Como investir em oligopólios

oligopólio

Aprenda uma estratégia no mercado de ações que tem dado muito dinheiro para quem a segue

Quando começamos a estudar o investimento em ações, normalmente nos focamos muito nas empresas de maneira individual e esquecemos de avaliar a combinação que essas empresas têm em nossa carteira.

A estratégia de investimento em oligopólios justamente pensa na compra não só de uma empresa, mas no conjunto que forma determinado oligopólio.

É um tipo de estratégia difícil de aplicar no mercado brasileiro, dado o pequeno número de empresas. Entretanto, quando falamos do mercado americano ou do mercado internacional, o número de ações é tão grande e os setores tão diversificados, que torna possível adotar não só essa, como outras estratégias.

Já mostrei em dois artigos anteriores 6 formas incomuns de selecionar ações e posso dizer que essa estratégia seria a sétima da lista, já que é pouco discutida ou abordada.




Como investir em oligopólios na prática  

Oligopólio nada mais é do que um determinado mercado ser dominado por poucas empresas. Dentro desse contexto, também existem o monopólio (dominado por apenas uma empresa) e o duopólio (dominado por duas empresas).

Monopólio é extremamente raro e se refere mais comumente ao setor de utilidade pública, como empresas de saneamento básico e energia elétrica. E estes setores são altamente regulados e não cabem nesta estratégia. A forte regulação é um fator limitante para o crescimento delas.

A estratégia visa selecionar empresas que constrõem um oligopólio ou duopólio com base nos seus diferenciais competitivos, em sua qualidade e não com base em regulação estatal.

A implantação dessa estratégia consiste em selecionar segmentos do mercado que não só estão em crescimento, mas também  são dominados por poucas e lucrativas empresas.

Em geral, um setor oligopolizado é tomado por empresas que ditam os preços, possuem grandes margens e têm ganhos de escala que tornam difícil a vida de novos entrantes. Uma empresa nova no mercado teria grandes dificuldades para entrar nele, pois não conseguiria os mesmos ganhos.

Exemplos de oligopólios passíveis de investimento

Um exemplo que salta aos olhos quando pensamos em oligopólio é o de cartões de crédito. Em geral, quando você procura um cartão, a dúvida principal é quanto à bandeira, Visa ou Mastercard. Correndo por fora, temos também a American Express.

No gráfico abaixo temos uma carteira com partes iguais em cada uma dessas empresas em comparação com o índice S&P 500:

oligopólios

Os dados mais completos que encontrei são de 2015 e mostram que este setor tem a seguinte divisão em termos de número de transações:

  1. Visa: 56%
  2. Mastercard: 26%
  3. UnionPay: 13%
  4. American Express: 7,3%

Como os cartões de débito, crédito e pré-pagos estão em constante crescimento, substituindo o uso do dinheiro vivo, o investimento nas principais empresas do mercado gerou um resultado bem satisfatório nos últimos 10 anos.

A UnionPay Holdings só não entrou na conta, pois suas ações são negociadas na Bolsa de Shenzhen, China.

O gráfico abaixo mostra um investimento no oligopólio do fornecimento de gases liquefeitos para hospitais e a indústria. A Praxair e a Air Products & Chemicals são as principais empresas americanas. A Airgas entraria na conta, mas foi adquirida pela francesa Air Liquid em 2016.

oligopólio

Mais uma vez o oligopólio se mostrou superior ao mercado amplo, com maior rendimento e menor volatilidade.

Isso também se repete com o vídeo online, onde a Netflix tem 50% e a Amazon 29% do mercado. Na música online, a Spotify tem 40%, a Apple Music tem 19% e a Amazon tem 12%. São mercados em crescimento e dominado por empresas de nome estabelecido.

Mesmo Warren Buffett, conhecido por não gostar de empresas aéreas, tem uma pequena parcela do seu portfólio formada pelo oligopólio das companhias aéreas americanas. A carteira da Berkshire Hathaway possui:

  • Delta Airlines: 1,6%
  • Southwest Airlines: 1,47%
  • United Continental Holdings Inc: 0,95%
  • American Airlines Group: 0,87%

Outro fato importante é, como já mostrado no caso Airgas e Air Liquid, que é bastante comum haver fusões e aquisições dentro de oligopólios, o que o fortalece ainda mais. Um caso recente foi a compra da Monsanto pela Bayer. A Bayer também forma um oligopólio no segmento de sementes e agroquímicos juntamente com a Syngenta, DowDuPont e BASF.

E os bancos brasileiros?

Eu não considero os bancos brasileiros como um oligopólio estabelecido por capacidade, mas sim por regulamentação.

Por mais que eles sejam bem lucrativos, não têm o mesmo ganho de escala de serviços globais como os mencionados acima.

O domínio a nível global por força da marca é muito mais importante do que leis que podem ser inclusive revertidas. A barreira dos nomes Apple, Google e Amazon é muito mais eficiente do que um presente dado pelo governo.

Conclusão

O investimento em oligopólios pode ser uma interessante estratégia de investimento com potencial para superar o mercado no longo prazo. Entretanto, é preciso saber escolher bem o mercado oligopolizado, pois aqueles que possuem as maiores barreiras de entrada são os com maior potencial.




 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Este post tem 6 comentários

  1. Vlw II.
    Ótimo post.

  2. Raphael,

    Muito interessante e bastante válida esta sua análise. Atende a alguns critérios que uso para meus investimentos. Para ficar em apenas um exemplo cito o “moat”: como são oligopólios as barreiras de entrada são bastante sólidas.
    Forte abraço.

  3. boa tarde, quais empresas oligopólio no brasil?

    1. Investidor Internacional

      Olá Odair,

      Eu não vejo um oligopólio nos moldes internacionais no Brasil.

      Banco é determinado por regulamentação. As empresas de diagnóstico médico (DASA, Fleury, Hermes Pardini, Alliar) são grandes, mas não sei dizer o market share delas.

      A Ambev sozinha também tem um market share relevante em bebidas.

      O interessante é que antes havia um pseudo-oligopólio da Cielo e Redecard, que se mostrou não ser tão oligopólio assim, já que muitos concorrentes entraram no mercado de pagamentos.

      Abçs!

Deixe uma resposta

Posts mais lidos

Fechar Menu