17 dicas de investimento dos maiores investidores do mundo

Dicas de investimento

Uma seleção de 17 dicas de investimento para você aplicar a partir de hoje

Que Warren Buffett é o investidor mais famoso do mundo ninguém duvida. O fato é que existem muitos outros gestores menos conhecidos que não só têm conseguido excelentes resultados nos investimentos, como também escrevem sobre suas análises e formas de agir.

Baseado nisso, selecionei as melhores dicas escritas por eles e que devem ser aprendidas e aplicadas por todos os investidores independentemente do patrimônio. Já fiz um artigo sobre as 16 regras de ouro dos investimentos, do finado Harry Browne, e o artigo de hoje irá na mesma linha.




Não perca dinheiro

“Evitar perdas é o pré-requisito mais importante para o sucesso nos investimentos.” – Seth Klarman

Como eu já abordei no e-book A Pirâmide dos Investimentos, evitar perdas é a primeira etapa de uma boa organização dos investimentos. Evite investimentos especulativos ou obscuros, que você não compreenda muito ou que prometam um elevado retorno de curto prazo.

Os juros compostos

“Os juros compostos no longo prazo são o melhor amigo do investidor.” -Guy Spier

Ter paciência e disciplina para esperar o crescimento da sua “bola de neve” dos investimentos é parte fundamental para o sucesso no longo prazo. Os juros quando se começa a investir rendem pouco, mas basta manter as aplicações, reinvestir os juros e dividendos, que no longo prazo o resultado será surpreendente.

Inteligência para investir

“O mais importante nos investimentos não é ter um QI alto, graças a Deus. Quero dizer, o importante é o realismo e a disciplina. E você não precisa ser extraordinariamente brilhante para se dar bem em investimentos, se for realista e disciplinado.” –Warren Buffett

Dicas de investimento
Charlie Munger

“A abordagem acadêmica para o gerenciamento de portfólio, finanças corporativas, etc, é muito interessante. É muito parecido com o Long-Term Capital Management. Como pessoas tão espertas como aquelas puderam fazer essas coisas tolas? No entanto, é assim que acontece.” -Charlie Munger

Não basta ser inteligente e conhecer números e balanços, é preciso disciplina e inteligência emocional para se tornar um investidor de sucesso.

Estudos

“Aqueles que continuam aprendendo, continuarão crescendo na vida” -Charlie Munger

Leitura e aprendizado constante são as chaves para se desenvolver em qualquer área que se queira.

Erros

“A única maneira de evitar erros é não investir – que é o maior erro de todos” -John Templeton

“Eu não relembro dos erros para lamentá-los, eu relembro deles com o propósito de aprendizado.” -Charlie Munger

É impossível não fazer um investimento errado durante a vida. Mesmo que você coloque todo o dinheiro na poupança e não haja perda nominal, a inflação irá corroer seu valor. O importante é minimizar os erros, aprender com eles e não repeti-los.

A arte de investir

“Acho que investir é uma arte e tentamos ser o mais lógico e menos emotivo possível. Entendíamos que os investidores geralmente são afetados pelo mercado e nos aproveitamos disso sendo racionais.” -Walter Schloss

“A seleção de ações comuns é uma arte difícil – naturalmente, uma vez que oferece grandes recompensas para o sucesso. Requer um equilíbrio mental hábil entre os fatos do passado e as possibilidades do futuro.” -Benjamin Graham

“Investir é tanto arte quanto ciência. Não acredito que ela possa ser rotinizada. Na verdade, uma das coisas que eu mais quero enfatizar é como é essencial que a abordagem de investimento de uma pessoa seja intuitiva e adaptável. em vez de fixo e mecanicista.”-Howard Marks

Investir não é apenas interpretar números e calcular resultados. Existe uma certa “arte” envolvida, que inclui experiência, controle das emoções e racionalidade.

dicas de investimento
Warren Buffett e Guy Spier

Seus investimentos

“Nunca invista em um negócio que você não consegue entender.” -Warren Buffett

“Primeiro, você precisa olhar para o negócio e ter a noção de que você entende dele razoavelmente. Parece ser um negócio sustentável no longo prazo? Nós não estamos tentando estar exatamente certos sobre o lucro por ação daqui 18 meses, mas dizemos para nós mesmos … é o tipo de negócio que em 3 anos há uma forte probabilidade de que 1) ele ainda estará lá, e 2) será um negócio maior e mais lucrativo do que é hoje.” -William Browne

É importante compreender o negócio da ação que você está comprando e ter uma noção das perspectivas dela para os próximos anos.

Diferença entre preço e valor

“O jogo de investimento sempre envolve considerar tanto a qualidade quanto o preço, e o truque é obter mais qualidade do que você paga em preço. Simples assim.” Charlie Munger

Calcular o real valor de uma ação e a quanto ela está sendo negociada em bolsa é uma mistura de ciência e arte e nisso está o segredo de se fazer bons investimentos no mercado de ações.

Dinheiro em caixa

“Manter dinheiro em caixa é desconfortável, mas não tão desconfortável quanto fazer algo estúpido.” -Warren Buffett

“Dinheiro em caixa é o equivalente do Valium financeiro. Mantém você relaxado, calmo e tranquilo ”. Bruce Berkowitz

Manter dinheiro em caixa em certos momentos do mercado é melhor do que fazer investimentos precipitados. Isso é válido particularmente agora com o mercado de ações dos Estados Unidos batendo recordes.

Melhores ações

“Eu acho que é sempre melhor comprar comprar crescimento. Se você está comprando uma ação apenas porque está barata, seu upside é limitado. Comprando ativos baratos, na minha opinião, não é o nome do jogo. Você quer levar alto crescimento, onde o valor intrínseco aumenta com o tempo.” -Mohnish Pabrai

Ações que crescem receitas, lucros e patrimônio com o tempo são as que retornam maior valor para os acionistas.

A psicologia do investidor

“A disciplina que é mais importante no investimento não é contabilidade ou economia, mas psicologia”, disse Howard Marks.

Mais uma vez, esta citação revela a importância do aspecto psicológico nas decisões de investimento.

Conclusão

Acredito que o segredo do sucesso no mundo dos investimentos é a combinação de uma série de fatores, que vão desde o conhecimento teórico, a disciplina, a experiência e a inteligência emocional.

Mantenha sempre a rota em direção aos seus objetivos, não se permita desviar e os resultados aparecerão.




 

 

 

 

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 6 comentários

  1. Muito bom o seu post. De todos os itens que citou, eu gostaria de destacar um:

    “Aqueles que continuam aprendendo, continuarão crescendo na vida” – Charlie Munger
    A vontade de aprender é fundamental para não ficarmos “parados” no tempo e dessa forma, perdermos ou não conseguirmos identificar boas oportunidades.

    Abraços,

    1. Investidor Internacional

      Olá Rosana,

      Eu seguia esse mantra mesmo antes de ver o que o Munger disse.

      Quando vi essa declaração dele até arregalei os olhos.

      Abçs!

  2. Se, hipoteticamente, fosse necessário escolher um desses princípios, eu ficaria com disciplina e paciência, pois olho para trás e vejo que, se tivesse apenas esperado, meu patrimônio seria hoje 400% maior do que há 2 anos atrás, apenas por valuation, dividendos e juros compostos, ou seja, sem fazer absolutamente nada. Como sempre, seus posts nos ensinam e relembram o que muito já foi dito, mas não transformado em prática. Parabéns pelo belo trabalho !

    1. Investidor Internacional

      Olá Fábio,

      Você tem toda a razão. Entretanto é preciso acompanhar e reavaliar os investimentos frequentemente para ver se o embasamento permanece.

      Abçs!

  3. “Manter dinheiro em caixa em certos momentos do mercado é melhor do que fazer investimentos precipitados. Isso é válido particularmente agora com o mercado de ações dos Estados Unidos batendo recordes.”

    Excelente post, Raphael. Este trecho em particular me chamou a atenção. Já faz um tempo que venho querendo aplicar em ETF’s americanos, mas receio que a bolsa dos EUA está muito inflacionada. Os indícios são muitos: FED subindo os juros, desemprego atingindo mínimo histórico, salários médios subindo, spread entre as Treasuries de 2 e 10 diminuindo etc. Claro, o dólar alto também está influenciando minha decisão. Acredito que a opção mais segura por enquanto é concentrar os aportes no exterior em aplicações de renda fixa com liquidez diária ou de curto prazo. Vão render uma merreca, claro, mas seria seria temporário e apenas uma parte do patrimônio. E ainda teria a segurança do dinheiro estar seguro das garras do governo brasileiro.

    1. Investidor Internacional

      Olá Daniel,

      Exato. O mercado lá fora está inflado, mas ainda ainda existe valor.

      De qualquer forma, ter prudência é fundamental, pois uma correção neste momento está a espreita.

      Abçs!

Deixe uma resposta

Postagens mais lidas

Postagens Recentes

Fechar Menu
INVISTA NO EXTERIOR COM SEGURANÇA
Receba atualizações do site e material exclusivo diretamente no seu e-mail. Você irá aprender sobre diversos assuntos:
  • Abertura de conta no exterior
  • Investimentos internacionais
  • Abertura de empresa no exterior
  • Planejamento tributário
  • Planejamento sucessório
  • Proteção patrimonial
  • Negócios internacionais
  Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
Torne-se um investidor à prova de crises!
No Guia do Investidor Internacional você aprenderá
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
  • Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    BAIXE GRÁTIS
    Receba agora o Guia do Investidor Internacional gratuitamente.
      Seu e-mail jamais será compartilhado para outros fins.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia do Investidor Internacional
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Guia da Bolsa de Nova Iorque
    A Bolsa de Nova Iorque é a maior bolsa do mundo em todos os aspectos

    Possui mais de 200 anos de história e 2.400 ações listadas

    Nela são negociadas ações e opções das maiores empresas do mundo
    É hora de investir nos Estados Unidos!
    No Guia da Bolsa de Nova Iorque você aprenderá:
    • A história da NYSE
    • Todos os segmentos de negociação atuais
    • O número de negócios diários e a liquidez dos ativos
    • As 20 maiores ações negociadas
    • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da Bolsa de Nova Iorque
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o Guia da NASDAQ
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Guia da NASDAQ
    A NASDAQ é a maior bolsa de tecnologia do mundo

    Fundada em 1971 como a primeira bolsa eletrônica do mundo

    Possui mais 3.900 ações listadas, incluindo Estados Unidos e Europa
    É hora de investir nos Estados Unidos!
    No Guia da NASDAQ você aprenderá:
    • A história da bolsa
    • Os principais índices acionários
    • As 20 maiores ações negociadas
    • Uma lista com 10 corretoras para você começar a investir agora mesmo
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide das Finanças Pessoais"
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Preencha seus dados para receber inteiramente grátis o e-book "A Pirâmide dos Investimentos"
    *Seu e-mail não será compartilhado para outros fins.
    Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    Melhor ganhar em Dólar do que perder em Real!
  • Abrir uma conta bancária no exterior
  • Proteger seu patrimônio em um país seguro
  • Aplicar nos melhores investimentos do mundo
  • Ter renda em dólar ou outra moeda forte
  • Tudo perfeitamente legal e longe da instabilidade do Brasil
  • Material enviado com sucesso. Abra seu e-mail agora! Se não estiver na caixa de entrada, pode ter caído no spam.
    No Guia do Investidor Internacional você aprenderá
    Drop a line.
    This is Layered Popups' version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis.
    2016 (C) All rights reserved.