O portfólio do Bill Gates

Bill Gates

Veja onde os bilhões de dólares da Fundação Trust Bill & Melinda Gates estão alocados

Eu não sei você, mas uma das minhas maiores curiosidades é saber como as pessoas mais ricas do mundo investem. Afinal de contas, elas não chegaram lá à toa, mas sim por terem conhecimento e dedicação superiores. Temos muito a aprender com eles.

Pois bem, boa parte da fortuna de Bill Gates está em nome da Fundação Trust Bill & Melinda Gates, que ao final de 2020, possuía 22,3 bilhões de dólares em ativos. É uma das maiores carteiras de investimento do mundo.

Nos Estados Unidos, a SEC (Securities Exchange Comission) exige que toda carteira de investimento administrada e com mais de 100 milhões de dólares em ativos divulgue trimestralmente toda a sua posição em ações públicas. Essa divulgação é feita por meio do formulário 13F.

Por meio desse formulário é possível encontrar as posições dos melhores gestores dos Estados Unidos, incluindo Warren Buffett e Bill Ackman.

A fundação

Os trabalhos de filantropia do Bill Gates começaram em 1997, mas a fundação Bill & Melinda Gates acabou mesmo sendo criada no ano 2000 por meio da fusão entre a William H. Gates Foundation (pai dele) e a Gates Learning Foundation.

Em outubro de 2006, a fundação foi separada em duas entidades, a Fundação Bill & Melinda Gates, responsável por distribuir recursos para pessoas e organizações contempladas, e a Fundação Trust Bill & Melinda Gates, responsável pela gestão de recursos.

A Fundação Trust gerencia o dinheiro, incluindo as doações de Warren Buffett. Bill e Melinda são os trustees, ou seja, são eles os responsáveis finais pelo trust. Entretanto, a administração dos recursos cabe a um time de gestores externo. Neste caso, trata-se da Cascade Investment LLC, cujo C.I.O. (Chief Investment Officer) chama-se Michael Larson. É ele e sua equipe quem, no final das contas, tomam as decisões de investimento em nome do Trust.

Não custa lembrar que Bill Gates também tem investimentos fora do Trust como imóveis, terras, obras de arte e a parcela que ainda possui na Microsoft. Esta última participação sozinha vale hoje algo em torno de 24,5 bilhões de dólares.

Se você ainda não sabe o que é um Trust, sugiro que leia o artigo Como abrir sua empresa offshore.

Os investimentos

Dito isso, é importante entender que o papel do Trust é valorizar patrimônio com a intenção de fazer doações periódicas para a fundação com o propósito de mantê-la funcionando e investindo em seus propósitos.

Assim como os Endownments das universidades americanas e a Berkshire Hatahway, a Fundação Trust procura investir de maneira conservadora, mas com predomínio de investimentos no mercado de ações.

São 21 ações em carteira:

Berkshire Hathaway (NYSE:BRK.B) – 43,7%

A maior posição da carteira é Berkshire Hathaway e ela é justamente derivada principalmente da doação que Warren Buffett fez em 2006. Com o passar dos anos, Buffett realizou outras doações e durante este período a gestão ativa da carteira procurou trabalhar esssa exposição, às vezes comprando e às vezes vendendo as ações.

Waste Management (NYSE:WM) – 9,8%

A Waste Management é uma das queridinhas de Bill Gates. A empresa é responsável pela coleta e tratamento de lixo, além de operar aterros voltados para a produção de gás e energia. É uma companhia que tem distribuído dividendos consistentes, em linha com os objetivos da Fundação.

Caterpillar (NYSE:CAT) – 9,1%

A Caterpillar, componente do índice Dow Jones Industrial Average, é a tradicional fabricante de máquinas e equipamentos voltados para a construção e mineração, além de turbinas e motores para usinas e indústrias.

Por mais que esteja em um setor cíclico, a empresa tem quase 100 anos e é uma das mais importantes do mundo neste segmento. A distribuição de dividendos também tem sido crescente há décadas.

Canadian National Railway Company (NYSE:CNI) – 8,3%

Como o próprio nome diz, esta é uma empresa canadense de ferrovias com foco no transporte de produtos como petróleo, químicos, grãos, fertilizantes, carvão, minério, produtos florestais e industriais, entre outros.

É um negócio perene e regular, como toda carteira conservadora gostaria de ter.

Walmart (NYSE:WMT) – 7,5%

A gigante do varejo Walmart é outra das principais posições da carteira de Bill Gates por uma série de fatores. É uma grande empresa de setor estável, altamente lucrativa e com farta e crescente distribuição de dividendos.

Ecolab (NYSE:ECL) – 4,2%

Esta empresa fornece tecnologia e serviços para a indústria de água, higiene e energia mundialmente. São aplicações para tratamento de água e soluções de sanitização para clientes industriais de várias áreas. Também fornece serviços para detecção e eliminação de pragas na indústria alimentícia.

Também é uma empresa bastante lucrativa e com ótimo histórico de distribuição de dividendos.

Crown Castle International (NYSE:CCI) – 3,8%

A Crown Castle Internacional, conforme eu já havia falado em artigo específico, é a maior provedora de infraestrutura para telecomunicações dentro dos Estados Unidos. Possui mais de 40 mil torres de comunicação, mais de 70 mil pontos de pequenas células e mais de 80 mil milhas de cabos de fibra ótica.

Fedex (NYSE:FDX) – 3,5%

A Fedex é uma empresa que fornece transporte, comércio eletrônico e serviços para negócios nos Estados Unidos e do resto do mundo.

O negócio é bastante lucrativo e a companhia também tem um bom histórico de distribuição de dividendos.

United Parcel Service (NYSE:UPS) – 3,4%

Assim como a Fedex, a UPS é uma empresa responsável por logística e transporte de cartas e pacotes tanto nos Estados Unidos, quanto no mercado internacional.

A empresa é altamente lucrativa e possui um modelo de negócio perene.

Schrödinger (NASDAQ:SDGR) – 2,4%

A companhia é responsável por criar plataformas computacionais para acelerar a descoberta de novas drogas e materiais para a indústria farmacêutica, química, instituições acadêmicas e laboratórios do mundo todo.

É uma ação que foge do padrão aqui, já que a empresa fez o IPO em 2020, não apresenta lucro, mas está em franco crescimento em uma área importante da ciência.

Coca-Cola FEMSA (NYSE:KOF) – 1,2%

Esta companhia mexicana é responsável pelo engarrafamento e pela distribuição das bebidas da Coca-Cola, incluindo os refrigerantes, sucos e águas em diversos países das Américas Central e do Sul. A companhia também é responsável pela distribuição das cervejas da Heineken no Brasil.

Outras ações

Outras ações correspondem, cada uma, a menos de 1% da carteira. São elas:

  • Grupo Televisa (TV)
  • Apple (AAPL)
  • Amazon (AMZN)
  • Liberty Global PLC Class C (LBTYK)
  • Liberty Global PLC Class A (LBTYA)
  • Alphabet Class A (GOOGL)
  • Alphabet Class C (GOOG)
  • Twitter (TWTR)
  • Liberty Latin America Class C (LILAK)
  • Liberty Latin America Class A (LILAK)

O que as ações do Bill Gates têm em comum?

Com uma ou outra exceção, é possível encontrar muitos pontos em comum entre essas empresas:

  • São blue-chips: empresas grandes e de destaque em suas respectivas categorias
  • São lucrativas: possuem excelentes margens, ROE, ROA e lucro líquido estável
  • São boas pagadoras de dividendos: distribuem dividendos contínuos e crescentes por muitos anos, incluindo algumas Aristocratas de Dividendos, como Caterpillar e Walmart
  • Companhias com um bom propósito como a Ecolab e a Waste Management.

Conclusão

O que é interessante notar é que a Fundação Trust Bill & Melinda Gates procura investir de maneira conservadora, mesmo tendo uma grande posição no mercado de ações. É a escolha delas também que ajuda a definir se uma carteira está mais para conservadora ou mais para agressiva.

Michael Larson e equipe procuram negócios estáveis, lucrativos, com alta geração de caixa e distribuição de dividendos. Entretanto, isso não os impede de investir uma pequena parcela em ações de de crescimento e que ainda não apresentam lucro.

De qualquer forma, a lição que fica é que os grandes portfólios do mundo, como a própria Berkshire Hathaway e o Fundsmith possuem uma linha clara de investimento e mantêm-se a ela independente da situação de mercado.

E você, tem uma linha clara de investimento e a segue fielmente? Responda nos comentários.

5/5 - (5 votes)

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 8 comentários

  1. Manoel Graciano

    Particularmente estou abismado com tamanho do mercado de ações nos USA, mesmo conhecendo o país em visitas.

    1. Olá Manoel,

      Sim. Entende agora a pujança de um país verdadeira capitalista (ok, nem tanto quanto antes) e que possui regras e leis claras?

      Abçs!

  2. Manuel

    Bom artigo Raphael Monteiro, tal como referes, a preocupação de uma carteira assim, tal como outras que vamos conhecendo de outras, importante é a disciplina adotada à ideia de continuidade em empresas com “provas dadas” e obviamente, a regularidade dos resultados.
    Boa nota!
    Abc

    1. Olá Manuel,

      Exato. Investir em empresas de qualidade deve ser o objetivo primordial de todo investidor.

      Abçs!

  3. A

    Olá II, essa posição de 25 Bi USD da Microsoft que você menciona então é na conta pessoal do Bill Gates, e não na conta do Trust.

    Certo?

    Att,
    AA

  4. Anderson Camargo

    Eita site bom, um artigo melhor que o outro!

    Vou acompanhar suas postagens.

    Faz uma visita no meu site também.
    Tenho uma estratégia muito boa que tenho certeza que
    você vai amar quando ver.

    Abraço.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão