Como você pode lucrar com uma nova tendência no mercado de tecnologia
A realidade virtual (RV) é outra área que pretende mudar muito do que estamos acostumados a fazer. Se nas últimas décadas, a TV, os videogames e os smartphones evoluíram de maneira assombrosa, com a RV, um novo salto em termo de experiência de uso está pra acontecer.
E por que a adoção de uma nova tecnologia é tão lucrativa?
Simplesmente porque é algo que ninguém tem e que passará a ocupar uma grande parte das casas em todo o mundo. E a adoção dessas novas tecnologias tem sido cada vez mais rápida, conforme o gráfico abaixo:
Então, as empresas que forem pioneiras na produção desses novos produtos terão lucros enormes em pouco tempo.
E investindo nas mesmas empresas de sempre, você jamais conseguirá estes ganhos extraordinários. Claro que não é simples encontrar a próxima empresa de 100 bilhões de dólares, mas se não for a sua praia garimpar micro e smallcaps de tecnologia, os ETFs estão aí pra isso.
Voltando a falar sobre a realidade virtual. Ela em si é uma tecnologia que cria um novo mundo inteiramente virtual, onde o usuário faz a imersão. Já a realidade aumentada usa objetos e estruturas reais e nelas cria elementos holográficos.
Algumas empresas de capital aberto como a taiwanesa HTC já tem um produto no mercado chamado Vive, conforme você pode ver abaixo:
A HTC é uma empresa que tem nos smartphones e tablets os principais produtos e suas ações são negociadas na Bolsa de Taiwan. O desempenho dela tem sido bastante ruim nos últimos anos, mas se a empresa emplacar no ramo da realidade virtual pode ser que ela reverta esse desempenho no futuro.
A Sony criou o Playstation VR e a Oculus VR, que foi adquirida pelo Facebook, criou o Oculus Rift. Todos são produtos similares compostos por um capacete-óculos que captura os seus movimentos e está conectado a outros acessórios também interativos como controles e armas.
Pra você ter uma ideia do grau de imersão de um jogo em Realidade Virtual, veja só a reação das pessoas ao jogar Atividade Paranormal em RV:
É realmente um grande salto de realismo em relação aos jogos eletrônicos caseiros tradicionais. Muito maior do que vimos no Nintendo Wii, Playstation Move! e Xbox Kinetic.
A Microsoft também chega com tudo neste mercado com o seu Hololens. Já imaginou visitar o Coliseu em Roma e poder assistir uma luta de gladiadores projetada naquele lugar incrível? Pois é, basta colocar seu Hololens e ser “transportado” no tempo e no espaço:
Mas a empresa sensação neste meio não está listada em Bolsa e nem sediada no Vale do Silício. A Startup mais quente do momento é a Magic Leap, com sede na Flórida e cujo valuation atual está entre 6 e 8 bilhões de dólares. Ela desenvolveu uma tecnologia que mistura o real com o virtual que só vendo para crer:
Existem ainda outras inúmeras aplicações, como ramo educacional, de treinamento, saúde e mesmo de entretenimento. Já pensou assistir ao filme Titanic de dentro do navio e sem o risco de se molhar? Ou ter a sensação de estar andando na Lua ou em Marte? Com a realidade virtual é possível.
Conclusão
Portanto, esses saltos de tecnologia que ocorrem quando se massifica algo que até então era experimental ou restrito permitem lucros extraordinários para empresas e investidores que estiverem bem posicionados. E esse posicionamento necessariamente precisa ser em alguma empresa no exterior.
Se você acha que tudo isso é uma grande ilusão e nada disso se tornará, veja a resposta do Elon Musk quando perguntaram pra ele se a humanidade vive hoje dentro de uma simulação computacional:
“O grande argumento para nós provavelmente estarmos vivendo numa simulação é o seguinte: 40 anos atrás tínhamos o Pong – dois retângulos e um ponto. Isto era onde estávamos. Agora, 40 anos depois, nós temos simulações 3D fotorrealísticas com milhões de pessoas jogando simultaneamente e se torna melhor a cada dia. Em breve, nós teremos realidade virtual, nós teremos realidade aumentada. Se você assumir qualquer taxa de melhora, então os jogos se tornarão indistinguíveis da realidade, absolutamente indistinguíveis.”
Este post tem 19 comentários
Excelente texto Raphael, dando sequência a série “investindo em tecnologia”. Agradeço por tudo o que aprendi em seu site. Um grande abraço!
Olá André,
Obrigado por comentar.
Abçs!
Ótimo trabalho. Obrigado por compartilhar!!!
Olá fforbeck,
Obrigado por comentar.
Abçs!
Raphael, excelente. E quais seriam os ETF de small caps de tecnologia. Tem alguns nomes?
Oi Bessa,
Tem um monte.
Vou selecionar alguns e fazer um artigo a respeito.
Abçs!
É verdade, é um mercado que pode crescer muito nos próximos anos. Em séries como The House of Cards até os candidatos à presidência ficam meio malucos brincando com isso rsrs.
Abraço!
Nossa, que impressionantes essas tecnologias! Essa última realmente parece um filme! Onde o ser humano vai parar? Só fico imaginando quando essas belezinhas chegarem aqui no Brasil com taxação de 70% de imposto, o preço que não será pra consumir 🙂
Grande abraço, Raphael!
Olá Leonardo,
Entendeu por que estamos na idade da Pedra?
Só vendo pra acreditar.
Abçs!
excelente
Olá Cristiano,
Obrigado por comentar.
Abçs!
Ola, por favor diga alguns ETFs!!!
Obrigado
Abc
Olá arafel,
Vou escrever um artigo sobre ETFs.
Abçs!
Oi Raphael,
Outros usos da realidade virtual são a substituição de maquetes na construção e o desenvolvimento de modelagem 3D para posterior manufatura aditiva (vulgo: impressão 3D).
No Brasil, algumas construtoras estão usando VR para mostrar uma simulação do que vai ser o imóvel depois de construído.
Aliás, o desenvolvimento de versões caseiras de máquinas que antes só existiam em grandes industrias fez a profissão de designer ser bem promissora. Com a máquina certa, o que desenha no computador pode virar realidade em plástico, madeira, cerâmica, chocolate e até metal. Isso com menos dinheiro do que uma franquia barata.
Estamos vivendo em tempos bem interessantes, se olhar fora do Brasil.
Olá Jorge,
Obrigado pelas informações.
É realmente um mercado bem interessante.
Abçs!
Como posso”linkar” a Engenharia Ambiental com a realidade virtual?
Sou engenheiro ambiental e gostaria de entrar nesse mundo da RV porém tenha minhas dúvidas
Olá Anderson,
A resposta será dada pelas próprias empresas que estão desenvolvendo os produtos.
Abçs!
Olá Investidor Internacional, existe algum bom ETF de VR (Realidade Virtual)? Obrigado!
Olá Paulo,
De cabeça assim, não lembro de nenhum.
Abçs!