Lucre com as variações de humor do Sr. Mercado

sr mercado

O mercado flutua baseado em emoções e você pode se aproveitar

Benjamin Graham dizia que os investidores em geral deveriam ignorar o mercado de ações, o qual ele chamou de Sr. Mercado. Mas ele também os aconselhou a aproveitar as mudanças de humor do Sr. Mercado para ganhar dinheiro.

Caso você não conheça, Benjamin Graham é reconhecido como o pai da análise fundamentalista moderna. Em um de seus livros, O Investidor Inteligente, Graham diz que os investidores devem ignorar o dia-dia do mercado de ações, exceto durante os grandes movimentos de preço. Mais importante, os investidores devem se concentrar nas operações e nos dividendos das empresas que possuem.

No livro, Graham escreve “Imagine que você seja sócio de alguma empresa privada, cuja ação tenha custado a você 1.000 dólares. Um de seus sócios, chamado Sr. Mercado, é muito prestativo. Todos os dias ele lhe diz quanto acha que vale a sua participação e se oferece para comprá-la ou vender-lhe uma participação adicional com base nisso. Às vezes, sua ideia de valor parece plausível e justificada pelo desenvolvimento dos negócios e perspectivas como você os conhece. Por outro lado, frequentemente, o Sr. Mercado deixa seu entusiasmo ou seus medos afetarem sua percepção a respeito da empresa e o valor que ele propõe está totalmente deslocado da realidade. ”

Se você for um investidor prudente ou um negociante sensato, permitirá que a comunicação diária do Sr. Mercado determine sua visão do valor de uma participação de 1.000 dólares na empresa? Apenas no caso de você concordar com ele, ou no caso de querer negociar com ele. Você ficará feliz em vender para ele quando ele lhe oferecer um preço ridiculamente alto, e igualmente feliz em comprar dele quando o preço pedido for ridiculamente baixo. No resto do tempo, é mais inteligente formar suas próprias ideias a respeito do valor de sua participação com base em relatórios trimestrais e anuais da empresa, onde são revelados todos os resultados, as operações e sua posição financeira.

O verdadeiro investidor está exatamente nessa posição quando possui ações de uma empresa listada. Ele pode tirar proveito do preço de mercado diário ou deixá-lo sozinho, conforme seu próprio julgamento. Ele deve tomar conhecimento das grandes flutuações de preço, caso contrário, não haverá muito o que fazer.

Essas grandes flutuações são um sinal de advertência ao qual ele deve prestar atenção. Simplificando, significa que o Sr. Mercado deseja vender suas ações, porque o preço caiu, pressentindo que coisas piores estão por vir. São sinais tão enganosos, quanto úteis. Basicamente, as flutuações de preço têm apenas um significado importante para o verdadeiro investidor. São a oportunidade que ele tem de comprar com sabedoria quando os preços colapsam e de vender com sabedoria quando eles sobem demais.

De maneira geral, ele se sairá melhor se esquecer o mercado de ações e prestar atenção aos resultados operacionais de suas empresas e ao recebimento contínuo de dividendos.

Medo e ganância

Tanto na crise financeira de 2008, quanto na crise de 2020 em virtude da pandemia, os preços das ações despencaram. Algumas empresas altamente endividadas e duramente atingidas faliram e é provável que muitas outras terminem com esse destino. Mesmo assim, as empresas bem administradas que operam no centro da economia sobreviverão. Então, quando a economia melhorar, o mesmo acontecerá com seus resultados, fluxos de caixa e dividendos. Inclusive, com o desaparecimento de concorrentes mais fracos, as empresas bem administradas provavelmente ainda ganharão participação de mercado.

O fato é que, nesses casos, o Sr. Mercado ficou muito medroso e deprimido. Isso provocou uma venda brutal das ações, que viram seus preços colapsarem. Portanto, aproveite as vantagens do Sr. Mercado. Continue a comprar gradualmente ações de empresas de alta qualidade e bem administradas, que ele esteja disposto a vender para você por mixaria.

Conclusão

A maioria dos investidores entende que esta observação de Benjamin Graham é correta. O problema é que muitos acham difícil colocar essa sabedoria em prática. Eles ainda prestam muita atenção ao Sr. Mercado. Eles deixam simplesmente o Sr. Mercado assustá-los e forçá-los a tomar decisões impensadas.

Uma das maneiras de evitar tomar decisões no calor da emoção é manter uma alocação de ativos definida, que lhe orientará quanto aos melhores momentos para comprar e vender. Em geral são os opostos do que as suas emoções estarão mandando.

Outra estratégia é abrir o home-broker no máximo a cada 15 ou 30 dias. Será tempo suficiente para você refletir a respeito do humor do Sr. Mercado e evitar que as emoções dele lhe contaminem.

Identificar esses extremos de humor do Sr. Mercado e definir suas operações no estilo de Benjamin Graham não é algo fácil, mas extremamente recompensador para quem consegue.

4.8/5 - (10 votes)

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 5 comentários

  1. Raphael,

    Um assunto simples, básico e extremamente útil, mas que muitas vezes não coloco em prática na hora da compra. Agradeço por me relembrar essa preciosa dica. 🙂

    Boa semana!

    1. Olá Rosana,

      É verdade. Na hora do vamos ver sempre dá um frio na barriga.

      Na verdade, precisamos nos condicionar que comprar com medo no meio da crise é mais seguro do que comprar na empolgação.

      Abçs!

      1. FRANCISCO ANTONIO DA SILVA

        Na verdade os milionários fazem isso por meio de robôs ou fundos. Você nunca perde. Tem uma corretora no Brasil que oferece o serviço com três graus de liberdade. Existe um fundo luxemburgues, animus mundi, creio; que faz maravilhas assim. Não deve haver interferência humana, ao menos que vc seja autista, e vc precisa de uma gama enorme de renda fixa e ações de vários mercados. Aí, se vc não precisa do dinheiro, só saca na alta para adquirir imóveis, carros…..

  2. Graciano

    Bom dia Raphael, concordo com os comentários acima.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão