Os 7 Ps do investimento

sucesso nos investimentos

Conheça 7 características dos investidores de sucesso

Se você já ouviu falar dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, saiba que também existe os sete Ps do investimento. São 7 particularidades que os maiores investidores do mundo possuem em comum e que você deve também adotar para ter sucesso no mundo dos investimentos. Todas elas começam com a letra P.

Plano

Comece sua vida de investidor com um plano e atualize-o periodicamente à medida que sua vida se desenrole, progrida e suas circunstâncias pessoais mudam. Avalie suas fontes de renda e onde você gasta. Tente organizar ambos com um orçamento que lhe traga tranquilidade financeira para tomar a decisão financeira mais importante da sua vida.

Prioridades

Você precisa decidir quais de seus gastos são menos e mais importantes. Isso inclui despesas com alimentação, parcelas da casa ou carro, reserva de emergência, creche e educação, seguro e assim por diante. Você precisará decidir quanto de suas economias reservará para aposentadoria, férias, diversão e assim por diante.

Preparação

Ela permite que você execute seu plano em cima de suas prioridades. Faça um resumo de uma página com seus ativos e passivos. Em seguida, organize uma maneira de registrar sua situação financeira, seja digital ou em livro. Isso deve ajudá-lo a manter as contas em equilíbrio. Apenas certifique-se de que seu sistema não seja tão exigente a ponto de você frequentemente deixá-lo para trás ou, pior, falhar completamente.

Portfólio

Muitos investidores começam a pensar em sua carteira de investimentos somente depois de adquirirem aleatoriamente uma grande coleção de ações e outros investimentos. Muito melhor começar a pensar sobre o que deve estar em seu portfólio antes de ter dinheiro para comprá-lo.

Decida logo quais devem ser seus objetivos (que combinação de valorização, renda e segurança) é a certa para você. Enfim, defina sua alocação de ativos. Em seguida, escolha títulos com as características de investimento adequadas e que, como um grupo, forneça equilíbrio e diversificação.

Prudência

Ela é crucial em todos os momentos. O problema com a maioria das transações financeiras é que você pode realizá-las sem tirar dinheiro do bolso. Em vez disso, você entra no home-broker e envia ordens de compra e venda. Quando suas transações assumem essa qualidade etérea, o risco aumenta. Antes de fazer transações, considere o que você tem a perder. O que acontecerá com seu plano financeiro se as coisas derem errado ou como você terá que alterar suas prioridades?

Paciência

É necessária, porque os maiores lucros nos investimentos vêm apenas no longo prazo e porque a paciência o ajuda a evitar agir por impulso (uma das armadilhas de investimento altamente destrutivas). Investir com sucesso é um empreendimento para toda a vida que exige compostura diante da tentação e dos eventos imprevistos, e por vezes assustadores, de curto prazo.

Perspectiva

Ela o ajuda a evitar se deixar levar pelo entusiasmo, por um lado, ou pelo desespero, por outro. Você deseja considerar cada um de seus investimentos como parte do todo financeiro. Se o seu plano determina seus investimentos (em vez de vice-versa), você terá poucos motivos para se preocupar indevidamente ou depender muito de um único investimento.

Conclusão

Acredito que esses comportamentos são fundamentais para ter sucesso em sua vida financeira. De maneira resumida, podemos simplificar para conhecimento e organização. É simplesmente saber o que está fazendo e fazer de forma organizada. Assim é possível atravessar as incertezas de uma jornada financeira com mais tranquilidade.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 10 comentários

  1. Graciano

    Bom dia Raphael, mais um bom artigo.

  2. J

    VC SE ESQUECEU DE PSICOLOGIA

  3. Carolina

    Sempre abordando assuntos pertinentes!

  4. Teresa

    Asunto abordado de forma clara, breve e concisa. Parabéns e obrigada por partilhar.

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão