Tecnologia e dividendos

tecnologia

É possível investir em tecnologia e também receber dividendos?

Apesar de ainda muita gente acreditar que se deve escolher entre crescimento ou dividendos, é possível atualmente pensar em obter ganhos de capital com as empresas de tecnologia e ao mesmo tempo receber dividendos. 

As empresa de tecnologia de maneira geral são à princípio conhecidas pelo grande crescimento e isto requer investimentos massivos vindos do capital gerado ou mesmo de dívida. Isso é verdade para aquelas empresas de rápido crescimento ou que estão tentando estabelecer novos nichos e novas tecnologias.

Por outro lado, muitas empresas são grandes, bem estabelecidas e possuem excelentes margens de lucro. Isso se traduz em conforto que permite não só reinvestir, como também recomprar ações e distribuir dividendos para os acionistas.

Outro fato é que muitas empresas de tecnologia não foram afetadas pela pandemia e medidas de distanciamento social, pois atuam no “ambiente virtual”. Isso favoreceu o comércio eletrônico, as empresas de telecomunicações e todos aqueles que recorreram à internet para trabalhar, fazer compras ou mesmo se divertir. Portanto, ao contrário de outros setores que interromperam ou reduziram a distribuição de dividendos, o setor de tecnologia continuou remunerando os acionistas.

Quais ações de tecnologia pagam dividendos?

Dado o grande universo de ações de tecnologia nos Estados Unidos, vou me ater apenas às maiores, que compõem o índice S&P 500.

Importante lembrar que o setor de tecnologia é dividido em segmentos menores:

  • Telecomunicações e redes
  • Hardware
  • Equipamentos eletrônicos
  • Serviços de tecnologia e consultoria
  • Serviços online
  • Semicondutores
  • Software

Como não são todas as empresas que pagam dividendos regularmente, selecionei aquelas que tem distribuído dividendos por pelo menos 5 anos seguidos.

O resultado são as ações da tabela abaixo. Você pode ordenar tanto pelo dividend yield atual, quanto pelo crescimento anual dos dividendos nos últimos 5 anos.

AçãoTickerDividend yield (%)Cresc. dos dividendos - 5 anos (%)
AppleAAPL0.7510.5
Analog DevicesADI2.007.8
Automatic Data ProcessingADP2.6513.2
Amphenol CorporationAPH0.9516.3
Activision BlizzardATVI0.5013.1
BroadcomAVGO3.9155.5
CDW CorporationCDW1.2445.3
CiscoCSCO3.0113.2
FLIR SystemsFLIR1.6311.2
Corning Inc.GLW2.7714.8
IBMIBM5.298.6
IntuitINTU0.6918.8
Jack Henry & AssociatesJKHY0.9312.7
KLA CorporationKLAC1.6515.2
MastercardMA0.5024.5
Microchip TechnologyMCHP1.450.5
MicrosoftMSFT1.0010.4
Motorola SolutionsMSI1.7812.5
Maxim Integrated ProductsMXIM2.8211.7
NetAppNTAP4.3322.8
NvidiaNVDA0.1513.5
QualcommQCOM2.419.0
Texas InstrumentsTXN2.8220.9
VisaV0.6320.1
XilinxXLNX1.405.6

Nesta tabela temos nomes tradicionais da tecnologia como Apple, Cisco, Microsoft, IBM, Visa e Texas Instruments, como empresas de crescimento mais acelerado, como Nvidia e Corning.

É fácil notar que são poucas empresas que distribuem algum dividendo muito relevante (acima de 3%), mas por outro lado a taxa de crescimento na distribuição é muito acima da média. Apenas três estão crescendo dividendos abaixo da média do S&P 500, que atualmente é de 8%, enquanto há várias crescendo a taxas acima de 20% ao ano.

Conclusão

Claro que a análise de cada empresa vai muito além do mostrado acima, mas pode servir como ponto de partida. 

Ao investir, procure sempre o retorno total, isto é, um retorno que combine a apreciação da ação somada aos dividendos recebidos. 

As ações de tecnologia, com poucas exceções, não são muito adequadas para quem deseja uma renda passiva agora, já que distribuem poucos dividendos. Entretanto, dado o crescimento tanto do ponto de vista dos negócios, quanto da distribuição de dividendos mostram-se como alternativas para quem deseja retorno total e maior recebimento de renda no futuro.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 7 comentários

  1. Avatar
    Fernando

    Caro Raphael, obrigado pelo estudo. Excelente!
    Tem ETFs de criptomoedas que pagam dividendos?

    1. Raphael Monteiro

      Olá Fernando,

      Obrigado por comentar.

      Não conheço ETFs de criptos que pagam dividendos.

      Abçs!

    2. Avatar
      YNVEST

      ARKW e BLOK são ETF’s com criptos. O primeiro com um mix de 42 empresas diversas que não necessariamente criptos, já o segundo é mais raiz.
      Da uma googada ae….pode ser em dividend.com

  2. Avatar
    CLÉBER SAMPAIO

    Rafael, obrigado. Possui estudo de empresas de tecnologias novas no mercado que estão em evidência?

  3. Avatar
    Neusa Ildenara de

    Olá, Rarael, como assinamos esse Passaporte Internacional? gostaria de receber notícias sobre os melhores investmentos nos EUA.
    Obrigada

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão