Nióbio: como investir?

nióbio

Veja como ganhar dinheiro com o metal mais falado do Brasil

O até então desconhecido Nióbio tornou-se o metal mais falado do Brasil, à frente do ferro e do ouro, após o então deputado Jair Bolsonaro ter mencionado que este metal poderia representar uma enorme riqueza para o Brasil.

Baseado nessa repercussão, resolvi pesquisar se era possível investir em alguma mineradora que explorasse Nióbio de forma relevante.

Só que antes de chegar às minhas descobertas sobre investimento em Nióbio, vamos conhecer um pouco mais sobre o metal, incluindo suas aplicações e o real valor.

O que é o Nióbio?

Nióbio é um elemento químico metálico com o símbolo Nb e número atômico 41. É um metal macio,  maleável, de coloração cinza e altamente condutor. Também possui alta resistência a processos de oxidação e corrosão.

O que se faz com Nióbio?

O Nióbio é usado principalmente na produção de ligas metálicas, particularmente o aço. Aço feito com 0,1% de Nióbio possui propriedades especiais que favorecem sua utilização em inúmeras aplicações. A maior resistência contribui para o uso em peças automotivas, navais e aeroespaciais,  gasodutos, oleodutos e construção de pontes. O alto ponto de fusão o torna ideal para aplicação em ferramentas e equipamentos que se submetem a altas temperaturas. A propriedade supercondutora favorece o uso em aparelhos de Ressonância Magnética. 

Ultimamente tem-se falado na adoção do Nióbio durante o processo de fabricação de baterias para veículos elétricos. Estudos conduzidos pela Toshiba mostraram que a liga de Titânio-Nióbio é capaz de aumentar a autonomia das baterias e acelerar a recarga. É uma aplicação que tem muito a crescer, caso seja adota como padrão.

Quanto vale o Nióbio?

O preço do nióbio se refere à liga de ferronióbio, com 66% de nióbio e 33% de ferro. Atualmente, ele é negociado por entre 35 e 40 dólares por quilo, mais de 200 vezes o preço do minério de ferro (Fe).

Onde é encontrado o Nióbio?

O Nióbio é um metal relativamente raro, mas encontrado em diversos países do mundo. O Brasil detém 98% das reservas conhecidas. O Canadá vem em segundo lugar com 1% e a Austrália em terceiro com 0,5%. No mundo todo, há cerca de  85 reservas, nem todas exploradas.

Onde fica a maior reserva de Nióbio?

A reserva de Seis Lagos fica na Amazônia e é a maior reserva de Nióbio conhecida no mundo. Entretanto, ela ainda não é explorada comercialmente.

Entre as reservas exploradas, as maiores estão na cidade de Araxá-MG, que concentra 75% do metal encontrado no Brasil. As reservas da cidade goiana de Catalão concentram 4% e é a outra cidade com produção relevante.

Para você ter uma ideia, no atual nível de consumo, a produção de Araxá é capaz de atender a demanda mundial por mais de 200 anos.

Quem explora nióbio no Brasil?

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é uma empresa privada, fundada em 1955 na cidade de Araxá, e é responsável pelo exploração das reservas locais. A companhia possui entre os donos, o grupo Moreira Salles (70%), um consórcio japonês-coreano (15%) e um consórcio chinês (15%). Além de ser disparada a maior empresa do mundo no segmento, detém a melhor tecnologia e é a única que produz todos os derivados do nióbio (ferronióbio, óxido de nióbio, nióbio metálico e liga de nióbio à vácuo).

Na cidade de Catalão, a exploração é feita pela CMOC International Brasil, que é uma subsidiária da China Molybdenum (CMOC).

Essas duas empresas sozinhas são responsáveis pela produção de 91% do Nióbio do mundo (80% da CBMM e 11% da CMOC).

Como investir em Nióbio?

É possível sim investir em Nióbio na Bolsa de Valores. Por mais que o metal não seja cotado em Bolsa, como outras commodities, algumas empresas com ações na bolsa extraem, produzem ou usam o Nióbio como matéria-prima.

Em termos de Brasil, a maior produtora, a CBMM, é uma empresa de capital fechado, mas a CMOC possui ações listadas nas Bolsas de Shanghai (SSE:603993) e Hong Kong (HKEX:3993). A empresa é mais focada no Molibdênio, mas a produção de Nióbio também é relevante.

Aqui vale um parêntese. A importância que a mineração tem para o Brasil não se reflete em sua representação na Bolsa de Valores. A ação mais relevante é a Vale (B3:VALE3). A Ferbasa (B3:FESA3 e FESA4) atua em mineração, metalurgia, energia e plantação florestal. As outras empresas de mineração pura são a MMX Mineração e Metálicos (B3:MMXM3) e a CCX Carvão (B3:CCXC3), criadas pelo Eike Batista e que estão em estado de insolvência. A outra ação disponível na B3 é a Litel Participações (B3:LTEL3B), empresa que é usada como veículo para comprar ações da Vale e não possui liquidez. 

Outros dois países que possuem a mineração como destaque são o Canadá e Austrália. Está sentado? Então segure na cadeira. No Canadá, existem mais de 3.700 empresas ligadas à mineração, sendo que 228 possuem ações na Bolsa de Toronto. Na Austrália, são 617 ações do setor de mineração e metais. Sim, são mais de 600 mineradoras listadas em Sydney. É cerca de 29% do total de empresas de capital aberto no país.

Na Austrália, temos duas mineradoras júniores que possuem o nióbio como principal produto, a Cradle Resources (ASX:CXX) e a Globe Metals & Mining (ASX:GBE). A primeira possui 50% de participação em uma mina na Tanzânia e a segunda tem um projeto de nióbio em Malawi.

No Canadá, a maior produtora e terceira do mundo, responsável por 8% da produção mundial, é a Niobec. Em 2015, a empresa foi comprada pela Magris Resources, uma empresa de Private Equity voltada para a mineração.

Já na Bolsa de Toronto, existem ações de empresas focadas tanto na mineração e produção, quanto no processamento de nióbio e outros metais raros:

  • Niobay Metals (TSX:NBY)
  • NEO Performance Materials (TSX:NEO)
  • Taseko Mines Limited (TSX:TKO)
  • Commerce Resources (TSX:CCE)
  • NioCorp Developments (TSX:NB)
  • Pershimex Resources (TSX:PRO)
  • Niocan (TSX:NIO)

Importante notar que a maioria dessas empresas são micro e nanocaps, tidas como penny stocks, de baixa capitalização de mercado e com baixa liquidez.

Dentre as mineradoras, a Niobay Metals parece ser a mais estruturada e com os projetos mais desenvolvidos. A maior empresa da lista é a NEO Performance Materials que possui cerca de 400 milhões de dólares canadenses em valor de mercado e é mais focada na fabricação de materiais magnéticos, catalíticos, luminescentes, eletroquímicos, estabilizadores térmicos e supercondutores, que usam o nióbio como matéria-prima.

Conclusão

O Brasil é o maior produtor de Nióbio do mundo e tem as maiores reservas. A maior delas ainda nem é explorada. Entretanto, a produção está concentrada em apenas duas empresas, a maior de capital fechado e a menor chinesa. Para você investir nela, apenas por meio das Bolsas de Shanghai e Hong Kong. 

Quando procuramos outras empresas focadas em nióbio ou, num campo mais amplo, metais raros, encontramos pequenas mineradoras canadenses e australianas, pouco lucrativas e com ações de baixa liquidez. 

O nióbio é um excelente e útil recurso natural com múltiplas aplicações na indústria. É possível investir em empresas produtoras e outras que o utilizam como matéria-prima. Não é um mercado tão amplo quanto o de minério de ferro e ouro, onde as opções são mais variadas.

Desta forma, é necessário um estudo bastante aprofundado em cima de cada empresa para identificar quem realmente pode fazer dinheiro com esse metal tão útil e valioso.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 20 comentários

  1. Avatar
    Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro

    E como você sugere que se invista na empresa chinesa baseada aqui no país e com ações nas bolsas de Xangai e Tokyo? Existe alguma corretora confiável e que ofereça praticidade e facilidade para investidores internacionais lá? O ideal seria alguma no melhor estilo Avenue (simples, rápida e fácil).

    Vale a pena ter exposição a este tipo de papel, porque quando a coisa do Nióbio explodir aqui no Brasil, será um “boom” de nível mundial, certeza. É algo para o longo prazo, mas acredito que é importante ter este tipo de ação na carteira.

    1. Raphael Monteiro

      Olá Diego,

      O Saxo Bank e a Interactive Brokers fornecem acesso às bolsas de Hong Kong, Toronto e Tóquio.

      Então é possível achar facilmente essas ações.

      Abçs!

  2. Avatar
    Mariangela

    Parabéns pela pesquisa Raphael.

      1. Avatar
        Simone

        Olá, tem como me enviar fotos, tem um minerio na fazenda do meu pai que tem essas características

  3. Avatar
    Graciano

    Bom dia Raphael, bom artigo valeu a pesquisa, não me agradou foi que o PCC, o partido comunista chinês já está com as garras em partes das duas empresas no Brasil!

  4. Avatar
    Grasiane Marina Cardoso dos

    Adorei Raphael.
    Sempre quis saber como investir em Nióbio.
    Gratidão pelos seus estudos.

  5. Avatar
    Fabio

    Grande Rafael, parabéns pelo blog.
    Um brasileiro consegue abrir conta numa corretora de Hong Kong ou Shangai?
    Os custos envolvidos são altos? Precisa ter conta bancaria?

    Abraços

    1. Raphael Monteiro

      Olá Fábio,

      É possível investir lá por meio de outras corretoras, como o Saxo Bank e a Interactive Brokers.

      Abçs!

  6. Avatar
    Maicon

    Interessante análise Raphael, não é de se surpreender que tantas reservas não sejam de interesse comercial, afinal aumentar a oferta sem aumento da demanda iria apenas desvalorizar a commodity

  7. Avatar
    Tiago

    Como sempre, excelentes artigos. Parabéns!

  8. Avatar

    Bom dia Raphael ! Excelente artigo que vc nos trás ao conhecimento. Realmente tenho curiosidade em saber como investir no niobio na parte de ativo acionário. Mas uma coisa que eu já tenho em carteira, é queria sua opinião sobre o valor futuro, é a criptomoeda Niobio. Hoje o valor está super baixo e não se vê listada em qualquer corretora/exchange. Será que essa cripto pode chegar ao ponto de valorizar?

  9. Avatar
    felipe

    Oi.
    Não sabia que era possível investir.
    Sempre nos surpreendendo.

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão