Ações da ASML: como comprar

Ações da ASML

Existe um mundo de tecnologia na Europa e a ASML é um dos destaques

Conforme eu havia comentado no antigo anterior sobre a Hermès,  vou escrever alguns textos sobre empresas de fora dos Estados Unidos. Existe muita coisa interessante na Europa e na Ásia e um bom número de leitores tem pedido mais informações sobre esses mercados.

Dessa vez, cheguei a Holanda, terra de algumas empresas de tecnologia que são verdadeiras potências em seus segmentos. É até provável que fale mais sobre empresas holandesas no futuro.

A ASML Holding N.V. (NASDAQ:ASML, ASM:AS) é uma empresa holandesa líder no segmento dos semicondutores. Foi fundada em 1984 e hoje conta com mais de 28 mil empregados espalhados pela Europa, Ásia e Estados Unidos.

A empresa é especialista em aparelhos de litografia. Ela atua tanto na fabricação e venda dos equipamentos propriamente ditos, como também no software e nos serviços associados a eles. Essa tecnologia é a responsável pela produção dos chips que saem dos wafers de silício.

Seus clientes são as maiores fabricantes de chips do mundo, a maioria concentrada na Ásia, onde está a maior produção.

O que é a litografia?

A litografia em si (ou litogravura) é uma tecnologia bastante antiga criada em 1796 na Alemanha. É o processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executados com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica.

Não entendeu? Basicamente, é um processo químico que permite a impressão de imagens ou textos sobre uma folha por meio de um “grande carimbo”. Foi criada inicialmente para impressão de partituras musicais e depois usada para imprimir cartazes, pôsteres, revistas, etc. É um processo bastante artesanal e neste vídeo você pode ver todos os passos envolvidos.

Avançando “um pouco” para 2021 e você tem abaixo o aparelho de litografia da ASML. É modelo mais novo de Extreme Ultraviolet, que é uma evolução da Deep Ultraviolet, tecnologia mais usada atualmente.

ASML TWINSCAN NXE:3400 EUV
Equipamento de litografia ASML TWINSCAN NXE:3400 EUV

 

Ali no meio em roxo, você tem os emissores e refletores de raios ultra-violeta. Eles agem como os produtos químicos da litografia tradicional e removem partes das placas de silício que passam pela máquina, desenhando  a arquitetura de cada microprocessador.

Veja no vídeo abaixo a máquina funcionando:

A ASML é a única empresa no mundo que detém essa tecnologia. O equipamento custa cerca de 150 milhões de dólares. No momento, apenas a Samsung Electronics e a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) o estão usando para a fabricação de chips. A TSMC, por exemplo, comprou mais da metade das unidades produzidas. Ela é a responsável pela fabricação dos chips da Apple, dos Snapdragon que equipam os smartphones Android, dos chips gráficos da Nvidia e das CPUs e GPUs da AMD, entre outros.

A ASML domina mais de 80% do mercado de equipamentos de litografia, ficando a segunda colocada, a japonesa Nikon, com 10%. Isso significa que todo o crescimento da indústria mundial de microprocessadores passa pela ASML. Sem ela, não tem iPhone, não tem Samsung Galaxy, não tem Playstation e não tem Xbox.

Mas ganhar 80% não é algo trivial, é preciso muita qualidade e inovação. A ASML tem isso de sobra, pois esse era o mercado de litografia em 1984 quando a ASML foi fundada:

litografia em 1984
Mercado de litografia em 1984

O futuro dos microchips

O avanço da tecnologia e da comunicação tem criado cada vez mais aplicações para os microchips. O volume de dados produzidos, transmitidos e armazenados segue crescendo e deve crescer ainda mais com o advento do 5G, dos veículos autônomos, da inteligência artificial e da internet das coisas.

Nada disso será possível sem os microchips. Se antes, o que puxava este mercado eram os computadores pessoais e depois os smartphones, agora será uma série de novos equipamentos “inteligentes” requerendo chips para funcionar.

Além dessa parte de equipamentos para construção de chips lógicos (CPU por exemplo), a ASML também é responsável pelos equipamentos que produzem memória RAM e memória para armazenamento (NAND). Ela é beneficiada de todos os lados pelo avanço tecnológico nessas áreas.

Os resultados da empresa

Os resultados do primeiro trimestre de 2021 foram divulgados em abril. O crescimento das vendas tem sido muito bom nos últimos anos:

Vendas ASML

No 1ºtrimestre de 2021, as vendas de sistemas lógicos corresponderam a 78% da receita, enquanto as de sistemas de memória a 22%. Em termos de reservas, há 4,7 bilhões de euros de valor em equipamentos pedidos até o final do trimestre, uma alta expressiva frente ao visto no trimestre anterior.

O retorno ao acionista por meio de dividendos e recompra de ações também tem sido crescente:

Retorno ao acionista ASML

A forte demanda pelos equipamentos também reforça a melhoria das vendas para os próximos anos, bem como contribui para a expansão das margens, dado o domínio que a empresa possui da indústria.

Conclusão

A ASML detém mais de 80% do mercado mundial e praticamente possui o monopólio sobre a tecnologia de litografia de ultra-violeta extrema, a mais avançada usada na fabricação de microchips.

A corrida pelos nanômetros, envolvendo seus clientes, como TSMC, Samsung e Intel exige que cada uma tenha os equipamentos de última geração da ASML.

Além disso, o desenvolvimento tecnológico e as novas aplicações em termos de produção, transmissão e manuseio de dados serão gatilhos importantes para o crescimento da empresa nos próximos anos.  O futuro conectado passa necessariamente pelas máquinas vendidas pela ASML.

5/5 - (4 votes)

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 14 comentários

  1. Graciano

    Uma ação que me foi indicada pela casa de análise a mais ou menos uns 08 meses, mas até o momento ainda não comprei.
    Bom artigo Raphael.

    Boa noite

  2. MPM

    Bom dia Raphael, os teus artigos são muito bons!! Remetem a uma pesquisa e um aprofundamento maior sobre o tema. Exemplifico: no caso da ASML vou checar o seu nível de alavancagem. Agradeço.

  3. Luiz Claudio da Conceição

    Bom dia, bom artigo eu já invisto no Exterior tenho conta na Avenue,muito importante sua orientação, apoio a quem ainda não investiu comece o mais rápido possível a investir no exterior abs.

  4. engenhariacivil,[email protected]

    olá bom dia gostei dessa reportagem quero falar mais sobre esse assunto

    José Roberto

    1. Olá José Roberto,

      Que bom que gostou.

      Pode falar mais sobre o assunto sim. Fique à vontade.

      Abçs!

  5. Rafael

    Fala Xará!

    Uma dúvida. Negocia na bolsa americana?

    Abs

  6. YNVEST

    Vlw Raphael.
    654.00 o precinho da belezinha na Nasdaq.

  7. Alex

    Essa ASML é uma empresa excelente e promissora para o futuro. Eu tenho estudado bastante os semicondutores e como você disse, a maior de todas agora, a TSM, utiliza seus equipamentos. TSM está se expandindo e já produzem chips de 5nm caminhando para 4 e 3nm. Prevejo mais máquinas dessas sendo vendidas no futuro. Vale lembrar que ASML andou investindo na produção dessas máquinas nos últimos anos.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão