Como abrir uma conta bancária no exterior – Parte 14

conta bancária no exterior

Mais duas opções de corretoras para quem deseja investir nos Estados Unidos

Não é possível investir fora do Brasil sem um banco ou corretora e dando continuidade a esta série, irei falar hoje de mais duas corretoras americanas.

Sempre é importante lembrar que você deve escolher a instituição financeira fora do Brasil mais adequada ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros.

Você deve avaliar a reputação da instituição, desde quando ela está ativa, procurar saber quem são seus donos ou controladores, escutar a opinião dos clientes, saber qual o suporte que ela oferece ao investidor, quais os serviços disponíveis, em quais mercados é possível investir, quais os custos, as funcionalidades da plataforma online e se no país em que ela está estabelecida há mecanismos de proteção aos investimentos e ao saldo deixado em conta corrente.

Uma vez que você encontre o banco ou a corretora que vá ao encontro das suas necessidades, é só entrar em contato, abrir a sua conta, enviar o dinheiro e começar a investir.

Avenue Securities

Avenue securitiesA Avenue Securities é uma corretora americana fundada por brasileiros em 2018. O atual CEO, Roberto Lee, foi também fundador da Clear e da Wintrade. Os demais sócios também trabalharam no mercado financeiro brasileiro. Além disso, a corretora recebeu aportes milionários de fundos de Private Equity.

Em março de 2020, a Avenue adquiriu a carteira de clientes da DriveWealth, que eu mencionei na parte 8 desta série, o que mostra um grande desejo de crescer.

Por ter sido fundada e gerida por brasileiros, ela se destaca quando o assunto são os benefícios voltados para quem reside no Brasil.

O primeiro benefício é o câmbio. A Avenue possui no Brasil uma empresa irmã, a Avenue Meios de Pagamento. É por meio dela que os clientes conseguem fazer a remessa para o exterior com mais facilidade e agilidade, bastando para isso fazer uma simples TED para uma conta bancária brasileira. O sistema é tão eficiente que é possível receber o seu dinheiro já dolarizado nos Estados Unidos em menos de uma hora.

O segundo benefício é em relação a tributação de investimentos no exterior. A Avenue possui uma ferramenta de imposto de renda que lhe ajuda a preencher o carnê-leão, a GCAP e a declaração anual. É uma ferramenta muito útil e sem similares, cujos detalhes podem ser vistos no vídeo abaixo:

Outro diferencial obviamente é o atendimento em português, essencial para quem não domina um segundo idioma.

Para abrir conta, que é isenta de taxa de manutenção, não é exigido nenhum depósito mínimo inicial.

É possível abrir tanto uma conta individual, quanto uma conta conjunta com direito de herança (Joint Tenants With Rights of Survivorship). A conta é do tipo cash account e não há opção de conta margem.

A corretagem é bem acessível. Ao comprar e vender ações, ETFs, REITs e ADRs, você paga de acordo com o valor da operação, conforme a tabela abaixo:

  • Operações de até U$ 100: corretagem de U$ 1,00 por ordem
  • Operações entre U$ 101 e U$ 1.000: corretagem de U$ 1,50 por ordem
  • Operações entre U$ 1001 e U$ 2.000: corretagem de U$ 4,30 por ordem
  • Operações acima de U$ 2.000: corretagem de U$ 8,60 por ordem

É possível negociar mais de 3.000 ativos disponíveis nas principais bolsas americanas, a Bolsa de Nova Iorque e a NASDAQ, nas seguintes categorias:

  • Ações
  • ADRs (American Depositary Receipts)
  • REITs (Real Estate Investment Trusts)
  • ETFs (Exchange Traded Funds)

Estão incluídas ações comuns (ordinárias) com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares, volume diário de negociação superior a 500 mil dólares e preço de pelo menos 1 dólar por ação. Portanto, não estão incluídas small e microcaps, ações preferenciais ou opções.

Por outro lado, é possível comprar frações de ação. A ação da Amazon, por exemplo, que custa mais de 2 mil dólares, você pode comprar apenas 20% ou metade dela se não tiver dinheiro para uma ação completa.

A ADRs são aquelas patrocinadas e listadas na Bolsa de Nova Iorque ou na NASDAQ e os ETFs são aqueles não alavancados.

Você pode investir por meio do site ou dos aplicativos para smartphone, seja Android ou Apple.

O cadastro para abertura de conta pode ser feito nesta página e todo o procedimento é simples e online.

Tastyworks

TastyworksA Tastyworks é uma corretora americana fundada em 2017. Seus fundadores, Tom Sosnoff e Scott Sheridan, também foram fundadores da thinkorswim, corretora especializada em opções e que foi vendida para a TD Ameritrade em 2009.

Dado o DNA dos fundadores, a Tastyworks não poderia ser diferente. Sua plataforma é voltada primariamente a traders de opções e futuros. Entretanto, é possível também negociar ações e ETFs disponíveis no mercado americano.

Os custos para negociar são os que seguem abaixo:

  • Opção de ações: U$ 1 por contrato para abrir a operação e zero para fechar
  • Ações: zero para comprar ou vender
  • Opções de futuros: U$ 2,50 para abrir a operação e zero para fechar
  • Futuros: U$ 1,25 por contrato para abrir ou fechar a operação
  • Micro futuros: U$ 0,85 por contrato para abrir ou fechar a operação

Você pode encontrar todos os custos para operar na página de comission and fees.

A abertura de conta é simples e toda feita de forma online e não existe depósito mínimo inicial para cash account. Já para margin account (conta margem) é necessário depositar 2.000 dólares. É possível abrir contas individuais, conjuntas e corporativas.

Por ser uma corretora com foco específico para traders, sua plataforma pode ser um pouco intimidadora para investidores iniciantes e para aqueles que desejam apenas comprar ações com foco no longo prazo.

O cliente tem todas as informações relacionadas a opções, como prazo para vencimento, valor extrínseco, gregas, cadeia de opções, entre outros.

Além das ordens de compra e venda tradicionais (a mercado, limitada, stop, etc), é possível usar estratégias com opções pré-definidas, como as abaixo:

  • Vertical
  • Straddle
  • Strangle
  • Iron Condor
  • Covered stock
  • Butterfly
  • Jade Lizard
  • Calendar
Tastyworks
Visualização em curva de um Iron Condor com opções de compra e venda da Apple

 

Para quem faz venda coberta, por exemplo, é possível rolar a operação com apenas um clique ou deixar as rolagens já pré-definidas para cada vencimento.

É possível investir por meio do navegador de internet, software desktop próprio ou aplicativo para smartphone (Android e Apple).

Conclusão

Estas são duas opções interessantes de corretoras para se investir nos Estados Unidos. Lembrando que elas oferecem acesso apenas às bolsas americanas.

Ambas estão registradas na FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) e na SIPC (Securities Investor Protection Corporation), que são órgãos regulatórios e de proteção a contas bancárias no sistema financeiro americano.

O foco em termos de clientes é bastante distinto. A Avenue é focada em investidores brasileiros e possui as ferramentas exclusivas para câmbio e declaração de imposto de renda. A Tastyworks é voltada para traders, particularmente aqueles que gostam de negociar opções.

Por isso é importante conhecer os bancos e corretoras disponíveis, pois cada uma vai atender melhor um determinado tipo de investidor.

Você já tinha ouvido falar delas? Já é cliente de alguma? Deixe sua opinião nos comentários.


Caso não tenha lido os demais capítulos da série, eu sugiro que comece da Parte 1.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 43 comentários

  1. Avatar
    Leonardo

    Raphael , parabéns pelo trabalho. Sempre leio seus artigos semanais. Sai site é de qualidade ímpar no Brasil. No futuro, quando aportar mais no exterior , serei seu assinante do passaporte.
    Tem uma corretora no estilo da Avenue que está com ótimo atendimento , fácil de abrir e interface toda em português . Se chama Passfolio. Vale a pena , pra quem tá começando .
    Grande abraço

      1. Avatar
        Emerson Vieira

        Raphael,

        Serei assinante do Passaporte no futuro. Inicialmente terei que abrir conta na Avenue. No passaporte tem muitas açoes e reits indicadas por você do mercado americano, uma vez que ela oferece desse mercado?

  2. Avatar
    Marco Aurélio

    Sou cliente da Avenue.
    Como você mencionou, é uma corretora muito prática e perfeita para nós brasileiros que queremos ter acesso ao vasto mercado internacional.
    Parabéns Raphael pelos seus artigos domenicais, sempre me orientando muito.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Marco Aurélio,

      Que bom que está gostando.

      É importante receber feedbacks de clientes de bancos e corretoras internacionais.

      Abçs!

  3. Avatar
    YNVEST

    Charles Schwab e TD Ameritrade são ótimas e com corretagem zero. Schwab tem atendimento em português.

    1. Raphael Monteiro

      Olá YNVEST,

      Já falei delas em artigo anterior.

      A Schwab tem o porém de exigir 25 mil dólares iniciais. A TD Ameritrade tem a pior burocracia para abrir conta.

      Ultrapassados esses obstáculos, são opções a se considerar sim.

      Abçs!

      1. Avatar
        Alyson

        Olá Rafhael. Tenho investido pela Passfolio, plataforma simples, está tentando emular as principais funcionalidades do App Robinwood. Já ouviu falar sobre ela?
        Abraços.

  4. Avatar
    YNVEST

    De fato, para a TD precisa enviar a documentação toda via fax. Não sei de onde eles tiraram isso, mas já me falaram que é pelo fato desse envio ser criptografado.
    Na Schawab, acho que só exigem os 25K caso vc queira usar como banco e ter cartões.

  5. Avatar
    Jehovah de Araujo

    Olá Raphael;
    Abri uma LLC nas BVI e gostaria de saber se a Avenue aceita abertura de conta de empresas ou só pessoa física. Abs

    1. Raphael Monteiro

      Olá Jehovah,

      Acredito que eles só abram conta para pessoa física.

      De qualquer forma, é sempre bom entrar em contato direto para ter certeza.

      Abçs!

  6. Avatar
    Erika

    Olá Raphael. Por favor fale sobre a Iq Option.

  7. Avatar
    Wallace Schuindt

    Olá Raphael Monteiro, parabéns e obrigado pelo conteúdo de valor.
    Uma pergunta, ainda vou assistir a todo conteúdo, acabo de assistir somente esse…
    Gostaria de uma corretora que eu mesmo pudesse operar day trading via gráfico, como opero pela Nova Futura aqui no Brasil, me especializei em dólar, isso é possível? Essas que vc citou acima tem está modalidade?
    Grato desde já.
    Wallace Schuindt

    1. Raphael Monteiro

      Olá Wallace,

      Acredito que a Tastyworks tenha mais ferramentas e gráficos próprios para daytrade.

      Abçs!

  8. Avatar
    Antonio

    Raphael, parabéns pelos excelentes artigos que posta aqui. São muito esclarecedores e tem um papel fundamental para termos uma visão menos limitada das opções que existem a nível mundial.
    Fiquei com uma dúvida. Tenho filhos e me preocupo com a sucessão, em caso do meu falecimento o valor investido na Avenue é tributado também nos eua? Obrigado

    1. Raphael Monteiro

      Olá Antônio,

      Qualquer patrimônio acima de 60 mil dólares nos EUA pode ser tributado na passagem de herança.

      A solução para isso é abrir uma conta conjunta do tipo Joint Tenant With Rights of Survivorship.

      Abçs!

      1. Avatar
        Antonio

        Entendi, obrigado! E o IR devo pagar nos EUA também ou só no Brasil?

  9. Avatar
    Alexandro Texeira dos Santos

    Sou cliente da Avenue.
    É uma corretora muito prática e perfeita para nós brasileiros muito boa mesmo.
    Depósito fácil e câmbio justo

  10. Avatar
    Anderson

    Excelente artigo!

    Raphael, você já analisou a Passfolio?

  11. Avatar
    AA

    Olá II,

    Eu uso a Tastyworks, como investidor de longo prazo.
    De fato, no início parecia intimidador, porém uma dica que dou para quem quer usar a corretora como longo prazo é: use a plataforma Web em vez da plataforma desktop. A plataforma web tem um design “menos” intimidador, e pode ser acessada por qualquer browser.

    O bom é que você tem acesso aos real time quotes, o que ajuda bastante.

    Dúvida…o que você acha da TD Ameritrade?

    Abs.

    1. Raphael Monteiro

      Olá AA,

      Obrigado pelo feedback.

      A TD Ameritrade é uma das principais corretoras, mas ela é bem burocrática na abertura da conta.

      No mais ela usa o thinkorswim que é a plataforma criada pelos fundadores da Tastyworks.

      Abçs!

  12. Avatar
    Ricardo

    Compro uma ação ZZ pela Avenue. Tempos depois, resolvo vendê-la. Esse dinheiro resultado da venda, eu posso transferir para uma conta bancária minha nos EUA? Ou tenho que remeter para o Brasil para depois transferi-lo ao banco dos EUA?

  13. Avatar
    THIAGO

    Excelente artigo. Costumo ler seu blog e tenho aprendido bastante.
    Já invisto pela Avenue há um tempo, acho uma excelente corretora. Muitos reclamam da taxa de corretagem e do spread do dólar, não vejo como empecilhos para investir no exterior usando-a. Primeiro, como diz Bastter, taxa nunca supera tempo, e dois, porque os relatórios de IRPF são excelentes. Ora, se considerarmos o câmbio instantâneo e facilidade nos informes para fins de IR, penso que vale o investimento. Agora, para quem quer fazer trade, de fato é custoso usar a Avenue, ou qualquer outra corretora nos EUA, sobretudo pelo spread do câmbio. Penso que a filosofia de se investir no exterior seja de longo prazo, pois somente assim os custos se diluem pela valorização dos ativos. TD Ameritrade e IB são excelentes tbm, mas tem a barreira do idioma, bem como a dificuldade na hora de declarar o IR, onde, muitas vezes, tem-se que pagar valores vultosos para especialistas poderem fazer a declaração, sobretudo quem não tem muita familiaridade com a declaração. Em sumo, acho muito importante o fato de muitos brasileiros estarem abrindo o horizonte para os investimentos no exterior e, sem sombra de dúvidas, são site contribui bastante para isso. Parabéns!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Thiago,

      Obrigado pelas palavras e pelo depoimento.

      É o que você falou. Importante avaliar todas as características da corretora e ver se elas se encaixam com seus objetivos. Custo não é tudo, é importante ver a qualidade do serviço e as facilidades que ela oferece.

      De qualquer forma, exceto pela cotação do dólar, nunca foi tão barato investir fora do Brasil.

      Abçs!

  14. Avatar
    Irineu Homero

    Olá, Raphael. Muito bons seus posts. Eu estou investindo pela Avenue. Também abri conta na Passfolio, mas infelizmente eles só atendem pelo app celular e eu prefiro muito mais pelo computador. Vi em uma resposta anterior que vc vai analisar a Passfolio. E se eles também derem a oportunidade de negociar pelo computador, talvez eu invista um pouco por ela. Parabéns pelo seu trabalho.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Irineu,

      Eu também prefiro usar o computador. Foram poucas vezes que fiz alguma negociação pelo celular.

      De qualquer forma, é sempre bom ter essa facilidade.

      Abçs!

  15. Avatar
    Paulo N Manhães

    Tenho ouvido falar da Avenue aqui e em outros lugares. De fato parece uma boa opção, e não exigir um depósito mínimo com certeza ajuda muito em decidir (ou pelo menos não um valor inicial muito alto). Raphael, acho que não foi dito nos textos até agora (pelo menos eu não vi), mas minha dúvida é mais em relação à repatriação dos recursos. Digo, a facilidade de trazer o dinheiro pra cá é a mesma? Pode dar um palhinha só nesse procedimento? Se tem alguma burocracia extra, etc? Agradeço desde já. Seu site é o melhor mesmo, e estou considerando a Avenue como primeira corretora no exterior. Aproveito e deixo uma sugestão de falar mais sobre investimentos no Japão. Um abraço!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Paulo,

      Obrigado por comentar.

      Eu não aconselho repatriar o dinheiro, mas o procedimento é o mesmo. Na verdade, é o oposto. Você solicita uma transferência para sua conta no Brasil.

      A Avenue, por ter essa empresa responsável pelas remessas, possa ter uma forma mais simples. Talvez seja interessante perguntar para eles.

      Realmente, estou devendo falar de empresas japonesas. Vou corrigir isso.

      Abçs!

  16. Avatar
    Daniel

    Olá Raphael, parabéns por mais um belíssimo artigo, admiro muito seu trabalho! Nos ajuda bastante a nos desenvolvermos no mundo dos investimentos!
    Bom, acompanho sempre seu site e já fui assinante do passaporte. Fiz mais por curiosidade e aprendizado do que propriamente para investir meu dinheiro. Estou dando os primeiros passos no mundo dos investimentos internacionais, através de pequenos investimentos em ações, renda fixa e imóveis.
    A minha dúvida quanto ao artigo é: Como nós, empresários, administradores, empreendedores e investidores podemos ter a segurança quanto ao envio do dinheiro através da corretora citada Avenue.
    Veja só: hoje procuramos investir no exterior, pelo menos no meu caso, pelo risco Brasil. Penso na proteção do meu dinheiro suado contra qualquer queda no castelo de cartas que é esse país. Já vi pessoas do meu círculo de negócios tirarem a própria vida por conta de ações trabalhistas infindáveis, execuções fiscais ( multa e juros são altíssimos), processos por parte de clientes e fornecedores inescrupulosos, e por aí vai.
    Voltando à pergunta: Hoje com a facilidade no envio do dinheiro do Brasil para os EUA através da corretora Avenue, será que não cria também uma facilidade de informações para as ”autoridades” brasileiras seguirem o mesmo caminho para rastrear e buscar o seu dinheiro lá fora que teoricamente deveria estar protegido?!
    Porque hoje o processo de envio do qual eu faço é enviar o meu dinheiro através de plataformas como remessa online e Transferwise para uma conta no exterior, e daí da minha conta eu envio para a corretora. Vejo como uma forma mais segura de envio e teoricamente mais difícil de rastreio. Não me entenda mal, não estou falando de lavagem de dinheiro ou algo do tipo, sou empresário, empreendedor e investidor como muitos outros, tenho conta em países que não são paraísos fiscais, e o que eu busco é segurança para ter a liberdade para o meu dinheiro render sem o medo de amanhã tudo possa mudar por uma canetada de um juiz ou fiscal.
    Desculpe o texto longo, obrigado e um abraço!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Daniel,

      Todo envio de dinheiro para o exterior fica registrado no Banco Central.

      De qualquer forma, a Avenue é uma corretora americana e está registrada nos Estados Unidos. O modo como você envia não muda isso e você continua precisando declarar a conta no imposto de renda.

      O que gera uma outra camada de proteção para o seu patrimônio são as empresas offshore e trusts e não a maneira como você envia o dinheiro.

      Abçs!

  17. Avatar
    Eduardo Costa

    oi Raphael, sempre leio suas postagens sobre investimentos no exterior. Muito bom ler os comentários das pessoas com as mais diversas dúvidas e compartilhamento de informações. Continue com seu trabalho. Parabéns.

  18. Avatar
    Reinaldo

    Ola Raphael,

    Eu tenho usado uma corretora suíças chamada Strateo.ch. Eu abri conta nela faz anos, e acho o serviço fantástico. Ela permite negociar em 18 bolsas mundiais, incluindo nos USA, e permite uma conta multimoedas em dólar, euro, francos e libras. Tenho usado parta comprar ETF de ouro com hedge em Franco Suíço, e ações de empresas locais de la como Nestle.

    MAS, hoje ela esta bem cara. Cobra aproximadamente 5 dolares por negociação, e tem uma taxa de custodia de 15 bolares por trimestre.

    Voce teria alguma sugestão de corretora que atue tantas bolsas no mundo, e com preço mais baixo? Alguém mais aqui no site usa esta corretora?

    Obrigado!

    1. Raphael Monteiro

      Olá Reinaldo,

      Eu conheço a Strateo sim. Alguns leitores já haviam mencionado antes.

      Pelo jeito, você gosta do serviço. O sistema é bom de usar?

      Quanto a custos, as corretoras europeias costumam ser mais caras que as americanas. É o preço que se paga para estar no melhor sistema bancário do mundo.

      Abçs!

      1. Avatar
        Reinaldo

        Ola,

        O sistema é muito bom, tem muitas análises, muitas ferramentas. Incomparável com o que temos aqui no Brasil…

        Eles tem conta demo, que da para ver como funciona tudo. É legal para testar,.

        Abraços remotos,
        Reinaldo

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão