de valor para o acionista está baseada em 4 pilares: tecnologia, fabricação, escala global e força da marca.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre a empresa e se ela pode ser um bom investimento para você.



Linhas de negócio da 3M

Além de ser uma das companhias mais diversificadas geograficamente (cerca de 60% da receita vem dos EUA e 40% de outros países), é uma das que possui a maior diversidade de produtos. As linhas de negócio são divididas em 5 principais:

Industrial (33% das receitas em 2017): adesivos, abrasivos, cerâmicas, etc.

Saúde (19% das receitas): segurança alimentar, produtos dentários, prevenção de infecções, etc.

Segurança e Gráficos (19% das receitas): produtos de proteção pessoal, segurança de trânsito, limpeza, etc.

Eletrônicos e Energia (16% das receitas): telas sensíveis ao toque, componentes para energia renovável, circuitos, etc.

Produtos para o consumidor (15% das receitas): esponjas, fitas e adesivos, produtos para o lar, etc.

A 3M fabrica produtos de uso contínuo em diversos segmentos da indústria. Suas fitas, colas e adesivos são usados na fabricação de máquinas e equipamentos dos mais diversos. Só para automóveis, existem cerca de 4 mil produtos, que vão desde a montagem, passando pelos cuidados pós-venda e reparos necessários.

O segmento industrial é um dos mais importantes também pela questão de fidelidade. Os fabricantes não querem que seus produtos desmontem, então precisam ter um fornecedor de confiança e a 3M como uma das marcas líderes no mundo e a que mais investe em tecnologia acaba sendo um parceiro ideal.

Outro aspecto interessante é que cerca de metade dos produtos são consumíveis e necessitam ser adquiridos frequentemente, o que contribui para a manutenção de um fluxo de caixa constante.

Os dividendos nunca mentem

Se você já leu o artigo sobre como montar uma carteira de ações voltadas para dividendos sabe que os dividendos não mentem. Existem dezenas de manobras contábeis para aumentar lucros artificialmente, mas se o dinheiro caiu na conta do acionista como dividendo, ele realmente existe. Não dá margem à manipulação. A 3M tem distribuído dividendos crescentes de maneira contínua por 60 anos cravados!

Só uma empresa antenada às mudanças tecnológicas e de mercado consegue ser lucrativa o suficiente para distribuir tanto dinheiro aos acionistas.

Na imagem abaixo vê-se o resultado dessa entrega de valor nos últimos anos:

dividendos e recompras 3m
Dividendos e recompra de ações da 3M

 

Os resultados do segundo trimestre foram bons para uma companhia deste porte. A receita líquida veio de 8,4 bilhões de dólares, alta de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Crescimento orgânico nas vendas em moeda local de 5,6%. Lucro por ação de 3,07 dólares frente a 2,58 um ano antes(+19%). A margem operacional do trimestre foi de 28,6% (+1%) e a margem bruta de 49,7% (+1,2%).

O fluxo de caixa livre totalizou 1,5 bilhão de dólares. No trimestre, foram 2,4 bilhões de dólares devolvidos aos acionistas sob a forma de dividendos e recompra de ações.

Como uma empresa pagadora de dividendos, nota-se que atualmente a ação negocia com dividend yield de 2,4%. O Payout atual é de 70% e o crescimento dos dividendos tem sido em média 16% ao ano nos últimos 5 anos.

Investimento em qualidade

O mais interessante numa empresa do tamanho da 3M é que a maior parte do crescimento é feito de forma orgânica, ou seja, melhorando as vendas e o lucro dentro da própria companhia. Outras grandes empresas, como a Coca-Cola, por exemplo, tem buscado crescimento via aquisições.

Esse crescimento é fruto de um controle rigoroso de custos e altíssima disciplina nos investimentos. O Retorno sobre o capital investido está entre os melhores da indústria, na faixa de 54%. Além disso, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tem dado fortes resultados. Além de manter a companhia com o máximo de qualidade e tecnologia, compromete pouco dinheiro em relação ao que entrega de resultados.

Conclusão

A 3M é uma das maiores e mais diversificadas companhias do mundo. Possui um histórico de alta lucratividade com uma longevidade na distribuição e crescimento de dividendos que poucas podem se comparar.

Se não apresenta um crescimento tão acelerado atualmente como as empresas de tecnologia, por outro possui diferenciais competitivos e uma geração de caixa que à mantém resiliente mesmo durante as crises.





 

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 12 comentários

  1. São duas letras e não três!

  2. Como as empresas americanas possuem uma política muito estável de recompra de ações, e o investimento em ações de crescimento de dividendos somente faça sentido, de fato, para longuíssimo prazo, talvez o interessante seja informar o agregado (bonificações + dividendos + recompra), ou seja, o shareholder’s yield, correto?

    1. Investidor Internacional

      Olá Marcus,

      Sim, o shareholder’s yield é um bom parâmetro.

      Ele varia de ano a ano.

      Algumas empresas gostam de falar em tantos bilhões de retorno ao acionista.

      Abçs!

  3. Mais um excelente post.
    Abs.

  4. Excelente post Investidor Internacional. Obrigado mais uma vez. Vou comprar algumas MMM. Depois conto o desenrolar.

  5. Mais uma vez um exemplo de empresa que não existe e pelo visto nunca existirá no Brasil, e essa frase resume o por quê: “Esse crescimento é fruto de um controle rigoroso de custos e altíssima disciplina nos investimentos”. Isso no Brasil, nunca…..kkkkkk….
    Abraços e parabéns pelo artigo

  6. Como esta o Raphael??
    Abraços a ele!

Deixe uma resposta

Posts mais lidos

Fechar Menu