Com esses ETFs, o investidor atravessou 2020 sem saber o que é pandemia
Mesmo para quem, como eu, atravessou a crise de 2008, o ano de 2020 vai entrar para a história como um ano conturbado e cheio de reviravoltas. Do céu de brigadeiro visto em janeiro e fevereiro até o crash que começou a se desenhar na quarta-feira de cinzas e culminou no final de março, sendo o mais rápido e fulminante bear-market da história. Seguiu-se a bateção de cabeça de políticos e “autoridades” de todo o mundo, que não sabiam o que fazer para controlar a pandemia. As medidas tomadas destruíram a economia ocidental e de diversos outros países e os Bancos Centrais de todo mundo, em especial o dos Estados Unidos, emitiram uma quantidade quase infinita de dinheiro para zerar os juros e resgatar os mercados.
Foram necessários diversos trilhões de dólares para colocar o mercado de pé novamente no maior resgate de bilionários que já foi presenciado, ao mesmo tempo em que o cidadão comum perdia seu emprego com a economia fechada pelos ditadores da ocasião. Chegamos ao Natal e Ano Novo e o que era um crash assustador se tornou rapidamente uma bolha assustadora que continua a inlflar em meio ao início da vacinação em diversos países do mundo.
Muito acima dessa tragédia, cinco ETFs voaram tranquilamente e renderam fortunas para seus cotistas. Foram ETFs, que por investir nas ações certas e no período certo, tornaram-se um verdadeiro porto seguro principalmente para quem investia em empresas que foram massacradas pela crise, como a indústria do petróleo, hotelaria, varejo, bancos e cruzeiros marítimos.
Leia o artigo todo e responda nos comentários a pergunta que faço no final.
5. ARK Next Generation Internet ETF (NYSE:ARKW): +157%
Na posição de número 5 temos o ETF de gestão ativa da ARK Invest com foco na próxima geração da internet. As empresas deste ETF estão focadas e devem se beneficiar com a mudança das bases da infraestrutura de tecnologia para a nuvem, permitindo serviços móveis, novos e locais, como empresas que dependem ou se beneficiam do aumento do uso de tecnologia, infraestrutura e serviços compartilhados, produtos e serviços baseados na Internet, novos métodos de pagamento, big data, Internet das coisas e distribuição e mídia social. Essas empresas produzem produtos e serviços nas seguintes categorias:
- Computação em nuvem e segurança cibernética
- Comércio eletrônico
- Big Data e Inteligência Artificial (IA)
- Tecnologia móvel e Internet das coisas
- Plataformas Sociais
- Blockchain e P2P
As 10 principais posições deste ETF são:
- Tesla (TSLA)
- Roku (ROKU)
- Square (SQ)
- Teladoc Health (TDOC)
- Grayscale Bitcoin Trust (GBTC)
- Spotify Technology (SPOT)
- Pure Storage (PSTG)
- Tencent Holdings (TCEHY)
- Facebook (FB)
- Snap Inc. (SNAP)
O que poderia ter dado errado em 2020, com Tesla e Bitcoin na carteira?
4. ARK Genomic Revolution Multi-Sector ETF (BATS:ARKG): +180%
A pandemia de 2020 impulsionou uma área da ciência que já vinha em franco crescimento, que é a área de estudos do genoma. O aumento no número de projetos de genoma, a queda dos custos de sequenciamento e a entrada de novos participantes e startups neste campo estão impulsionando o crescimento do mercado.
Este ETF é composto por ações que provavelmente se beneficiarão com a extensão e melhoria da qualidade da vida humana e outras, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e científicos e avanços em genômica em seus negócios. Atuam nas seguintes áreas:
- CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats): é uma tecnologia de edição de DNA.
- Terapêutica Direcionada: terapia molecular, muito usado para tratamento de câncer
- Bioinformática: ciência híbrida entre biologia e informática
- Diagnóstico Molecular: técnicas para analisar marcadores biológicos
- Células Tronco: são células potenciais que podem se desenvolver e se diferenciar em qualquer tecido
- Biologia da Agricultura: melhoramento da produção de culturas
As 10 principais posições deste ETF são:
- Pacific Biosciences of California (PACB)
- CRISPR Therapeutics (CRSP)
- Arcturus Therapeutics Holdings (ARCT)
- Twist Bioscience (TWST)
- Invitae (NVTA)
- Teladoc Health (TDOC)
- Personalis (PSNL)
- CareDx (CDNA)
- Fate Therapeutics (FATE)
- Iovance Biotherapeutics (IOVA)
A revolução genômica está apenas começando e ainda há muito espaço para este mercado se desenvolver.
3. First Trust NASDAQ Clean Edge Green Energy Index Fund (NASDAQ:QCLN): +184%
Este ETF é composto por ações que participam do mercado de energia renovável. As empresas elegíveis devem ser fabricantes, desenvolvedores, distribuidores ou instaladores de um dos seguintes quatro subsetores: materiais avançados (que permitem energia limpa ou reduzem a necessidade de derivados de petróleo), inteligência energética (rede inteligente), armazenamento e conversão de energia (baterias híbridas), ou geração de eletricidade renovável (solar, eólica, geotérmica, etc).
As 10 principais posições deste ETF são:
- Tesla (TSLA)
- Enphase Energy (ENPH)
- NIO Inc. (NIO)
- SolarEdge Technologies (SEDG)
- Albemarle Corporation (ALB)
- Plug Power (PLUG)
- ON Semiconductor Corporation (ON)
- Cree (CREE)
- First Solar (FSLR)
- Universal Display Corporation (OLED)
O mercado de energia renovável está em franca expansão e deve se beneficiar de acordos climáticos e tentativas de redução de consumo dos combustíveis fósseis. A própria eleição do Joe Biden, que havia um plano trilionário de investimentos em energia limpa, serviu para para catapultar ainda mais o setor.
2. Invesco WilderHill Clean Energy ETF (NYSE:PBW): +204%
Este é outro ETF com foco em energia renovável. É um fundo passivo que investe pelo menos 90% do patrimônio no índice de referência. O índice é composto por ações negociadas nos Estados Unidos e que estão engajadas nos avanços de energia limpa e renovavável. Tanto o fundo quanto o índice possuem rebalanceamento trimestral.
As 10 principais posições deste ETF são:
- Blink Charging (BLNK)
- FuelCell Energy (FCEL)
- Plug Power (PLUG)
- NIO Inc (NIO)
- Livent (LTHM)
- Enphase Energy (ENPH)
- Sunpower (SPWR)
- Dago New Energy (DQ)
- Maxeon Solar Technologies (MAXN)
- TPI Composites (TPIC)
Interessante notar que os dois ETFs, mesmo sendo de mesmo setor, possuem apenas 3 ações repetidas no Top 10.
1. Invesco Solar Portfolio ETF (NYSE:TAN): +234%
Este ETF é mais um que surfou a eleição de Joe Biden. A ideia de investir trilhões em energia verde nos próximos quatro anos para construção de painéis solares, estações de recarga e muito mais deve aquece, e muito, o segmento de energia solar.
Outro ponto a favor que não podemos esquecer é a questão do ESG. O interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança tem aumentado rapidamente, com empresas em todo o mundo investindo em negócios de tecnologia limpa.
É um ETF passivo que investe metade da carteira em ações de empresas americanas (46%). A China vem logo em seguida com 23%, a Espanha possui 7% e a Alemanha 5%.
As 10 principais posições deste ETF são:
- Enphase Energy (ENPH)
- SolarEdge Technologies (SEDG)
- Xinyi Solar Holdings (HKEX:0968)
- Sunrun (RUN)
- First Solar (FSLR)
- Scatec (SSP)
- Dago New Energy (DQ)
- Hannon Armstrong Sustainable Infrastructure Capital (HASI)
- GCL-Poly Energy Holdings (HKEX:3800)
- JinkoSolar Holding (JKS)
Conclusão
Estes foram os 5 ETFs mais rentáveis de 2020, não considerando os ETFs alavancados. É fácil perceber que 3 destes ETFs são ligados a energia renovável, sendo um deles focado apenas em energia solar. Outros dois são de gestão ativa da ARK Invest, um com foco em biotecnologia e outro em internet.
Quando expandimos mais entre os melhores ETFs de 2020, encontramos mais ETFs focados em energia limpa, mas outros temas aparecem, como inovação disruptiva, comércio eletrônico e computação em nuvem.
Você acredita que são setores e segmentos que foram apenas impulsionados pela pandemia ou devem continuar crescento forte nos próximos anos?
E antes que eu me esqueça, este é um print do relatório que os assinantes do Passaporte Internacional recebem todos os meses.
Uma 3-bagger em apenas 17 meses por meio de ETF!
Se quer receber investimentos assim, clique aqui e se torne assinante agora mesmo. O próximo relatório será publicado no dia 4 de janeiro pela manhã.
Este post tem 6 comentários
Bom dia e bom ano novo Raphael, estes cinco ETFs realmente vou baixo em 2020, apenas coincidência tenho 3 destes: QCLN, PBW e TAN na carteira.
Olá Graciano,
Que maravilha! Sucesso para você em 2021.
Abçs!
Excelente artigo, Raphael. Em meio a tantos ETFs disponíveis, quais são seus critérios para encontrar os melhores de cada área? Volume? Volatilidade? Acompanha a tendência do exterior etc?
Olá Carlos,
Tendências de mercado ajudam bastante.
Leia o artigo sobre o método das caixas.
Abçs!
Boa tarde, sabem-me dizer em que corretoras estão disponíveis estes etf’s?
Obrigada
Olá Margarida,
Em todas as corretoras que operam nos Estados Unidos.
Abçs!