7 formas de ganhar em dólar e parar de sofrer com o câmbio

ganhar em dólar

Aprenda a ganhar em dólar e nunca mais se preocupar com a desvalorização cambial

A criação deste site lá em 2014 foi após eu ter aprendido dois princípios bastante simples que norteavam a questão do investimento internacional:

  1. Diversificação do risco político
  2. Diversificação cambial

Desde então, o Brasil tem passado por momentos turbulentos tanto na esfera política, quanto na econômica e cambial. Político nem precisa explicar e o cambial tem sido uma montanha-russa de fortes e tristes emoções. No mês de registro deste domínio, maio de 2014, o dólar americano fechou cotado a R$2,21 e no momento em que escrevo este artigo já está por volta de R$4,39, indicando uma desvalorização do Real de quase 50%.

Nos últimos 25 anos, o dólar multiplicou por mais de 4 vezes frente ao Real:

ganhar em dólar
Evolução do Dólar frente ao Real desde 1995

 

Existe uma série de fatores que interferem no câmbio, como a taxa de crescimento econômico, o estado das contas públicas, a percepção de risco do país,  o diferencial de taxas de juros entre Brasil e Estados Unidos, os ciclos econômicos, entre outros. Este artigo mostra algumas causas da desvalorização cambial atual.

No longo prazo, os fundamentos prevalecem. Países que gozam de maior credibilidade e são capazes de atrair capital são aqueles que possuem as moedas mais fortes. E, para variar, o Brasil (ainda) não está entre eles.

Uma saída que contribui para reduzir essa volatilidade cambial é colocar em prática a diversificação entre moedas.

O primeiro ponto da diversificação entre moedas é acumular patrimônio em uma moeda diferente da sua (do país onde você está e que é fruto do seu trabalho principal). Se você possui renda em Real, deve acumular parte do patrimônio em Dólar ou Euro. No dia-dia, você usa o dinheiro do seu trabalho no Brasil para bancar os seus custos. Em caso de viagem internacional ou importação de algum produto ou serviço, você usa as outras moedas. O objetivo é um só:

Você não ficar à mercê das variações cambiais.

Imagine que você planeja um gasto em moeda estrangeira e o câmbio dispara, como temos visto atualmente. Além de ficar mais caro, tem o estresse psicológico do “por que eu não comprei dólar antes?”. Então, se você tiver um pouco de cada moeda, evita esse tipo de situação. Você nunca será pego de surpresa.

Mas o objetivo deste artigo não é apenas mostrar a importância da diversificação cambial, mas sim como você também pode diversificar a renda em outras moedas. Segundo consta em algum das dezenas livros que li sobre finanças, os milionários costumam ter sete fontes de renda. Se você só tiver uma, seria interessante pensar como criar novas formas de ganhar dinheiro. E se essa fonte vier em outra moeda, melhor ainda. Desde que, obviamente, não seja peso argentino ou bolívar venezuelano.

7 formas de ganhar em dólar

Dividendos

Já que você está em um site de investimentos, nada mais óbvio do que receber renda por meio de dividendos. De forma geral, as ações compradas nos Estados Unidos distribuem dividendos trimestralmente. Se você combinar 4 empresas com calendários diferentes, consegue até receber uma renda mensal.

Eu comento mais sobre dividendos nesses dois artigos:

Como montar sua carteira de dividendos a partir do zero

Investir para renda – Dividendos

Também é importante lembrar que os dividendos distribuídos por ações e REITs negociados em Cingapura e Hong Kong não sofrem retenção de imposto de renda na fonte, como nos Estados Unidos e você também recebe moeda forte.

Juros

A outra forma de receber dinheiro em dólar, euro ou outra moeda forte, se dá pelo recebimento de juros. Por mais que as taxas de juros estejam baixas historicamente, ainda é possível encontrar bons investimentos de renda fixa.

Em geral, os bonds (como são chamados os títulos de renda fixa no exterior) distribuem juros semestrais. Combinando 6 deles, você consegue receber juros todos os meses. Lembrando que não é cobrado nenhum imposto na fonte no recebimento desses cupons.

No artigo abaixo, eu mostro uma estratégia simples e eficiente para investir em bonds:

Pirâmide de bonds

Imóveis

Comprar imóveis nos Estados Unidos é uma outra maneira de você conseguir renda mensal em dólar.

É um processo mais complexo e que requer um valor maior inicialmente, mas é possível encontrar bons imóveis a preços atrativos e aproveitar dos vários mecanismos e serviços voltados para esse mercado nos Estados Unidos, que é bastante desenvolvido.

Já escrevi a este respeito antes:

Como comprar uma casa nos Estados Unidos

Programas de afiliados

Afiliação é uma nova forma de trabalho, em que o afiliado promove e vende um produto de terceiros e recebe uma comissão por venda. Esse modelo existe tanto no Brasil, quanto no exterior.

Duas empresas bem conhecidas que remuneram afiliados são a Amazon e o Booking. Cada produto vendido na Amazon por meio do seu próprio link gera uma comissão. O mesmo em pacotes do Booking comprados da mesma forma.

Aproveitando o gancho, eu disponibilizei a área de membros do Passaporte Internacional para afiliação no site da Monetizze. Caso você tenha um site, blog ou uma boa rede de contatos, poderá promover a assinatura. Basta se cadastrar na Monetizze e procurar por Passaporte Internacional na loja dentro da plataforma. Você não irá ganhar em dólar, mas não deixa de ser uma renda extra.

Publicidade online

O produtor de conteúdo online tem hoje uma série de serviços que agregam anúncios tanto em sites, como em vídeos e até mesmo dentro de aplicativos móveis.

Nesta esfera, o mais conhecido é o Google Adsense, que compartilha o valor recebido dos anunciantes com o produtor de conteúdo. Sempre que você vir um anúncio no YouTube, por exemplo, o produtor daquele vídeo receberá uma fração do que foi pago pelo anunciante.

Quanto mais anúncios são vistos e clicados, mais o produtor recebe. E tudo em dólar!

Free-lancer remoto

A terceirização não é mais uma ideia nova. Com a era da internet, muitas empresas tem contratado serviços de profissionais de qualquer lugar do mundo.

Os serviços digitais são os mais solicitados, como marketing, programação e desenvolvimento de sites e aplicativos e design. Outros serviços como atendimento ao cliente e produção de conteúdo também são muito procurados. Obviamente, o domínio do inglês ou outra língua estrangeira é fundamental.

Um exemplo de site que liga empresas a profissionais é o Upwork.

Empresa offshore 

Abrir uma empresa offshore e prestar serviços internacionalmente talvez seja uma das melhores oportunidades de diversificar a renda em outras moedas. Existe uma infinidade de serviços que podem ser prestados dessa forma e se bem estruturado, pode-se aproveitar de estruturas fiscais menos custosas e menos burocráticas.

Nestes três artigos, falo mais sobre o assunto:

Como abrir sua empresa offshore

Introdução aos Paraísos Fiscais

Estônia – O país digital

Conclusão

Caso você consiga uma boa diversificação entre moedas tanto do ponto de vista da renda, quanto do patrimônio, as variações cambiais que tiram o cabelo de muita gente passará a ser irrelevante para você:

– O Dólar subiu?

– Não tem problema, eu uso os meus dólares na conta americana.

– A Europa está em crise, o Euro despencou.

– Ótimo. Uso os meus Reais ou Dólares para comprar Euros.

E você, já consegue ganhar em dólar ou possui renda em outras moedas? Gostou de alguma dessas ideias ou tem mais alguma outra sugestão para ter renda em dólar? Responda nos comentários.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 8 comentários

  1. Avatar
    www.investodorinternacional.com.br

    Qual o valor mínimo para investimento para iniciantes, no mercado internacional.
    É preciso pagar alguma mensalidade para ser assinante.

  2. Avatar
    Gabriel

    Obrigado por compartilhar o conhecimento, irmão. Hoje o Dólar tá 5,20+ o Euro acima dos 6.

    Abriu a mente aqui. Vou me afiliar a sua plataforma.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Gabriel,

      Obrigado por comentar.

      Diversificar a renda em outras moedas é o caminho.

      Abçs!

      1. Avatar
        Gabriel

        Verdade. Me deu uma boa luz. Já baixei o guia, está excelente.

  3. Avatar
    Pjones

    Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
    Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
    Voltarei outras vezes, obrigado.

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão