O melhor investidor do mundo é uma mulher

cathie wood

Como Cathie Wood e a ARK Invest transformaram o pesadelo de 2020 em lucros extraordinários

“The longer the base, the bigger the breakout”

Essas foram as últimas palavras de Cathie Wood, fundadora, CEO e CIO da ARK Invest, em uma histórica entrevista dada no dia 29 de abril de 2019 a CNBC. Ela estava se referindo a Tesla (NASDAQ:TSLA), maior posição dos fundos e ETFs da empresa à época.

Nesta entrevista, Cathie explicou alguns dos detalhes do modelo de investimento da ARK Invest e disse porque acreditava que a ação da Tesla deveria valer 4.000 dólares até 2024.

Basicamente poderíamos resumir a entrevista assim:

-Você está confiante na Tesla?

-Sim.

-Acha que ela pode chegar a 4.000 dólares?

-Sim.

(risadinha)

Esta não foi a primeira e nem a última entrevista em que ela explicava porque tinha chegado a este preço-alvo para as ações da Tesla. Mesmo com a incredulidade dos apresentadores e convidados, alguns dando risadinhas de canto de boca e outros demonstrando perplexidade, ela sempre manteve a compostura e profissionalismo ao explicar sua tese com tranquilidade e paciência.

Pois bem, no dia 7 de janeiro de 2021, quando a ação da Tesla atingiu 816 dólares (ou 4.080 dólares ajustado ao desdobramento) a “profecia” se tornou realidade e Cathie Wood foi alçada ao panteão dos maiores investidores do mundo.

Um breve histórico de vida de Cathie Wood

Com pouco mais de 40 anos de experiência profissional, Cathie Wood já demonstrava seu potencial visionário desde o início de sua carreira.

Em 1980, Cathie entrou na Jennison Associates como economista, mas logo migrou para a equipe de research da gestora. Em meio a um time de analistas já consolidado e pouco aberto a novas ideias, ela enxergou a necessidade de buscar empresas e investimentos diferentes daqueles já analisados pela equipe.

Em uma entrevista a Citiwire em 2019, ela falou:

“Tive que me esforçar e tentar encontrar meus próprios nomes. Onde isso me levou? Me levou às empresas que os outros deixavam passar”

Cathie então passou a focar nas ainda emergentes empresas de internet e de comunicação wireless, já vislumbrando a enorme disrupção que o setor causaria no mundo.

Na mesma entrevista ela comentou sobre como essa experiência impactou o restante de sua carreira:

“Aprendi que quando analistas e gestores descartam algo pois é muito pequeno ou não se encaixaria perfeitamente em qualquer portfólio, essas são geralmente oportunidades reais de surpreender no lado positivo.”

A investidora passou 18 anos na Jennison Associates no total. Após isso, Cathie foi co-fundadora do hedge fund Tupelo Capital e trabalhou por mais 12 anos como CIO  de Global Thematic Strategies da AllianceBernstein. Lá ela chegou a ter mais de 5 bilhões de dólares sob gestão!

No entanto, sua já exemplar jornada no mercado financeiro ainda não tinha atingido seu ápice. O momento mais fantástico da carreira de Cathie Wood ainda estava por vir.

ARK Invest

Em 2014, Cathie fundou a ARK Invest, uma gestora de recursos dos Estados Unidos que tem como principal foco encontrar e investir em empresas com propostas inovadoras e disruptivas.

A ARK acredita que grandes oportunidades de investimento em empresas que desenvolvem tecnologias disruptivas podem não ser reconhecidas ou até mesmo mal compreendidas por investidores tradicionais.

Tal ideal ficou perfeitamente ilustrado quando a vencedora aposta de Cathie na Tesla era vista com descrença por parte da mídia e do mercado.

Mas a ARK está longe de investir apenas no setor de veículos elétricos e autônomos. A empresa aloca seu capital em tecnologias que podem parecer muito caras e distantes inicialmente, mas conforme sua adoção cresce, seu desenvolvimento é acelerado e o custo fica progressivamente menor.

Em seu website, a ARK escreve:

“Com o tempo, a inovação deve substituir as atuais tecnologias da indústria, aumentar sua eficiência e ganhar participação majoritária no mercado. Cabe aos investidores entender as oportunidades e investir no ritmo da inovação.”

5 plataformas de inovação disruptiva

Hoje, a empresa direciona suas pesquisas e seus investimentos em 5 plataformas de inovação disruptiva.

São elas:

  • Sequenciamento de DNA
  • Armazenamento de energia
  • Robótica
  • Inteligência Artificial
  • Blockchain

A ARK acredita que a tecnologia disruptiva é refletida em uma rápida queda de custos, em uma utilização em diversos setores e locais, além de oferecer crescimento durante um longo tempo.

Para identificar oportunidades a ARK possui equipes e profissionais qualificados de diversas áreas e especialidades, mas não é só isso. Um fator muito importante na maneira como Cathie Woods dirige sua empresa é o uso das redes sociais.

A gestora publica todos os seus relatórios em plataformas como o Twitter, ativamente pedindo feedback de seus leitores, investidores e especialistas do setor em questão.  Então, caso o relatório tenha deixado alguma informação importante passar, é improvável que todos os leitores também deixem.

“Grande parte do nosso sucesso são as redes sociais … Acho que o ecossistema de pesquisa colaborativa que temos mantém o fluxo de novas ideias,” afirmou Cathie na entrevista de 2019.

Os ETFs da Ark Invest

Atualmente, os principais produtos de investimento da ARK são os ETFs (Exchange Traded Funds), que são cotas de um fundo negociadas na bolsa da mesma forma que ações de uma empresa.

Grande parte dos ETFs existentes apenas espelham a composição de um índice acionário, como o S&P 500 ou o Ibovespa, de maneira que é necessária apenas uma gestão passiva.

No entanto, os ETFs da ARK não se encaixam nessa categoria. Eles são ativamente geridos pela empresa, com cada um de seus fundos tendo um ETF específico listado na bolsa.

Atualmente, a empresa possui 5 ETFs focados em diferentes áreas da inovação disruptiva. O retorno extraordinário que cada um deles apresentou nos últimos anos tem sido um fator essencial na captação de novos investidores e o resultado da excelente estratégia da ARK.

ARKK – Ark Innovation ETF

O principal ETF da ARK agrupa os investimentos essenciais da gestora. São as empresas responsáveis por, ou que se beneficiam, das principais inovações tecnológicas das áreas de pesquisa da ARK. Dentre as companhias incluídas no ARKK, estão a Tesla e a Teladoc Health.

Em 2020, o ETF obteve a incrível valorização de 152,83%!

ARKQ – Ark Autonomous Technology & Robotics ETF

Este ETF inclui companhias focadas no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, relacionados a energia, automação e transporte. São empresas envolvidas com uma variedade de temas, como impressoras 3D e até exploração espacial.

A alta de 107,23% no valor de mercado do ARKQ durante o ano passado deixa evidente o potencial e a qualidade das empresas escolhidas pela gestora.

ARKW – Ark Next Generation Internet ETF

Com empresas como Netflix, Spotify e Tencent em seu portfólio, este ETF representa uma seleção de companhias que inovam dentro do macrocosmo digital. Desde nomes já consolidados a startups ainda pouco conhecidas.

Seu retorno superou até mesmo o do principal ETF da ARK, atingindo valorização de 157.46% em 2020.

ARKG – ARK Genomic Revolution ETF

Não deve surpreender que o ETF com melhor desempenho da ARK em 2020, ano em que o mundo foi assolado por uma pandemia global, seja o que agrupa empresas disruptivas no setor de saúde.

O ARKG valorizou-se monstruosos 180,55% no último ano.

ARKF – ARK Fintech Innovation ETF

Agrupando as mais promissoras fintechs dos EUA e do mundo, este ETF propõe investir nas empresas que estão transformando o setor bancário, os meios de pagamento e se aventurando na disruptiva tecnologia de blockchain.

A valorização de 108,07% em 2020 é reflexo da enorme relevância que essas empresas vêm assumindo nos últimos anos.

Conclusão

Cathie Woods já mostrou que é capaz de trazer grandes retornos para os investidores da ARK. Mas sua visão vai muito além disso, ela está efetivamente investindo nas empresas que vão transformar o planeta.

E quanto à Tesla?

Hoje, no melhor cenário, Cathie acredita que a ação da montadora pode valer 3 mil dólares (hoje está na casa dos 800 dólares, a preço pós-desdobramento) até 2024. Você duvida?

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 8 comentários

  1. YNVEST

    Em nova entrevista à CNBC nesse mês, ela tem novo ETF no forno: ARKX dedicado à corrida espacial de empresas privadas.
    E já separei um faz-me-rir para alocar assim que ocorrer o lançamento.

    1. Olá YNVEST,

      Estou de olho neste ETF também.

      Resta saber se e quando a corrida espacial “civil” vai pegar.

      Abçs!

  2. Willy

    Ótimo post! Parabéns. Vou começar a prestar atenção nessa gestora!

  3. Manoel Graciano

    Bom dia Raphael, sempre com novidades, não conhecia o ARKQ mais um a ser comprado.
    Obrigado.

  4. YNVEST

    Vdd, Raphael. Ainda muito embrionário e com investimentos vultuosos. Acredito muito que deva evoluir com o passar do tempo, então, vou dedicar uma parte dos meus investimentos nesse ETF. A medida que as coisas forem andando eu aumento ou não a posição.

    1. Olá YNVEST,

      É preciso estudar para entender bem se esse modelo de negócio tem futuro.

      A ARK costuma acertar, mas não significa que irão acertar sempre.

      Abçs!

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão