Ações da Palantir: como investir

ações da palantir

Inteligência artificial sob a forma de ações

O nome Palantir tem origem na mitologia do Senhor dos Anéis. Na série, a palavra palantíri significa o “olho que tudo vê”.

Caso você ainda não tenha ouvido falar da Palantir como empresa, saiba que ela foi fundada em 2003 por Alex Karp e Peter Thiel, que se conheceram quando estudavam Direito em Stanford. Este último, inclusive, é membro da já abordada Máfia do Paypal. A Palantir foi fundada logo após a venda do Paypal para o eBay.

A empresa é uma das mais proeminentes para softwares focados em “big data” e aprendizado por máquina. O software da Palantir é capaz de processar uma grande quantidade de dados e extrair informações surpreendentes a partir deles.

Durante estes quase 20 anos, a empresa tem sido ao mesmo tempo secreta e controversa, dado que ao tempo de sua fundação, ela recebeu investimentos da CIA (Agência Central de Inteligência do governo americano). O objetivo era justamente desenvolver softwares que pudessem ser usados para fins de espionagem e planejamento de guerra.

Entre os casos de uso mais conhecidos dos sistemas da Palantir estão justamente a defesa nacional (acredita-se que a empresa contribuiu para a localização de Osama bin Laden) e ajudar os bancos a prever situações de inadimplência nas carteiras de crédito.

A proximidade da empresa com o governo é tão grande que seus funcionários têm acesso a informações confidenciais e são orientados a viver próximos da empresa por questões de segurança.

Principais clientes

Como já falado, o governo dos Estados Unidos são o principal cliente. A Palantir possui contratos com diversas agências governamentais além da CIA, como o DOJ (Departamento de Justiça), a NSA (Agência Nacional de Vigilância), Administração de Aviação Federal, Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos, CDC (Centro de Controle de Doenças), Exército dos Estados Unidos, entre outros.

Entre os clientes corporativos, destacam-se Morgan Stanley, J. P. Morgan, Merck, Airbus, Fiat-Chrysler, IBM e Amazon.

“O Exército dos EUA usa nosso software para garantir a prontidão de mais de um milhão de militares e para tomar decisões em dezenas de estruturas de comando. Da mesma forma, nosso software é implementado por uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo em suas fábricas na América do Norte para garantir o controle de qualidade na linha de produção.”

A Palantir é especializada em cada cliente com quem faz negócios. Quando um contrato é assinado, os engenheiros vão a essa entidade para descobrir a melhor maneira de otimizar, integrar e expandir as necessidades do cliente. É uma mistura entre serviços de software e consultoria.

Segundo a Palantir, os dados são a solução para os problemas. Quanto mais dados estiverem acessíveis e monitorados, sejam imagens, planilhas, registros, palavras-chave, históricos de pesquisa, literalmente todo dado possível e imaginável, mais provavelmente o cliente otimizará processos e melhorará os resultados.

A Palantir não gosta de exibir os clientes que possui e, mais importante, os clientes não querem que outras pessoas saibam que estão usando sua plataforma. Por quê? Se a Adidas estivesse usando a Palantir para otimizar sua estratégia de enfrentar a Nike, eles gostariam que a Nike soubesse? Provavelmente não.

Plataformas

Palantir Gotham

Esta foi a primeira plataforma da Palantir desenvolvida para agências governamentais americanas. Como já dito, o produto foi criado para analisar montanhas de dados, descobrir padrões ocultos e ser capaz de prever e tentar impedir ataques terroristas, evasão fiscal, crime, socorro em desastres, etc.

Ninguém me tira da cabeça que a série “Person of Interest” foi baseada nesse sistema:

Palantir Foundry

O produto comercial, chamado Palantir Foundry, é usado em vários setores, incluindo consumo, energia, serviços financeiros, saúde, indústria, telecomunicações e transporte.

Esta é a plataforma para as empresas modernas e foi construída para que elas ganhem mais dinheiro, poupem mais e tenham mais segurança.

Foundry tem ajudado o J.P. Morgan em todos os tipos de problemas de fraude, segurança cibernética e na recuperação de suas carteiras de hipotecas inadimplentes, o que tem contribuído para o banco economizar centenas de milhões de dólares.

Palantir Apollo

Apollo é o sistema operacional para entrega contínua em que a plataforma “fornece uma única camada de controle para coordenar a entrega contínua de novos recursos, atualizações de segurança e configurações da plataforma, garantindo que sistemas críticos permaneçam atualizados e operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

De forma resumida, Apollo gerencia e implanta com segurança as plataformas Gotham e Foundry e quase age como um sistema semelhante a uma “nuvem”.

Adquirir, expandir e escalar

Não é possível ir muito a fundo no funcionamento desses sistemas, justamente por se tratarem de informações de segurança nacional, mas uma coisa é certa, a estratégia pela qual a empresa busca estender ainda mais seu contato com cada cliente.

As plataformas da Palantir são produtos em constante evolução, que se expandem conforme o programa descobre mais conjuntos de dados e, com esses conjuntos de dados, é capaz de otimizar, integrar, descobrir soluções e até mesmo prever novos usos.

Dada essa característica, o modelo de negócios da Palantir tem três etapas principais: adquirir, expandir e escalar.

Adquirir: na fase inicial e muitas vezes referida como “fase piloto”, a Palantir banca os custos iniciais para atrair novos clientes. Se o cliente tiver uma receita inferior a 100.000 dólares por ano, a Palantir não cobra praticamente nada para ser contratada.

Expandir: depois de 100.000 dólares em receita, o software é integrado verticalmente e identifica o problema principal que o cliente está enfrentando.

Escala: nesta fase, o software foi totalmente integrado com o cliente e é quando o cliente começa a se tornar mais lucrativo, a Palantir ganha dinheiro e novas aplicações começam a ser construídas em cima da plataforma. O lucro desta fase permite à Palantir conquistar novos clientes na fase de aquisição, mesmo que com prejuízo inicial.

Palantir Gotham em ação

Ações da Palantir como investimento

As ações da Palantir (NASDAQ:PLTR) foram lançadas no mercado em 2020 por meio de listagem direta, ou seja, não realizou um IPO tradicional.

Não é possível avaliar Palantir pelas métricas tradicionais. Preço/Lucro, EV/EBITDA, etc não servem para muita coisa aqui.

A empresa já vale cerca de 50 bilhões de dólares atualmente e a receita projetada para 2021 é de apenas 1,5 bilhão de dólares. O seu valor está justamente na qualidade da gestão, na tecnologia e na capacidade da empresa de implementar soluções cada vez mais completas e um número cada vez maior de clientes.

Hoje em dia, sistemas de gestão de clientes ou CRM (Customer Relationship Management) são comuns nas grandes empresas. Se um sistema de inteligência artificial voltado para análise de dados e tomadas de decisão como os da Palantir atingir um sucesso semelhante e se tornar algo necessário, o mercado total endereçável se tornaria gigantesco.

De qualquer forma, é uma empresa que já está dando lucro, mesmo que pequeno, e dado o sucesso dos demais empreendimentos de Peter Thiel, tem tudo para ser um sucesso no futuro.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 4 comentários

  1. liloCruz

    Eu acredito no software PLTR sendo uma das vantagens a integração de todos os dados da corporação, ou de entidades governamentais, com informações em tempo real. The big bet!

    1. Olá liloCruz,

      Sim, o objetivo deles é integrar todas as informações da empresa e extrair conclusões para tomada de decisão.

      Abçs!

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão