Colgate-Palmolive

Será que vale a pena investir neste Rei dos dividendos?

A Colgate-Palmolive (NYSE:CL) é uma das maiores e mais longevas empresas do mundo. Ela não produz apenas pasta de dente e sabonetes, mas também atua em alguns outros segmentos relacionados. Neste artigo eu contarei um pouco de sua história, suas linhas de negócio e os números da ação que tem aumentado a distribuição de dividendos anualmente há mais de 50 anos ininterruptos.

História e linhas de negócio

A empresa foi fundada em 1806 na cidade de Nova Iorque por William Colgate. Isso mesmo, 1806! É dois anos mais velha que o Banco do Brasil. No início produzia amido, sabonete e vela, produtos que na época eram feitos em casa para uso próprio. No momento, ela possui operações em mais de 200 países e atua em quatro segmentos de negócio principais:

  • Saúde oral (47% da receita): pasta de dente, escova de dente, enxaguante oral
  • Cuidado pessoal (20% da receita): sabonete, loção corporal, sabonete líquido
  • Cuidado de casa (18% da receita): desinfetantes, amaciantes
  • Nutrição animal (15% da receita): ração para animais de estimação

As marcas principais que compõem seu portfólio são Ajax (limpeza doméstica), Palmolive (sabões e sabonetes sólidos e líquidos), Murphy (limpeza de madeira), Irish Spring (sabonetes sólido e líquido), Fabuloso (desinfetante), Softsoap (sabonete líquido), Speed Stick (desodorante), Colgate (pasta de dente, escova e enxaguante oral) e Hills (ração animal).

Colgate-Palmolive
Produtos da Colgate-Palmolive

 

São marcas de uso diário para bilhões de pessoas em todo o mundo. Digo em todo mundo mesmo. A A Colgate-Palmolive é uma das empresas mais diversificadas internacionalmente. Suas vendas estão bem distribuídas pelo globo e 70% das vendas é feita fora dos Estados Unidos, incluindo a marca Hill de nutrição animal.

  • América Latina: 23%
  • América do Norte: 22%
  • Ásia-Pacífico: 18%
  • Europa: 16%
  • Hill nutrição animal: 15%

Dois dos diferenciais da empresa são justamente sua longevidade e a distribuição geográfica. A primeira por mostrar um know how de mais de dois séculos de conhecimento sobre os produtos e o comportamente do consumidor e a segunda por ser uma marca conhecida em qualquer lugar do planeta.

Isso faz com que a marca Colgate esteja no topo do mercado em qualquer país que esteja. A pasta de dente, por exemplo, possui 80% de market share no México, 70% no Brasil, 50% na Índia e 30% na China. Em termos mundiais, a empresa domina 42% do mercado de pasta de dente e 32% do mercado de escovas de dente.

Ser uma empresa líder tem as suas vantagens também dentro das farmácias e supermercados, locais onde habitualmente seus produtos são vendidos. Os melhores lugares das prateleiras e stands especiais destacam os produtos da empresa em relação aos da concorrência.

Os altos investimentos com pesquisa, desenvolvimento e marketing mantêm o reconhecimento da marca e sua liderança no mercado. Uma prova da percepção da marca aos dias atuais é o uso de novas tecnologias para estimular hábitos tão enraizados em nossa cultura como escovar os dentes:

Os números da empresa

A Colgate-Palmolive é uma Blue-Chip de alta qualidade que tem pagado dividendos há 123 anos, tendo aumentado essa distribuição anualmente há 56 anos. O dividend yield atual está em 2,5% e o payout em relação ao fluxo de caixa livre é de 55% e em relação ao lucro líquido é de 58%. A segurança dos dividendos está garantida pela payout razoável, pelo forte fluxo de caixa, balanço sólido e dívida baixa.

Dividendos Colgate-Palmolive
A Colgate-Palmolive possui um dos melhores históricos de distribuição de dividendos do mundo

A boa reputação da companhia e suas  marcas bem conhecidas permitem que ela tenha poder de preço e conquiste uma das melhores margens da indústria. A margem bruta é de 59% (contra 22% de média do setor). A margem EBITDA é de 27% (6,6% do setor). A margem líquida é de 15% (2,3% do setor).

A evolução de receita (azul), EBITDA (vermelho) e lucro por ação excluindo itens não-recorrentes (verde) estão abaixo:

Colgate-Palmolive
Evolução dos números da Colgate-Palmolive nos últimos 10 anos

 

A empresa não tem apresentado um crescimento tão linear dos números, tendo inclusive perdido receita nos últimos anos. O lucro por ação tem sido bem irregular, ficam nessa faixa entre U$ 2,30 e 2,70. Mesmo assim, a distribuição de dividendos que foi de U$ 1,66 por ação em 2018 está longe de ser ameaçada. O fato de ter a maior parte da receita vinda de fora dos Estados Unidos tem sido um fator negativo no momento dado o fortalecimento do Dólar.

Conclusão

A Colgate-Palmolive é uma das principais Blue-Chips pagadoras de dividendos dos Estados Unidos. O fato de participar de um setor pouco volátil e de crescimento lento, aliado ao grande tamanho que a empresa chegou (market cap de 61 bilhões) a tornam uma empresa sem tanto potencial de upside, mas que possui lucratividade suficiente para manter e elevar a distribuição de dividendos nos próximos anos sem grandes sustos.

Portanto, se você quiser receber bons dividendos e ter dentes mais brancos, a Colgate-Palmolive pode ser uma excelente opção.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 16 comentários

  1. Avatar

    Ótimo post, Raphael! Se aceitar sugestões, seria bom mencionar o ticker e valor do papel (na média) nos próximos posts sobre essas ótimas empresas.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Emanuel,

      Bem lembrado. Vou colocar o ticker.

      A ação hoje está na casa dos 72 dólares.

      Abçs!

  2. Avatar

    Olá Raphael,como vai? espero que esteja bem! Tenho uma conta na DriveWealth pelos números que apresentou parece ser uma ótima empresa para se comprar ações.A pergunta é qual CÓDIGO dela e qual bolsa ela negocia? Posso comprar ações dela através da minha conta na DriveWealth? Desde já agradeço sua ajuda e mais uma vez parabéns pelo trabalho que tem feito! Abs

  3. Avatar

    Bom Dia Raphael ,
    Qual o código dela na Nyse ?
    Abs e uma excelente semana !!!
    Elias Jr,

  4. Avatar

    quem seriam seus grandes concorrentes? Pq da queda absurda nas vendas nos últimos anos???

    1. Raphael Monteiro

      Olá Felipe,

      A Oral B da Procter & Gamble é a maior concorrente, seguido da Unilever (Close-up) e da GlaxoSmithKline (Sensodyne).

      Abçs!

      Abçs!

  5. Avatar

    Obrigada pela dica! Uma pergunta, vc já falou alguma coisa sobre as carnes de
    Origem não animal, parece que o
    Mercado está indo bem.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Elisabeth,

      Pois é. Precisamos saber se é só modinha ou se tem fundamento.

      Vou analisar mais a fundo e depois comento.

      Abçs!

  6. Avatar

    eu tenho ações da CL. Gosto bastante, porém fiquei na duvida se eu devia comprar mais ou não, pois o PE (PL) está acima de 20.

    Sei que PE por si só não deve ser analisado sozinho, e sim em conjunto com outros dados.
    Porem o EV/EBITDA também está alto.

  7. Avatar

    Gosto muito dela, junto com a Johnson&Johnson não tem pra ninguém… rsrsrsr

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu