6 dicas para se desenvolver como investidor

dicas para investidor

O aprendizado como investidor é um caminho sem fim

A vida de investidor é um eterno aprendizado. Primeiro você não sabe de nada. Depois sabe de tudo. E depois de muito tempos sabe que ainda há muito a aprender. O sobe e desce do mercado e esse mundo estressante em que vivemos são capazes de deixar todo mundo maluco, mas com a abordagem adequada e a cabeça do lugar é possível desviar das distrações e focar no que realmente importa.

Essas dicas selecionadas aqui visam orientá-lo para que você não se perca em seu caminho para a riqueza.

Cerque-se de boas pessoas

Março de 2020. Colapso do mercado. A bolsa despenca 40%. Quem você gostaria de ter à sua volta para ouvir opiniões? Aqueles que entraram no desespero e diziam para vender tudo que o mundo ia acabar ou aqueles que tiveram a cabeça no lugar para identificar aqui como mais uma crise e mais uma correção e que em breve o mercado iria se recuperar?

Mantenha contato com investidores que tenha mentalidade de longo prazo e não naqueles imediatistas que querem saber porque tal ação caiu 1% hoje ou porque tal político fez tal coisa e isso vai prejudicar a bolsa.

Alinhe seus investimentos ao seu perfil

Aqueles questionários de avaliação de perfil de investidor não são lá muito bem feitos, mas conhecer o seu perfil é importante. Mas, em geral, você acaba descobrindo mesmo na prática. Falar que vai comprar mais quando a bolsa cai é mais fácil no questionário do que no home-broker.

Não tome mais risco do que é capaz de suportar. Evite que um cisne negro em alguma posição muito grande possa arruinar seus investimentos. Mantenha as posições e as exposições sob controle. Uma alocação de ativos adequada ao seu perfil de risco e com regras claras para rebalanceamento é o mínimo que você precisa ter para evitar surpresas desagradáveis.

Não fique abrindo o home-broker

Uma das manias que podem lhe prejudicar é ficar checando as posições e abrindo o home-broker com frequência. Esse tipo de atitude leva você a tomar alguma decisão de compra e venda precipitada tomada no calor do momento. Quem abre o home-broker e vê tudo desabando estimulado a vender. Quem vê tudo subindo é estimulado a comprar. E essas não são as melhores razões para comprar ou vender uma ação.

Colocar um limite de 15 dias ou 1 mês para abrir o home-broker conforme o dinheiro novo chega ou alguma nova ideia de investimento aparece.

Todo investidor passa por situações que o destroem por dentro, que o fazem questionar seu conhecimento, sua habilidade, sua estratégia, tudo. Já aconteceu com você? Não se preocupe. Você não está sozinho. Acontece com todos.

Aprenda com as ações vencedoras

Veja os motivos do porquê os seus melhores investimentos alcançaram esses resultados e aprenda a encontrar outros com as mesmas características.

Aprenda com as ações perdedoras

Veja aqueles investimentos que lhe deram prejuízo e porque isso aconteceu. Tente não repetir os mesmos erros.

Mantenha uma reserva para oportunidades

Muita gente se esquece de manter o dinheiro em caixa (na conta da corretora americana mesmo) ou em algum ativo de renda fixa pós-fixado e de liquidez imediata no Brasil.

Seja para aumentar a posição nas suas melhores ações ou para aproveitar a queda daquela ação que você estava esperando, uma reserva de oportunidade é algo que fará você não se arrepender de deixar algum “peixe grande” passar.

Conclusão

São pequenas dicas, mas que se aplicadas podem render “juros compostos” na administração dos seus investimentos. O mercado sempre surge com novas crises, novos problemas e novos desafios, mas quem estivem com a cabeça sintonizada na direção correta saberá se manter consciente e agir de maneira prudente para não colocar tudo a perder.

4/5 - (8 votes)

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 6 comentários

  1. Graciano

    Boa noite Raphael, concordo e acho um excelente artigo.

  2. William

    Bom Dia Raphael! Gostei muito do todo, mas especialmente a dica de não abrir o HB constantemente…rsrs. É engraçado, mas deveria sim ser levado a sério

  3. Antonio santos

    Saudações meu nobre, Rafael.

    As dicas estão perfeitas, mas a foto mostra uma dica que a grande maioria quase nao nota.
    longevidade, maturidade, e casca grossa para surfar nas crises.

    sucesso e vida longa a ti.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão