Bancos de investimento: o que são e veja 6 dicas de instituições

bancos de investimento

Bancos de investimentos: saiba o que são e conheça 6 exemplos no Brasil e no mundo

Saber quais são os principais bancos de investimento e, assim, conhecer suas atuações no mercado nacional e internacional, pode fazer toda a diferença para quem está buscando por alternativas de investimento.

Neste artigo você irá descobrir o que são bancos de investimento, quais são as diferenças entre eles e os bancos comerciais e, de quebra, conhecer as principais instituições financeiras desse gênero no Brasil e no mundo.

O que são bancos de investimento? 

Bancos de investimento são instituições financeiras que trabalham, de modo especializado, com transações sistematizadas de caráter privado.

Essas operações podem ser definidas por uma participação societária provisória em empresas ou por financiamentos, que têm como objetivo muni-las de capital de giro ou fixo. Isso pode ser feito mediante o uso de recursos próprios ou de terceiros.

Características dos bancos de investimento

Conheça, agora, as principais características dos bancos de investimento:

  • não trabalham com conta corrente;
  • recebem capital por meio de depósitos a prazo;
  • repassam recursos captados tanto interna como externamente;
  • são regulados como sociedades anônimas;
  • emitem títulos;
  • gerenciam e vendem cotas em fundos de investimento;
  • realizam empréstimos de médio e longo prazos;
  • oferecem diversas opções de investimento para pessoas físicas e empresas, como ações, Letras de Crédito, debêntures, Letras de Câmbio e CDB;
  • conectam investidores com pessoas ou companhias que precisam de empréstimos.

De forma simplificada, essas instituições atuam como agentes intermediadores. Ou seja, você, como investidor, pode aplicar seus recursos nelas e, assim, elas apresentam capital suficiente para emprestá-lo para outras pessoas ou organizações.

Nesse contexto, as duas pontas do negócio saem lucrando. Afinal, quem precisa de empréstimo consegue ter um respiro financeiro e o investidor pode ter rendimentos interessantes.

Desse modo, posso afirmar para você que a atuação dos bancos de investimento engloba oferecer suporte e facilitar as mais diferentes modalidades de investimento, desde a emissão de debêntures até a realização de um IPO na Bolsa de Valores.

Principais atuações dos bancos de investimento

Geralmente, os bancos de investimento atuam em duas vertentes: crescimento e reestruturação. 

Para o crescimento, essas instituições financeiras privadas aplicam capital na companhia e, assim, contribuem para a sua rápida expansão e valorização no mercado.

Já na questão da reestruturação, os bancos de investimento assumem a gestão de uma companhia que está na iminência de falir, mas que tem potencial para reverter esse resultado e voltar lucrar.

Diferenças entre bancos comerciais e banco de investimentos

Os bancos comerciais têm uma atuação mais ampla. Trabalham com transações de crédito de curto prazo tanto para empresas, como para pessoas físicas e têm como foco a captação de depósitos à vista.

Em outras palavras, um banco comercial conta com um caráter tradicional. É por meio dele que você recebe o seu salário, acompanha seus gastos e realiza transferências.

A fonte de lucro de um banco comercial é o conhecido spread bancário, que é a diferença entre custo de captação de dinheiro pelo banco e o valor recebido por ele quando concede empréstimos.

Os bancos comerciais que oferecem serviços para muitos clientes são conhecidos como bancos de varejo. Existem, também, as instituições que trabalham para grandes operações. Nesse caso, elas são conhecidas como bancos de negócios.

Já os bancos de investimento têm como foco de atuação operações financeiras de médio e longo prazos. Com um caráter exclusivamente privado, eles não podem oferecer a captação de depósito à vista, também conhecida como conta corrente. Logo,  captam recursos via depósitos a prazo e sua atuação é restrita ao campo de investimentos. 

A fonte de lucro de um banco de investimento é derivada das tarifas cobradas para realizar as transações, que funcionam de maneira similar às das corretoras.

Para potencializar os ganhos, muitas instituições brasileiras trabalham como bancos múltiplos. Isto é, mesclam os modelos de banco comercial e de investimentos e, assim, oferecem dois tipos de carteira. Em outras palavras, trabalham tanto com serviços de conta corrente como com o de aplicações financeiras.

Nesse quadro, se o seu interesse maior for o de investir, optar por um banco de investimento no Brasil ou no exterior, ao invés de um banco múltiplo, pode ser uma escolha mais assertiva para encontrar produtos mais avançados e ter rentabilidades melhores.

Principais bancos de investimento no Brasil e no mundo

Conheça agora alguns dos principais bancos de investimento no Brasil e no mundo.

BofA Securities 

Anteriormente conhecido como Bank of America Merrill Lynch, é uma instituição americana fruto da aquisição da Merrill Lynch & Co pelo Bank of America em janeiro de 2009 em decorrência da crise financeira. Com isso, houve a fusão das atividades de banco corporativo e de investimentos das duas instituições.

O BofA Sercurities presta serviços para fusões e aquisições, mercados de capitais de ações e dívidas, empréstimos, negociações, gerenciamento de riscos, pesquisa e gerenciamento de liquidez e pagamentos.

Credit Suisse

O Credit Suisse é um banco de investimentos suíço que atua também no mercado brasileiro. Com a meta de se tornar o banco preferencial de empresários, companhias, investidores e pessoas físicas, essa instituição oferece uma linha de soluções financeiras personalizadas de acordo com o perfil de seus clientes.

No Brasil se associou a Hedging-Griffo, uma empresa de gestão de recursos de renome. Aqui e na Europa, o Credit Suisse trabalha de forma geral com três linhas distintas: Private Banking, Asset Management e Investment Banking.

Como banco de investimento tem experiência significativa em fusões e aquisições, trabalhando com colocações primárias e secundárias de ações, e em instrumentos de dívida.

J.P. Morgan

O J.P. Morgan é um banco de investimentos americano que atua no mercado brasileiro há mais de 50 anos e nos Estados Unidos desde o século XVII.

Líder global em serviços financeiros, o J.P. Morgan oferece produtos e serviços financeiros tanto a grandes empresas, como para instituições e governos. Além disso, presta assessoria personalizada e conta com um programa que valoriza a filantropia.

BTG Pactual

Eleito como melhor banco de investimento do Brasil e da América Latina em 2019, o BTG Pactual presta diversos serviços relacionados a investimentos que incluem o papel de coordenador (underwriter) para captação de recursos por meio de emissões públicas ou privadas de títulos de dívida e ações.

Além disso, oferece assessoria financeira e serviços personalizados para companhias, instituições financeiras, fundos de investimento, pessoas físicas e, também, para o governo.

Nesse contexto, seus principais produtos financeiros englobam:

  • distribuição e originação de títulos de renda fixa e instrumentos de dívida para empresas brasileiras e entidades governamentais;
  • assessoria em ofertas públicas ou privadas de ações.

Modal

O Modal é um banco de investimentos brasileiro que apresenta know how em gestão e administração de ativos diferenciados.

Caracterizado como um dos maiores gestores de recursos do país, contando com mais de R$ 40 bilhões sob sua gestão, em 2019, o Modal trabalha com administração fiduciária, com foco em fundos estruturados, como FPI, FIDC e FII geridos por gestores independentes nacionais e internacionais.

Banco BV

O Banco Votorantim , atualmente Banco BV, é o 6 º maior banco privado do Brasil e também uma das maiores instituições financeiras da América Latina.

Com mais de 25 anos de atuação, o Banco BV oferece serviços em setores diferentes, como banco de investimento e também como Asset Management e Private Bank.

Para quem investe, a instituição monitora a carteira de investimentos em tempo real por meio de ferramentas de gestão, interpretação de cenários, riscos de mercado, crédito e liquidez, por meio de um atendimento personalizado.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro quais as principais atuações dos bancos de investimento e das diferenças para os bancos simplesmente comerciais. Acredito que seja importante para todo investidor conhecer como funciona o sistema financeiro e seus participantes de forma a encontrar a instituição mais adequada ao seu perfil e a seus objetivos.

Caso você deseje levar seus investimentos a um outro patamar, sugiro que baixe agora, gratuitamente, o e-book “A pirâmide dos investimentos”. Por meio desse guia, você saberá tudo o que precisa para ganhar dinheiro no mundo dos investimentos. Faça o download e siga investindo e forma organizada e sem preocupações. Para isso, basta clicar aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão

Fechar Menu