Commodities agrícolas

commodities agrícolas

Conheça os ETFs de commodities agrícolas

Caso ainda não seja do seu conhecimento, chamamos de commodities os materiais básicos usados para produzir praticamente tudo que temos hoje. Isso quer dizer que o preço de tudo que consumimos tem, de uma forma ou de outra, uma certa correlação com o preço da commodity usada como matéria-prima. O que temos visto nos últimos meses são elevações fortes de preço de inúmeras commodities, seja ela aço, milho ou madeira.

O rally das commodities tem assustado muita gente e já reflete nos índices de inflação ao redor do globo. Nos Estados Unidos, o índice de preço ao consumidor divulgado em maio apresentou a maior alta para 12 meses desde setembro de 2008.

O principal gatilho para a alta de preço das commodities tem sido a reativação da economia global, bem como a manipulação da China em cima de certos produtos e a fome do gigante asiático por grãos.

Ao mesmo tempo, a ruptura em diversas cadeias de suprimentos em razão da pandemia tem dificultado a produção e o escoamento de inúmeros produtos.

O objetivo deste artigo é mostrar como você pode se aproveitar dessa alta ao investir nas commodities agrícolas por meio de ETFs.

milho
Este tem sido o comportamento do preço do milho nos últimos 5 anos

Invesco DB Agriculture (NYSE:DBA)

Este o principal e mais negociado ETF de commodities agrícolas amplo. Seu portfólio é composto de contratos futuros das mais líquidas e amplamente commodities negociadas e seu portfólio é rebalanceado anualmente.

No momento a composição da carteira do ETF é a seguinte:

  • Milho: 15%
  • Soja: 14%
  • Açúcar: 13%
  • Café: 12%
  • Trigo: 11%
  • Leitão: 10%
  • Gado vivo: 9%
  • Cacau: 9%
  • Novilho: 3%
  • Algodão: 2%

DBA já sobe 18% em 2021, acima dos principais índices de ações.

commodities agrícolas
Comportamento do Invesco DB Agriculture Fund em 2021

Teucrium Corn ETF (NYSE:CORN)

A Teucrium é uma empresa de ETFs focada única e exclusivamente em commodities agrícolas. Procuram trazer para o investidor comum uma forma simples de negociar sem a complexidade dos contratos futuros.

O milho é uma das commodities agrícolas mais importantes, usado como ração, combustível, amido, adoçante e plástico. A demanda por milho está crescendo exponencialmente devido ao crescimento da população mundial e à expansão da classe média global.

Os preços do milho têm uma correlação historicamente baixa com as ações americanas, tornando CORN uma opção potencialmente atraente para diversificação de portfólio.

CORN sobe 37,4% em 2021.

Teucrium Wheat ETF (NYSE:WEAT):

O trigo é outra commodity agrícola importante, usado em toda a economia global como alimento, ração animal, combustível, amido, papel, aglomerado e plástico.

WEAT sobe 11,1% em 2021.

Teucrium Soybean ETF (NYSE:SOYB)

A soja é uma commodity agrícola das mais importantes, usada em toda a economia como ração, óleos, substitutos da madeira, espuma, tinta e giz de cera.

SOYB sobe 24,4% em 2021.

Teucrium Sugar ETF (NYSE:CANE) 

O açúcar é uma das principais commodities agrícolas, utilizada em toda o planeta como adoçante, combustível (etanol), biomaterial, tinta, cimento, cola e álcool.

CANE sobe 22,5% em 2021.

Teucrium Agricultural ETF (NYSE:TAGS)

Este é um ETF de ETFs e distribui em sua carteira os quatro ETFs acima listados em partes iguais.

TAGS sobe 22,7% em 2021.

Conclusão

As commodities agrícolas estão difundidas por toda a economia global. São usadas em tudo, desde combustível, ração animal, adoçantes e amidos. A demanda está crescendo exponencialmente à medida que a população mundial cresce e o consumo pessoal aumenta com a elevação da qualidade de vida. As importações por parte da China tem dado um fôlego extra para as commodities que começam a recuperar o valor que tinham há alguns anos.

Os ETFs de commodities agrícolas amplas permite uma exposição diversificada neste segmento, enquanto a adoção de ETFs de commodities individuais permite uma personalização maior da carteira.

A diversificação entre ativos de baixa correlação, como proposto na teoria Moderna de Portfólio de Markowitz, é um dos fatores-chave para a construção de um portfólio diversificado e mais resiliente. Em vista disso, a combinação de ações, bonds e commodities é vista com bons olhos e pode dar aquele incremento nos resultados.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 9 comentários

  1. Marco Aurélio

    Mais uma vez muito obrigado pelo ensinamento!
    E que grandioso é o mercado de ETF’s nos EU, incrível.
    Grande abraço!

  2. Fábio

    Boa noite Rafael,
    Commodities são sempre boas, mesmo que caiam por algum período. Quem vive sem matéria prima não é?
    Hj em dia tenho investido em dólar, euro, ouro e prata. Fora as cardíacas criptomoedas. Bons investimentos. Cobre me parece bom tbm. Não levo muita fé em papéis de empresas, acho que há uma bolha ali.

    1. Olá Fábio,

      Saber a dinâmica de comportamento de preço das commodities pode ajudar bastante.

      Abçs!

  3. Fábio

    Com certeza! Ainda mais neste período, que não é pós pandemia. A pandemia está aí. China crescendo pouco, Europa e EUA na bancarrota. Mas nosso Brasilsão continua pobre, mas com muitos recursos. Só faltam compradores. Mas teremos. Aposto em euro e dolar agora, pois deveremos ter novo pico da pandemia (estamos na primeira onda). Acredito em metais, a longo prazo. Acredito em criptomoedas, enquanto os EUA ficarem emitindo dólares em papel A4 numa jato de tinta. É saber entrar e sair na hora certa.

  4. Carolina

    Raphael, mais uma vez, excelente! obrigado

  5. William

    Parabéns Rafael! E obrigado por me ensinar mais uma nova opção de investimentos

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão