As 10 melhores ações de 2019: O que elas têm em comum?

Ações com retornos astronômicos e mais alguma coisa em comum

O ano de 2019 foi inesquecível para o investidor no mercado de ações americano. Mesmo com muita gente achando que o gás estava terminando, os principais índices acionários bateram diversos recordes.

Dentre as diversas retrospectivas que acompanhei a respeito do ano de 2019 e da década passada, um deles me chamou bastante a atenção, aquela que mostrava as ações que mais se valorizaram no ano no extenso universo de mais de 3.600 ações negociadas nos Estados Unidos.

Antes de continuar a leitura, você poderia fazer um exercício mental para tentar descobrir qual o setor ou segmento da economia que mais se destacou? Foram as ações de energia? Do setor financeiro? De tecnologia? De consumo?

Bom, aqui vai a lista que multiplicaram em até 36 vezes o dinheiro de investidores sagazes.

10. ArQule (NASDAQ:ARQL) +625%

É uma companhia biofarmacêutica que pesquisa e desenvolve medicações para o tratamento do câncer e de doenças raras.

A companhia já havia triplicado de preço quando recebeu e aceitou uma oferta de compra da Merck em novembro. No dia da divulgação a ação subiu 101%.

 9. IVERIC bio (NASDAQ:ISEE) +627%

É uma companhia biofarmacêutica que desenvolve terapias para doenças oculares com foco naquelas relacionadas com o envelhecimento e doenças órfãs da retina.

A companhia já havia falhado anteriormente em fases tardias de pipeline de alguns produtos. Em outubro de 2019, seu medicamento Zimura foi aprovado na fase 2b de um ensaio clínico, o que faz a ação disparar 57% no dia. Depois, ela dobrou de preço em dezembro.

8. Durect (NASDAQ:DRRX) +691%

É uma companhia biofarmacêutica que pesquisa e desenvolve medicamentos para dor. A ação diparou duas vezes no ano. A primeira pelo licenciamento de uma droga que havia sido licenciado dela por outra empresa. A segunda pelo FDA ter agendado uma reunião em janeiro para decidir sobre o medicamento Posimir (bupivacaína de liberação controlada).

Nem tudo foram flores em janeiro para a empresa.  O medicamento para psoríase não foi aprovado e a bupivacaína teve votação empatada no FDA. Agora a empresa terá que ressubmeter a aplicação. Com isso a ação caiu mais de 50% no ano.

7. Avita Medical (NASDAQ:RCEL) +719%

É uma companhia de tecnologia médica com sede na Austrália e foco em regeneração de pele para vítimas de queimaduras. A solução da empresa foi aprovada nos EUA e a receita multiplicou por 7 durante o ano.

6. EverQuote (NASDAQ:EVER) +725%

É uma plataforma online para pesquisa de compra de seguros nos Estados Unidos. Atende consumidores que desejam seguros para casa, carro e vida. O uso de Big Data e venda cruzada tem ajudado a impulsionar as receitas e aumentar a base de clientes.

melhores ações de 2019

5. Provention Bio (NASDAQ:PRVB) +741%

É uma empresa de biotecnologia focada no mercado de diabetes. Em junho, a companhia anunciou que a droga teplizumab teve resultados positivos em estudos clínicos de fase 3. Foi mostrado que ela retarda o aparecimento de diabetes tipo I  em pacientes de risco. No dia a ação subiu 176%.

4. Kodiak Sciences (NASDAQ:KOD) +919%

É uma empresa de biotecnologia que desenvolve medicamentos para doenças da retina. Seu principal produto é o KSI-300, um fator de crescimento endotelial vascular que busca tratar a degeneração macular relacionada ao envelhecimento. Os dados positivos da droga fizeram com que a companhia aceitasse uma oferta para a venda de royalties por U$ 225 milhões. Isso catapultou o valor da empresa.

3. Stage Stores (NYSE:SSI) +941%

É uma varejista de descontos. Por anos, ela apresentou vendas e lucros em queda e a ação foi derretendo até virar uma penny stock. Tudo mudou no terceiro trimestre de 2019, quando ela divulgou lucro inesperado, o que fez a ação disparar.

Tudo estava indo bem, até que começamos 2020 com o anúncio de que a companhia teve um aumento de vendas de apenas 1,4% no feriado de final de ano. A ação despencou e devolveu todo o ganho astronômico que havia conseguido a partir de setembro.

2. Constellation Pharmaceuticals (NASDAQ:CNST) +1.066%

É uma companhia biofarmacêutica que pesquisa e desenvolve medicamentos que atendem pacientes com câncer associado a má expressão genética e resistência a outras drogas.

O produto principal da empresa é o CPI-0610 que está em fase II de desenvolvimento e busca tratar a mielofibrose como medicamento auxiliar. Resultados positivos nos estudos fizeram a ação multiplicar por 8.

1. Axsome Therapeutics (NASDAQ:AXSM) +3.578%

É uma companhia biofarmacêutica de estágio clínico que desenvolve drogas que agem principalmente no sistema nervoso central.

A ação já vinha subindo desde o início do ano, mas o sucesso em estudos clínicos tardios na fase III relacionados ao seu medicamento para depressão fizeram a ação subir 75% no dia do anúncio. O AXS-05 possui maior facilidade de atravessar a barreira hemato-encefálica e desta forma consegue ser mais efetiva que as demais drogas que age sobre o cérebro. O AXS-05 também possui efetividade no tratamento da doença de Alzheimer e no combate ao tabagismo.

Além dessa droga, a companhia possui outras em seu pipeline visando tratar doenças como fibromialgia, artrite reumatóide e narcolepsia.

Conclusão

A conclusão que a gente tira desta lista das melhores ações de 2019 é que o setor de biotecnologia concentra muitas das empresas que apresentam ganhos exponenciais na bolsa. São 7 nesta lista, sem contar uma empresa de tecnologia voltada para a área médica.Um medicamento aprovado ou que passe bem nos testes clínicos do FDA pode catapultar o preço da ação em diversas vezes.

O outro fator é que muitas das empresas biofarmacêuticas, particularmente as menores, são muito propensas a serem adquiridas pelas companhias maiores. Merck, Johnson & Johnson, Pfizer, Roche, Bristol-Myers-Squibb estão frequentemente comprando empresas que apresentam pipelines de desenvolvimento promissores.

É importante conhecer a fundo este tipo de empresa para entender que há muitos riscos embutidos. Falhas nos testes clínicos podem derrubar rapidamente o preço da ação. É preciso um conhecimento bem profundo desse mercado para poder investir com segurança.

Pra finalizar, é importante lembrar que você precisa de apenas uma ação estratosférica para levar seu portfólio de ações a um novo patamar. Mesmo que precise investir em 10 empresas, se uma for o “bilhete premiado” poderá compensar qualquer tipo de prejuízo com as demais ações.

E caso não tenha entendido muito a respeito dos termos usados para as empresas de biotecnologia, sugiro ler este artigo Investindo em Biotecnologia.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 14 comentários

    1. Raphael Monteiro

      Olá nei,

      Sim, o lucro que tiveram no ano passado não foi mantido e a ação devolveu a valorização.

      Abçs!

  1. Avatar

    Olá, Raphael.

    Muito bom. Não conhecia essas empresas.
    O que mais vejo é uma expectativa que o pessoal coloca nessas empresas. Está mais para especulação.
    Esse setor de saúde é bem interessante. Se alguma dessas empresas conseguirem o que estão buscando a valorização será enorme.

    Abraços!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Cowboy,

      Não deixa de ser uma especulação, mas é preciso muito conhecimento para avaliar a fundo cada empresa e ver quais são os melhores pipelines de desenvolvimento e quais aqueles com melhores chances de aprovação.

      É uma análise que precisa ser muito minuciosa.

      Abçs!

  2. Avatar

    Acho que neste século a expectativa de vida vai subir bastante. Muito dinheiro indo pra esse setor.

  3. Avatar
    Alexandre Abdoun

    II, qual a diferença entre Small Caps e Penny Stocks?

    Pois uma Small Cap não necessariamente é uma empresa ruim ou pequena. Apenas de baixa capitalização.

    Já uma penny stock, em sua maioria, me parecem lixos. Esquemas de pump and dump. Acredito que foi o caso da Stege Stores.

    Já a Magazine Luiza era uma Small Cap e veja o desempenho maravilhoso que obteve.

    Como diferenciar Small Caps de Penny Stocks?

    1. Raphael Monteiro

      Olá Alexandre,

      Small caps na atual concepção do termo são empresas com capitalização entre 300 milhões e 2 bi de dólares.

      Penny stocks são ações negociadas abaixo de 1 dólar.

      Abçs!

  4. Avatar
    Renato

    Raphael,
    Desde outros tempos que já estive pensando em olhar pequenas empresas e tentar identificar algumas com potencial. O problema que me deparei foi de encontrar informações sobre elas. As gigantes do mercado tem informações disponíveis por todos os cantos, já estás small e micro caps me parecem não ter muita informação disponível.

    Você teria sugestões para nós passar de sites americanos onde podemos acompanhar resultados e notícias sobre elas?

    Obrigado!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Renato,

      Sim, a dificuldade é analisar empresas microcaps com características específicas.

      Acho que um investidor sozinho teria muita dificuldade em encontrar ações tão promissoras.

      No serviço do Passaporte Internacional tem 2 ações com as características vistas acima.

      Veja aqui como se tornar membro.
      Abçs!

  5. Avatar
    Nivaldo

    Olá Raphael. Este setor realmente é muito interessante para alocar uma pequena parte do capital de investimentos. Eu costumo dar uma lida no seguinte site que abrange esse setor: https://www.sickeconomics.com/.
    Abraço.

  6. Avatar

    Ainda não conhecia seu blog. Gostei por falar bastante de um mercado que eu certamente preciso ingressar para aumentar a minha diversificação.

    ta na blogroll!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão