O que esperar de 2019?

expectativa 2019

Veja o que lhe aguarda no primeiro ano do novo governo

Após uma pausa forçada, mas necessária, retomo as publicações de artigos e nas próximas semanas farei o relançamento do Passaporte Internacional.

Queria agradecer a todos os leitores que entraram em contato e mostraram-se preocupados. Àqueles que enviaram dúvidas e perguntas, responderei o mais breve possível.

O Brasil de 2019

Após flertarmos com o abismo mais uma vez, finalmente conseguimos colocar um governo mais alinhado aos interesses dos brasileiros e ao livre mercado. Principalmente, nos livramos (temporariamente?) do grupo que afundou o país em uma grave crise moral e financeira.

Dentre os temas mais importantes do ano, a reforma da Previdência é o principal e precisará ser resolvido o quanto antes. Entretanto, para ser sincero, a Previdência como ela é hoje é a própria raiz do problema. Essas reformas apenas dariam fôlego para equilibrar as contas temporariamente. Esse modelo não só é imoral (os trabalhadores de hoje pagam a aposentadoria e pensão dos outros), como financeiramente péssimoSem contar o fato do envelhecimento populacional aumentar o número de pessoas que recebem e reduzir o número dos que trabalham.

É inacreditável ter alguém que ainda defenda esse modelo de Previdência estatal, quando ela poderia ser facilmente substituída por seguros e Previdência privados, onde cada um seria responsável por si mesmo. Percebeu que o INSS e os fundões de pensão das estatais são que costumam ter problemas com fraudes e roubalheira? Eu pelo menos não tenho conhecimento de fundos de previdência privada com rombos bilionários.

Caso se resolva (parcialmente) esse problema, as perspectivas são bastante boas em termos econômicos. Partilho da opinião do Relatório Focus que a inflação deve permanecer baixa, as taxas de juros estáveis e que o país cresça de forma discreta. A confiança está voltando e agora é preciso colocar em prática tudo o que o Paulo Guedes tem falado nos últimos anos. O discurso de posse dele foi exemplar:

Reduzir impostos e eliminar burocracias serão fundamentais para a retomada do desenvolvimento. Isso, aliado a redução da sangria como a do BNDES e da infinidade de órgãos públicos que desperdiçam nosso dinheiro, deixará o país financeiramente mais equilibrado, tanto do lado público, quanto do privado.

A Bolsa de São Paulo tem reagido muito bem a tudo isso e vem subindo forte desde que o resultado das eleições foi conhecido. Isso reflete a expectativa de maior crescimento econômico e maior lucratividade das empresas listadas. O câmbio recuou da cada dos 4 reais e agora varia em torno de 3,70.

Enfim, as perspectivas são boas, mas os desafios serão enormes.

O mercado internacional em 2019

O mercado de ações americano teve muitos altos e baixos em 2018, mas o o índice S&P 500 perdeu apenas 4,75% no ano. Foi o primeiro ano negativo em uma década. O problema é que a queda veio forte nos 3 últimos meses, particularmente em dezembro, após as grandes ações de tecnologia, por exemplo, terem subido quase 30%.

Praticamente todas as classes de investimentos internacionais fecharam em baixa em 2018, apenas o índice “S&P US T-Bill 0-3 meses”, que corresponde a títulos do Tesouro americano de curtíssimo prazo (abaixo de 3 meses), foi que subiu 1,8%. O índice “Bloomberg US Aggregate Bond”, que corresponde a um conjunto de títulos com grau de investimento, fechou estável em 0%. Títulos High Yield, REITs, ações internacionais de fora dos EUA, commodities, entre outros terminaram no campo negativo.

Este ano deve ser de grande volatilidade, existem aqueles que acreditam que o movimento de alta após a queda de dezembro foi apenas um repique e outros que acreditam que tendência de alta que começou em 2009 ainda continuará por mais tempo. De qualquer forma, oportunidades existem e garimpando bem é possível encontrar barganhas.

O que fazer daqui para frente?

Para quem já tem uma posição grande em ações de empresas norte-americanas, convém manter parte da carteira em caixa para aproveitar melhores oportunidades, caso a correção venha. Quem ainda não possui investimentos, também é aconselhável manter parte do dinheiro em caixa. O investimento em títulos de renda fixa com vencimento curto e intermediário (menor que 7 anos) e a aplicação gradual no mercado de ações permitirão surfar os próximos meses e anos com menores solavancos.

Acredito também que o câmbio deve se tornar mais favorável para o Brasil, o que permitirá remessas ao exterior mais baratas.

Importante lembrar que, mesmo sendo otimista, ainda estamos no Brasil. Haverá muitos obstáculos a serem superados para que o país seja colocado de volta nos trilhos. A corrupção ainda existe, os políticos continuarão agindo como políticos, pessoas a quem você confiou o voto irão lhe decepcionar, etc. Por isso, a necessidade de internacionalizar seu patrimônio continua presente. Eu sei como a Suíça estará daqui 10 ou 20 anos, mas não garanto nada em relação ao Brasil.

Passaporte Internacional

Como falei no início do artigo, retomarei o projeto no fim deste mês. Fiz um upgrade na área de membros, acrescentei algumas coisas e tirei outras. Está bem mais fácil visualizar todas as informações.

Os relatórios mensais serão bastante completos, com justificativas para investir em cada um dos ativos escolhidos. Procurarei ser bem objetivo. Nada de relatório de 20 páginas sobre a extração de cobre no Chile para justificar a compra de uma mineradora, por exemplo.

Você poderá montar uma carteira de investimentos a nível mundial. A cobertura será dos principais mercados do mundo e não só dos Estados Unidos. Tem muita coisa boa na Ásia, por exemplo, que poucos dão a atenção devida. Você, como membro, saberá de tudo.

Passei a utilizar também outras ferramentas e materiais de análise. Só para selecionar as ações pagadoras de dividendos e REITs, eu estou usando três ferramentas diferentes.

A grande vantagem de estar no exterior

O que poucos sabem é que também é possível investir em empresas brasileiras listadas no exterior. Muitas delas estão presentes nas bolsas americanas como ADRs, que nada mais são do que recibos correspondentes a ações do Brasil.

São 28 ADRs brasileiras listadas em bolsa, incluindo Ambev, Bradesco, Santander Brasil, Braskem, BRF, Copel, CEMIG, Embraer, Fibria, Gerdau, Itaú Unibanco, Petrobras, SABESP, Suzano, Ultrapar, Vale, entre outras.

Outras 45 ADRs estão listadas no mercado OTC (fora das bolsas), incluindo AES Tietê, Banco do Brasil, BB Seguridade, Cielo, CESP, Engie, Equatorial Energia, Hypera, JSL, Localiza, Odontoprev, Raia Drogasil, Usiminas, Weg, entre outras.

A diferença entre investir em ações brasileiras lá e aqui é que lá quando o governo esquerdar aqui, você vende e já está com dólares na conta. Em 24 horas, você sai de um investimento com más perspectivas e transforma tudo em moeda forte. Além disso, pode aproveitar a recuperação de mercados de qualquer lugar do mundo, não só do Brasil.

Conclusão

O resultado das eleições trouxe um novo ânimo para o Brasil. O novo governo tem capacidade e capital político para efetuar as reformas e destravar o desenvolvimento do país. Entretanto, não sabemos quão impactante elas serão e nem quanto tempo irão durar.

Entra governo, sai governo e a internacionalização do seu patrimônio em um país estável, com sistema bancário sólido e moeda forte, continua sendo a melhor maneira de mantê-lo protegido e pronto para aproveitar as oportunidades de investimento onde quer que elas apareçam.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 44 comentários

  1. Avatar

    Que bom que retornou. A qualidade do site é sensacional. 2019 vou iniciar os investimentos com o passaporte internacional. Já fiz alguns investimentos com a Empiricus mas só me decepcionei (na parte internacional).

    1. Investidor Internacional

      Olá Bruno,

      Obrigado por comentar.

      Farei o que for possível para entregar o melhor material de investimentos no exterior.

      Abçs!

  2. Avatar

    Bem, vindo de volta!

    Vamos ver se este ano o Brasil toma jeito!

    Parabéns pelo artigo!

  3. Avatar

    excelente parabens! ficamos contentes com o retorno! grande abraço obrigado!

  4. Avatar

    Bem vindo de volta!!

  5. Avatar

    Bom dia, tudo bem?

    Achei interessante o que você falou sobre açoes brasileiras listadas em mercados americanos.

    Falando da Petrobrás….a Açao listada nos EUA segue o mesmo movimento que a açao no Brasil?
    Por exemplo, se a açao brasileira subir 5%, a açao petrobrás dos EUA também sobe 5%?

    Outra pergunta é…com relaçao a imposto de renda, vale a pena comprar uma açao brasileira listada no mercado americano? Pagarei o imposto 2 vezes? Como funciona?

    Att,
    Alexandre.

    1. Investidor Internacional

      Olá Alexandre,

      Se você converter o preço da ação brasileira em dólar terá o preço da ADR.

      Só sobe e desce igual se o câmbio permanecer estável.

      Abçs!

  6. Avatar

    Bela Noticia Raphael.
    Bom retorno, e nosso desejo de muito sucesso.
    Bom Dia!!

  7. Avatar

    Muito bom saber que está de volta com os artigos e em breve com o “Passaporte Internacional”.
    Espero que esteja tudo melhor e continue compartilhando esse importante material. Sucesso!

  8. Avatar

    Grande notícia sua volta!!! Aguardando as coordenadas para refazer a inscrição no Passaporte!!!

  9. Avatar

    Parabéns pelo artigo! Fico feliz com seu retorno, espero q esteja bem a sua saúde e com a família, seus artigos são muito bons. Gratidão!

  10. Avatar

    Parabéns pelo retorno, saúde acima de tudo, sucesso e realizações …

  11. Avatar

    Que bom que retornou à ativa, II.
    Sempre com muita qualidade e excelência.
    Abs.

  12. Avatar

    Fico feliz que tenha retornado, acompanho o site desde 2016. Cuide bem da sua saúde, essa não tem dinheiro que compre!
    Parabéns pelos seus artigos, estarei sempre acompanhando.

  13. Avatar

    Retorno aguardado, II, com sua acurácia e profundidade nos temas abordados. Se o passaporte internacional seguir o modelo do site estarei muito interessado em seu conteúdo. Grande abraço.

  14. Avatar

    Que bom q retornou Raphael, seu conteúdo faz muita falta, parabéns ! Muita saúde sempre!

  15. Avatar

    Um Feliz retorno Raphael e com muita saúde!
    Sempre atento aos novos conteúdos e grato por essas prestimosas informações !
    Abraços e muita saúde

  16. Avatar

    Muito feliz com sua volta. Sempre devemos pedir e confiar em Deus para usufruirmos das boas coisas da vida. Sucesso!

  17. Avatar

    Graças a Deus está de volta ! Parabéns Muita paz saúde e sucesso neste ano novamente . Um abração !

  18. Avatar

    Bem vindo de volta!!!
    Que esteja pronto e restabelecido, Raphael!!!

    Abraço!!!

  19. Avatar

    Que bom que retornou!!, Espero que esteja tudo ok!! Fica a sugestão de atualizar os processos de abertura de contas em bancos e corretoras americanas. Muita coisa mudou. Muitas nem aceitam não residente mais. Abs e aguardo novos posts!!. Também tenho interesse na assinatura.

  20. Avatar

    amigo o que seria esse passaporte internaconal é um conteudo vip?

  21. Avatar

    Grande II!

    Que bom que tudo se resolveu e você esta de volta. Na verdade tô achado que você tava trabalhando na campanha do Bolsonaro hei. 😂

    Bem vindo de volta à Finansfera!

    Abraço!

  22. Avatar

    Que bom que retornou Raphael. Este ano vai ser O Ano para todos !

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu