Economia circular: como transformar lixo em dinheiro

economia circular

Onde muitos veem problemas, outros, incluindo Bill Gates, veem negócios

Existe uma cena clássica no filme De Volta Para O Futuro (justamente a última cena) em que Doc Brown volta do futuro e ao invéis de plutônio, ele usa cascas de banana e latinhas de cerveja para abastecer o DeLorean. E se ainda não temos carros e nem skates voadores, essa parte do lixo se transformar em energia já está virando realidade.

Estima-se que o mundo produza hoje mais de 1,3 bilhão de toneladas de lixo anualmente segundo o Banco Mundial, o equivalente a quase 4 milhões de Boeings 747. É um número que cresce ano após ano e que deve dobrar na próxima década.

Uma série de fatores levam a isso, como aumento da urbanização, falta de reciclagem, crescimento populacional e falta de infraestrutura nos países emergentes, o uso cada vez maior de produtos e embalagens descartáveis, entre outros.

Os avanços tecnológicos de diversas áreas aliado a uma percepção maior de preservação do meio ambiente tanto pela indústria quanto pelo mercado consumidor criam o ambiente ideal para transformar toneladas de lixo em uma oportunidade que pode gerar trilhões de dólares em receitas.

Como transformar lixo em dinheiro?

As tecnologias de hoje e as que estão em desenvolvimento são capazes de ter o lixo como matéria-prima para gerar energia, combustíveis e recuperar diversos tipos de materiais. Isso significa que o que era antes desperdiçado se torna o ponto de partida para uma série de soluções.

O melhor de tudo isso é que quanto maior for o desperdício, maiores as oportunidades que se apresentam. Nos países emergentes isso é mais evidente, pois a taxa de reciclagem é cerca de 1/3 dos países desenvolvidos. De acordo com a ONU cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo hoje não tem acesso a coleta de lixo.

Empresas de diversos setores hoje já adotam medidas para transformar os resíduos de sua produção em novos produtos que ampliam ainda mais sua oferta de produtos.

O que é a economia circular?

Da mesma forma que temos os ciclos da água e do carbono na natureza, a economia circular abandona o modelo de economia linear caracterizado por “extrair, transformar, utilizar e descartar”. Na economia circular temos o reaproveitamento das sobras, que são colocadas no início de um novo processo de geração de valor dentro da cadeia produtiva.

No conceito de economia circular entende-se a finitude de certos recursos, então procura-se primeiro a racionalização e otimização do seu uso. Segundo, procura-se preservar este recurso de modo a ser recuperado após o período de utilização do mesmo. Terceiro, reduz-se as externalidades negativas de todo o processo industrial.

A imagem abaixo elaborada pela Accenture mostra como os 5 modelos de negócio circular funcionam:

economia circular accenture

A economia circular hoje

Em países como Noruega e Suécia, uma parte cada vez mais relevante da energia já é gerada através do lixo. Se há algumas décadas, esses países incineravam o lixo, hoje chegam a importá-lo para a geração de energia. Juntamente com a energia eólica e solar, a energia a partir do lixo faz parte do conceito de energia renovável. Mesmo não sendo tão eficientes como o petróleo e carvão, o impacto ambiental é menor.

A China é hoje o maior produtor de lixo do mundo. Se antes, os chineses não davam a mínima para os danos ambientais, hoje essa preocupação já existe em virtude do nível de poluição alarmante em diversas regiões. Já existem diversas medidas sendo tomadas para controlar, tratar e reaproveitar lixo e evitar um dano ainda maior.

Em termos de tecnologias, já existem hoje algumas capazes de retirar mais energia a partir da mesma quantidade de lixo, bem como algumas que conseguem transformar plástico em hidrogênio combustível. Quem sabe isso acabe com a criminalização dos canudinhos e das sacolinhas de supermercado.

Quais ações estão neste setor?

Existem ações do setor de lixo tanto nos Estados Unidos, quanto no resto do mundo.

Waste Management (NYSE: WM) é uma empresa fundada em 1987 no Texas e que é responsável pela coleta de lixo e posterior reciclagem e produção de energia. O valor de mercado dela hoje é de cerca de 49 bilhões de dólares.

Republic Services (NYSE:RSG) atua no mesmo ramo de coleta, reciclagem e produção de energia. Foi criada em 1996 e hoje vale 28 bilhões de dólares. É a segunda principal ação no portfólio pessoal do Bill Gates, atrás apenas da Berkshire Hathaway.

China Everbright International (257:HKEX) é uma empresa de Hong Kong que se especializou na gestão de recursos materiais, reciclagem e produção de energia. O valor de mercado da empresa hoje é de HKD 46 bilhões.

Conclusão

O mercado de transformação de lixo apesar de já ter uma longa história, apenas agora vem recebendo a atenção que merece. Existem diversos fatores, como o crescimento populacional e o aumento da poluição, particularmente nos países emergentes que devem impulsionar ainda mais esse mercado.

E se um dia se pensou que transformar lixo em dinheiro era um negócio do futuro, hoje esse futuro chegou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este post tem 24 comentários

  1. Avatar

    De que forma poderia investir nessas usinas de reciclagem?

  2. Avatar

    Ótimo artigo

    Você conhece corretoras nas quais de pra comprar esta ação chinesa?

    1. Raphael Monteiro

      Olá Rafael,

      Sim. Qualquer corretora com acesso a Bolsa de Hong Kong, como o Saxo Bank.

      Abçs!

  3. Avatar

    Verdade o no Brasil também tem alguma empresa que transforma lixo em Energia. Eu quero sinceramente saber sobre as empresas de cannabis ou Maria huana. E se tem como envistir nessas empresas sem sair do Brasil e como faço isso.

  4. Avatar

    Irmão como sempre você surpreende com suas matérias.Excelente!!!
    Abraço

  5. Avatar

    Muito bom o artigo!

  6. Avatar

    Setor muito interessante para investir. Nunca tinha ouvido falar dessas empresas.

  7. Avatar

    E como faço para investir nesse negócio?

  8. Avatar

    Bom dia…
    Excelente artigo, e excelente dica…
    Obrigado
    Cumprimentos…

  9. Avatar

    Muito Legal II. Obrigado por compartilhar conhecimento. Esse post é inspirador. Compartilho da visão que reciclagem tem um futuro muito promissor. Vou estudar mais o assunto e as empresas.
    Abraço do Muk

  10. Avatar

    Olá, sou leitor do site desde 2014. Bill Gates transforma esgoto sólido em água potável. Um de muitos de seus projetos foi investir muito dinheiro em preservativos, então se você ouvir em algum comercial sobre prevenção de doenças dizendo que a Aids voltou… E sobre o lixo o que dizer… as indústrias produzem embalagens e quem produz o lixo é o consumidor. Será?

  11. Avatar

    Olá Raphael Monteiro!
    Excelente essa matéria, muito esclarecedora e atual.
    Apesar de o Brasil ainda ser uma criança no setor de energia sustentável, já é um bom começo a possibilidade de investir nesse tipo dê ação.

    Obrigada!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu