As 9 características das ações exponenciais

ações exponenciais

Aposto que a característica de número 6 é um obstáculo para você investir nelas

Quando começamos a investir em bolsa de valores, temos a tendência a escolher ações das maiores e mais conhecidas empresas do mercado. Entretanto, historicamente, os lucros extraordinários com ações vêm por meio de ações de certa forma desconhecidas e que mais tarde se tornam não só conhecidas, mas também, de certa forma, uma “escolha óbvia” por parte da maioria dos investidores.

Nesse universo de empresas menores, ou small-caps, existe um outro universo de empresas que apresentam uma alta velocidade de crescimento. São as ações exponencias, também conhecidas como multibaggers.

Ações exponenciais são aquelas capazes de multiplicar de valor por 2, 3, 4, 5, 10, 50, 100 ou até mais de 500 vezes.

No artigo “As 5 melhores ações da década” eu mostrei algumas empresas que entregaram um crescimento extraordinário e muito acima dos principais índices da bolsa. Foram empresas capazes de mudar a vida daqueles acionistas capazes de segurar as ações por todo esse tempo.

São ações que sozinhas podem lhe enriquecer em milhares ou até milhões de dólares se você conseguir identificá-las.

E para lhe ajudar, eu pesquisei e selecionei as características mais importantes dessas empresas.

As 9 principais características das ações exponenciais

1.Um grande propósito

As ações exponenciais costumam ser de empresas com grande propósito de existência. O Facebook foi o de conectar as pessoas. A Tesla foi o de criar carros que não emitem poluentes. A Amazon foi criada com o propósito de vender mais barato e entregar mais rápido para os consumidores.

2.Insiders possuem grande parte da empresa

Uma maneira de identificar se uma small-cap não é uma roubada é ver se os fundadores e principais executivos carregam uma grande quantidade de ações e possuem o controle.

A posse da maioria das ações da empresa por parte deles demonstra comprometimento com a empresa e foco em fazê-la crescer. Um fator importante ainda é ver se essas mesmas pessoas estão comprando ou vendendo ações, principalmente na época das crises.

Ações cujos insiders “encheram o carrinho” em março e abril mostram que aqueles que conhecem a empresa por dentro têm confiança em aumentar suas participações mesmo com o mundo em crise.

3.Fundadores e executivos fora de série

Por trás das ações exponenciais vemos fundadores e executivos do mais alto gabarito. Fundadores como Bill Gates, Jeff Bezos, Larry Page, Sergei Brin, Elon Musk, etc enxergam além do seu tempo e são capazes de identificar mudanças transformadoras na vida de bilhões de pessoas. Bill Gates, inclusive, foi zoado na época em que inventou o software, porque diziam que o lucro estava no hardware.

E mesmo quando esses fundadores saem das empresas, são substituídos por outros com também alto nível de genialidade, como foi com Tim Cook na Apple e Eric Schmidt na Alphabet.

4.Visão de longo prazo

A Tesla faz muito barulho hoje, mas ela foi fundada lá em 2003 e Elon Musk foi um dos três primeiros funcionários, que também se tornaram co-fundadores. Mesmo assim, a companhia está bem longe dos seus objetivos. Ainda vende poucos carros em relação aos outros fabricantes e toda a sua infraestrutura de energia ainda tem muito o que crescer.

O Paypal foi outra empresa com visão de longo-prazo. Criada em 1998 já imaginando um mundo onde as transações financeiras pudessem ser feitas pela internet por meio de um e-mail e sem reconhecer fronteiras.

5.Inovação

Muitas das ações exponenciais são negócios inovadores, muitas vezes únicos, que não possuem concorrentes e oferecem uma ou mais soluções (serviços ou produtos) que beneficiam milhões ou até bilhões de pessoas.

Como diz Peter Thiel, um dos fundadores do Paypal, “competição é para os perdedores”. Com isso, ele afirma que o modelo de negócio ideal é aquele que não tem competição, é o monopólio. O Google tem o monopólio das buscas na internet. O Facebook tem o monopólio das redes sociais. A Netflix tinha o monopólio da TV por streaming.

A empresa inovadora é aquela que está sempre um passo a frente, que entende para onde o mercado está indo e não de onde ele está vindo.

6.Marca forte

Uma das maneiras de uma companhia se destacar no mercado é construir uma marca forte. Coca-Cola, McDonald’s e Apple são exemplos de marcas que marcaram gerações e estão na cabeça de bilhões de pessoas em todo mundo.

Os logotipos e as músicas imediatamente vêm a cabeça e muitas dessas marcas se confundem com o próprio produto, criando uma distinção em relação a concorrentes. Quando “tomar um refrigerante” se torna “tomar uma coca” temos algo de especial aí. E confesse que até hoje você sabe a musiquinha do Big Mac. Inclusive o primeiro que colocar a letra completa nos comentários ganha um desconto no Passaporte Internacional.

7.Baixa preocupação com lucro

Empresas exponenciais não se preocupam tanto com o lucro contábil. A preocupação maior é em criar soluções para crescer e ganhar mercado. São empresas que investem em contratações, em tecnologia, em produção. São empresas que, em geral, não distribuem dividendos, mas que reinvestem esse dinheiro para continuar inovando.

O foco das multibaggers é em entregar sempre o melhor produto, a melhor experiência, é sempre estar na frente e entregar o melhor para um número cada vez maior de clientes.

É aqui que muitos investidores iniciantes falham (comigo não foi diferente). Quando você vê que uma empresa apresenta prejuízo atrás de prejuízo e é negociada a múltiplos elevados, a tendência é se afastar dela e não investir.

Portanto, esqueça das seitas que pregam o lucro como fator primordial na análise de ações. Há muito mais coisas para olhar. Os maiores ganhos na bolsa de valores são de empresas extraordinárias que não apresentam lucro. Comigo foi assim, a minha principal ação que chegou a multiplicar por 8 ainda não apresenta lucro. E ela pode ainda multiplicar por 2 ou 3 vezes ainda e continuar sem lucro.

8.Crescimento exponencial

As ações exponenciais apresentam crescimento de receita e fluxo de caixa operacional na casa dos dois a três dígitos por ano. Elas também conquistam participação no mercado (Market share) de forma importante ano após ano.

Também são empresas que costumam divulgar resultados acima das expectativas. Como elas costumam bater as projeções até do analista mais otimista, as ações acabam subindo muito e por isso, elas costumam ser categorizadas como caras.

9.Mercado em crescimento

Não só a empresa precisa crescer, mas também o segmento do mercado em que ela atua precisa estar aumentando. É o combustível extra que expande o famoso Total Addressable Market (ou mercado total acessível), que é o tamanho do mercado onde a empresa atua.

Suponha que uma empresa venda meias e as pessoas gastem 200 milhões de dólares por ano em meias. Hoje a empresa vende 500 mil dólares de meia por ano. Então, se ela ganhar 3% do mercado, ela conseguiria multiplicar as vendas por doze.

Muitas empresas tentar passar uma oportunidade irreal e é preciso estar atento, mas no caso da Amazon, por exemplo, o mercado de comércio eletrônico hoje é infinitamente superior a qualquer previsão que tenha sido feita quando a Amazon foi fundada.

Conclusão

Se você também quer ter ações que multiplicam em diversas vezes, deve conhecer essas características e quebrar qualquer bloqueio relacionado a comprar ações caras e que não apresentam lucro. Ter apenas uma ação dessas na carteira já faz uma diferença absurda, agora imagine se você investir em algumas assim.

Só que é preciso não só identificar e investir, mas também segurar a ação por quanto tempo for necessário. Isso significa anos e décadas. O medo de perder um bom lucro pode fazer com que você venda as suas melhores ações antes da hora e impedi-lo de vê-la crescer 10, 20 ou 100 vezes.


Nas próximas 4 semanas, mostrarei 4 ações com essas características e que têm apresentado um crescimento extraordinário em 2020, mesmo em meio a pandemia.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ser avisado quando esses artigos forem publicados.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 15 comentários

  1. Avatar
    Victor Giorgi

    Ganhei!

    Dois hambúrgueres
    Alface, queijo, molho especial,
    Cebola, Picles
    Num pão com gergelim

    É o Big Mac (Big Mac)

    😂😂😂😂

      1. Avatar
        Victor Giorgi

        Boa tarde Raphael, tudo em paz? chegou um email da wordpress somente, porém sem nenhum link…. como devo proceder>? Obdg

          1. Avatar
            Victor Giorgi

            Oi Raphael, tudo checado! De fato não chegou nada. Grato

  2. Avatar
    Multiplicador

    Dois hamburgers, alface, queijo molho especial… cebola picles e um pão com gergelim!

    hahaha

    1. Raphael Monteiro

      Olá Multiplicador,

      Obrigado por comentar,

      Boa memória, mas foi por pouco. Rsrsrs

      Abçs!

  3. Avatar
    Multiplicador

    Então aí vai a versão oficial:
    “Dois hambúrgueres. Alface, queijo, molho especial, Cebola, Picles Num pão com gergelim.”

  4. Avatar
    David

    Dois Hambúrgueres, Alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim.

    Mc Donalds.

  5. Avatar
    A

    Olá II, pensa na minha dor de corno aqui.
    Comprei Tesla em 2018 por volta de 180 dólares (algo assim).
    Vendi em 230 dólares, kkkkkk.

    Excelente artigo como sempre.
    Abs.

    1. Raphael Monteiro

      Olá A,

      Vender as melhores ações pelo motivo de ter subido é um erro que espero não cometer mais.

      Abçs!

  6. Avatar
    MarcusCosta

    Raphael, parabens mais uma vez! Vc é fera e se tornou uma refrência nesse assunto. Apenas uma dúvida: No exemplo da empresa de venda de meias não seria multiplicar as vendas por 12? Abração!!!!!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão