Pense e enriqueça

Pense e enriqueça - Napoleon Hill

O livro de Napoleon Hill é um dos melhores para você desenvolver uma mentalidade de sucesso 

Depois de falar sobre “Pai Rico Pai Pobre”, outro livro muito famoso e que também poderá ajudá-lo em muitos aspectos da vida é o lendário “Pense e Enriqueça”, de Napoleon Hill, publicado pela primeira vez em 1937.

O livro, promovido inicialmente como sendo para o desenvolvimento pessoal, foi inspirado por uma sugestão do grande empresário da siderurgia à época, Andrew Carnegie. Para escrevê-lo, Napoleon entrevistou centenas dos mais bem-sucedidos empresários de seu tempo, com o objetivo de encontrar semelhanças, que pudessem ser aplicadas por pessoas comuns.

Chega de medo e procrastinação. Desenvolva uma crença inabalável de que você alcançará seus objetivos e muito provavelmente você chegará onde quiser!

Pense e Enriqueça Napoleon Hill
Clique na imagem caso deseje comprar o livro

Mudança de mentalidade

Seu poder individual habita profundamente dentro de você. Muitas pessoas criam uma ideia, acreditam que irá funcionar, mas então eles se deparam com um obstáculo. Algo pequeno e geralmente insignificante, mas que as fazem desistir. Se isso é algo que você fez no passado, não se sinta abatido, você faz parte da maioria. O que importa é que você mude a maneira como você faz as coisas a partir daí.

O que você precisa fazer é desenvolver ferramentas mentais e determinação para evitar desistir quando as coisas começarem a ficar difíceis.

Criando um desejo inabalável

Durante a corrida do ouro, uma grande família descobriu um suprimento de ouro, mas eles não tinham maquinário para extrai-lo. Montaram um plano para obter máquinas e começaram a cavar. Tudo foi bom por um tempo. Então, do nada, eles não conseguiram encontrar mais ouro. Desistiram e venderam o maquinário, assumindo o prejuízo.

O que perceberam foi que se eles tivessem continuado a cavar por apenas mais um metro, eles teriam encontrado o ouro novamente. Outra família encontrou esse ouro e obteve as riquezas que eles teriam, caso não tivessem desistido.

Esta é uma situação muito familiar, mas mudando sua mentalidade e desenvolvendo um desejo inabalável de atingir seu objetivo, você terá menor propensão a desistir.

Como você desenvolve um desejo inabalável? Diga a si mesmo o que quer, quanto mais específico melhor, e crie um plano definido para obtê-lo. Você escreve tudo isso e lê em voz alta para si mesmo todos os dias. Em um curto espaço de tempo, seu desejo crescerá a níveis que não podem ser derrotados com pequenos obstáculos.

A fé não pode ser vista, mas é onipotente

Muitas pessoas lutam com a fé porque ela é invisível, não pode ser vista ou medida e isso a torna confusa para o cérebro humano lógico. A fé é um estado de espírito, mas pode ser controlada por algo chamado autossugestão. Isso significa que você pode criar uma sensação poderosa de fé, dizendo a si mesmo no que você quer acreditar.

Usando visualização e afirmações, você enviou instruções firmes para o seu subconsciente. A partir daí, você planeja e segue em frente. A fé e o desejo irão ajudá-lo a superar quaisquer possíveis problemas que surjam pelo caminho.

Você precisa dizer a si mesmo o que você quer e exija persistência e ação de si mesmo. Você precisa dizer a si mesmo que você vai desenvolver confiança em si mesmo e que não vai parar até conseguir o que deseja.

Além disso, você já deve se imaginar alcançando o que deseja; como é? O que parece? Tudo isso ajudará a influenciar seu subconsciente e, portanto, a desenvolver essa fé poderosa.

Torne seu conhecimento especializado

Qual o objetivo de entupir o seu cérebro com todos os tipos de informações aleatórias que nunca serão úteis para você? Certamente é melhor focando em conteúdos e áreas que virão a lhe ser úteis e que ajudarão em suas ações e planos futuros.

O conhecimento por si só não traz riquezas, mas ele influencia seu comportamento e suas atitudes.

Se você pode imaginar, você pode alcançar

Como crianças, sempre ouvimos para imaginar e sonhar, mas de alguma forma, quando ficamos mais velhos, paramos de fazer isso. Se você deseja realizar seus próprios sonhos, você precisa continuar imaginando quando adulto.

Sua imaginação é onde você tem ideias e organiza seus planos. Há um ditado que diz que você pode criar qualquer coisa que a mente humana é capaz de imaginar. Isso pode ser visto quando você pensa nos enormes avanços da tecnologia. Quem teria sonhado que seríamos capazes de falar com pessoas do outro lado do mundo simplesmente usando um pequeno aparelho?

Existem tipos de imaginação:

  1. A imaginação sintética permite que você reafirme o conhecimento existente
  2. A imaginação criativa permite que você sonhe com novas ideias e planos

É importante usar o correto. Sintético não tem nada a ver com o surgimento de qualquer coisa nova. É simplesmente sobre refazer as coisas que você já sabe. A imaginação criativa, por outro lado, é extremamente poderosa e é onde o cérebro se comunica com algo chamado inteligência infinita.

É por meio disso que você experimenta lampejos de ideias que não parecem ter muito sentido ou razão, mas todo o processo de fazer um plano e desenvolvê-lo podem transformá-las em realidade, se você se engajar com desejo e fé inabaláveis.

Seja um líder e estabeleça um plano firme

Quando você começa a transformar suas ideias em um plano, esse plano precisa ser organizado. Quanto mais detalhado você for, será mais provável que seu plano seja bem-sucedido. Entretanto, você não pode fazer isso sozinho. Precisa criar uma equipe de pessoas com quem você possa trocar ideias, ganhar conselhos e receber novas perspectivas. Napoleon Hill chama isso de Aliança Mental e você precisa escolher essas pessoas com cuidado.

O ponto é que você deve esperar falhar algumas vezes, porque isso é simplesmente parte da vida. Mesmo o mais organizado dos planos vai encontrar obstáculos, mas você simplesmente o reconstrói e tenta de novo. Sua Aliança Mental irá ajudá-lo com isso. Claro, você precisa ser um líder com as habilidades certas:

  • Coragem
  • Capacidade de controlar a si mesmo e suas ações
  • Senso de justiça
  • Sapiência na tomada de decisão
  • Capacidade de fazer planos definidos
  • Ser uma pessoa agradável, fácil de lidar e compreensiva
  • Responsável
  • Capaz de cooperar e trabalhar em grupo

Um líder de alta qualidade não finge saber tudo, ele é ciente de que a aprendizagem e o desenvolvimento são sempre necessários.

Evite a procrastinação e seja firme em suas decisões

As pessoas mais bem-sucedidas do planeta são capazes de tomar decisões com rapidez e firmeza, sem permitir que a procrastinação afete suas escolhas. Preocupar-se muito com o que as outras pessoas pensam ou ouvir muitas opiniões simplesmente irá lhe atrapalhar.

Se você se preocupa muito com as opiniões de outras pessoas, você não será capaz de criar esse desejo ou fé inabaláveis, porque você está muito preocupado com os outros. Você só deve se preocupar com seus próprios pensamentos e os pensamentos daqueles dentro da sua Aliança Mental. Por esta razão, seja muito seletivo com quem você deixa entrar em seu grupo; amigos e família podem ter boas intenções, mas raramente funciona.

Persistência é a chave no caminho para o sucesso

Com enfrentar obstáculos e não desistir? Com persistência. Este é o verdadeiro poder que ajudará a transformar seu desejo inabalável em dinheiro. A persistência pode ser descrita como força de vontade, mas quando você adiciona isso ao desejo, é uma combinação poderosa.

Muitas pessoas que, ao longo da história, foram extremamente persistentes têm sido rotuladas de sangue-frias ou até mesmo cruéis. Uma das principais razões pelas quais as pessoas falham e desistem é que elas não têm persistência.

A persistência é desenvolvida por meio das seguintes características:

  • Ter um propósito muito bem definido
  • Desejo inabalável
  • Ser autossuficiente
  • Aprender conhecimento especializado
  • Trabalhar com outras pessoas
  • Força de vontade
  • Desenvolvimento de hábitos positivos

O poder do cérebro e da mente subconsciente

Tanto o cérebro, quanto a mente subconsciente pode ser afetada de forma ampla por autossugestão. Sua mente subconsciente, em particular, é muito vulnerável às coisas que você conta a você mesmo, então faz sentido você usar isso a seu favor.

Sua mente subconsciente está menos sob seu controle consciente, e muitas vezes é afetada por emoções oscilantes. Usando as 7 emoções positivas (desejo, fé, amor, sexo, entusiasmo, romance e esperança) você pode criar uma mentalidade positiva.

É impossível ser positivo e negativo ao mesmo tempo, um deve substituir o outro. Expulsando as emoções negativas (medo, ciúme, ódio, vingança, ganância, raiva e superstição), você pode criar uma mente subconsciente mais positiva.

Superação do medo

Ceder ao medo é uma das principais razões pelas quais as pessoas falham. Os maiores medos  das pessoas comuns são:

  • Pobreza
  • Crítica
  • Doença
  • Perda de um ente querido
  • Idade avançada
  • Morte

Eles também criam um ciclo, com um levando ao outro.

A indecisão anda de mãos dadas com o medo. Você atrasa a tomada de decisão ou está inseguro sobre isso, porque você está envolto em dúvida e medo, o famoso “e se”. O que muitas pessoas não percebem é que os medos são um estado de espírito e podem ser controlados.

Você precisa desenvolver a força de vontade e sempre usá-la para construir uma parede contra o medo. Esta parede manterá a negatividade do lado de fora e ajudará você a se concentrar em seus planos e objetivos.

Pesquise e pense em algumas ideias. Teste-as com alguns amigos de confiança. Desenvolva firmeza em suas ideias, que elas lhe darão força para falar. Depois de fazer isso uma vez, você se sentirá mais capaz de repetir no futuro.

Também é importante se cercar de pessoas que são positivas e úteis e não aquelas de pensamento negativo. Uma pessoa negativa pode transmitir facilmente a negatividade e a dúvida sobre você e os demais.

Conclusão

Ao seguir o que Napoleon Hill ensina em seus tópicos do livro “Pense e Enriqueça”, você se tornará mais forte, mais decisivo e mudará sua mentalidade a respeito do sucesso. Não irá desistir quando as coisas começarem a ficar difíceis. Muito pelo contrário, criará um novo caminho obstinado para conseguir o que deseja e se tornará alguém que os outros irão admirar.

Entretanto, uma mudança de mentalidade não acontece da noite para o dia. É um processo no qual você deve dedicar tempo e esforço se quiser que funcione. É um esforço que definitivamente vale a pena, pois é o que separa grandes personalidades do mundo das pessoas normais.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 8 comentários

  1. Graciano

    Depois da Lei do Triunfo, do mesmo autor, esse é o máximo, vou reler amanhã com calma, parabéns Raphael sempre que suas pérolas.

    1. Olá Graciano,

      A Lei do Triunfo eu não li, mas pelo que pesquisei ambos tratam de temas parecidos.

      Abçs!

  2. Regina Motta.

    Espetacular. Perdi o sono. Li de madrugada Nada por acaso. Vou dar início a construir parede e separar medo e fazer aliança mental. !! Valeu. Obrigada

    1. Olá Regina,

      Exatamente. Tem que colocar em prática, senão não serve para nada.

      Abçs!

  3. Fábio

    Bom dia Raphael,
    Artigo muito bom! Esse livro ainda está à venda? Preciso trabalhar alguns valores que você mencionou. Ando meio perdido com as dificuldades do momento, mas sei que tenho um enorme potencial.
    Grato.

  4. Rafael Neto

    Ola Raphael,
    Maravilhoso resumo, PARABÉNS!!
    Porém a comparação desta obra com o Pai Rico não está muito bem no meu ver, uma vez que o Kiyosaki anda a fazer previsões financeiras malucas e apocalípticas, e isso está afetando a imagem dele.
    Grande abraço!

    1. Olá Rafael,

      A comparação das obras é válida a meu ver.

      O que o autor fez ou disse depois já está “fora do controle” do livro. Rsrsrs

      Abçs!

Deixe um comentário

Posts com maior repercussão