Top 3 BDCs

bdc

Conheça as 3 maiores Business Development Companies (BDCs)

Como mostrado em artigo anterior, as business development companies (empresa de desenvolvimento de negócios na tradução literal) ou BDCs são companias de investimento fechadas, criadas para investir em empresas de pequeno e médio portes. A BDC fornece acesso ao capital de que essas empresas precisam para crescer, algo que talvez não consigam em outro lugar, como os bancos.

Quem investe em BDCs geralmente procura altos dividendos ou uma alternativa de investimento em relação aos fundos tradicionais e ETFs. As BDCs podem ser veículos de investimento inteligentes, mas requerem ampla análise. Como é o caso de qualquer tipo de investimento, quem considera investir em BDCs, deve entender como elas funcionam e se elas se encaixam em seus objetivos de investimento e tolerância a risco.

É importante entender, por exemplo, que as BDCs são semelhantes aos fundos de venture capital no sentido de que ambos investem em empresas, mas a principal diferença entre eles é o acesso. Os fundos de venture capital geralmente estão disponíveis apenas para grandes instituições e indivíduos de alto patrimônio. São fundos que limitam o número de investidores e aplicam critérios específicos para serem enquadrados nesta categoria. As BDCs, por outro lado, estão abertas a qualquer investidor com acesso a bolsa de valores e é possível comprar a partir de uma cota que pode ser negociada por menos de 20 dólares.

Ares Capital Corporation (NASDAQ:ARCC)

A Ares Capital Corporation é uma BDC especializada na aquisição, recapitalização, dívida mezanino, reestruturações, financiamento de resgate e transações de compra alavancada de empresas de médio porte. Também oferece capital de crescimento e refinanciamento geral.

Ela normalmente investe entre 20 e 200 milhões de dólares e um máximo de 400 milhões de dólares em empresas com um EBITDA entre 10 e 250 milhões de dólares. Faz investimentos de dívida entre 10 e 100 milhões de dólares. O fundo investe por meio de “revólveres”(acordos de empréstimo pré-aprovado), empréstimos de primeira garantia, estruturas híbridas, empréstimos de segunda garantia, dívida mezanino, especulativo privado, dívida júnior, dívida subordinada e ações preferenciais e ordinárias sem controle.

A companhia prefere ser o único agente ou liderar as operações em que investe. Também busca obter assento de representação no conselho das empresas de seu portfólio.  Prefere fazer investimentos em empresas que atuem nos setores industrial, de serviços comerciais, de produtos de consumo, de produtos e serviços de saúde e no setor de tecnologia da informação.

Por deter o grau de investimento, ARCC é capaz de conseguir financiamento a baixo custo, o que reflete em spreads maiores em relação aos juros que ela recebe de seus investimentos.

No momento a companhia possui um portfólio avaliado em 15,4 bilhões de dólares composto por investimentos em 350 companhias patrocinadas por 176 diferentes fundos de private equity.

A cota dessa BDC já sobe 18% em 2021 e o dividend yield atual é de 8,0%.

Owl Rock Capital Corporation (NYSE:ORCC)

A Owl Rock Capital Corporation é uma BDC que investe em dívidas sêniores garantidas ou não garantidas, dívidas subordinadas ou dívidas mezanino. Também considera investimentos em títulos relacionados a ações, incluindo garantias e ações preferenciais. Busca investir em empresas de “middle market” sediadas nos Estados Unidos, com EBITDA entre 10 e 250 milhões de dólares anuais ou receita anual de 50 a 2,5 bilhões de dólares na época do investimento. São em geral, empresas de capital privado do setor de serviços.

É a segunda maior BDC listada, atrás apenas de Ares Capital, com 11,2 bilhões de dólares investidos. Seu portfólio é composto por 120 empresas, de 9 diferentes indústrias. É também detentora do grau de investimento pelas principais agências de classificação de risco.

A cota dessa BDC já sobe 15% em 2021 e o dividend yield atual é de 8,5%.

Prospect Capital Corporation (NASDAQ:PSEC)

A Prospect Capital Corporation é uma BDC especializada em middle market, financiamentos mezanino, aquisições alavancadas, refinanciamentos, aquisições, recapitalizações, capital de crescimento, empréstimos a prazo de fluxos de caixa, empréstimos a mercado e transações ponte. São modelos mais complexos de financiamento, cada um com a sua característica. Também faz investimentos imobiliários, especialmente imóveis residenciais multifamiliares.

Também procura investir em empresas privadas de pequeno e médio porte, em vez de grandes empresas públicas. O fundo normalmente investe em todos os setores da indústria, com especialização nos setores industrial e de energia, nos Estados Unidos e Canadá.

A companhia busca investir entre 10 e 500 milhões de dólares por transação em empresas com EBITDA entre 5 e 150 milhões de dólares, receita entre 25 e 500 milhões de dólares e valor de firma entre 5 milhões e 1 bilhão de dólares. O fundo busca aquisições de controle, fornecendo vários níveis da estrutura de capital.

No momento, sua carteira de investimentos totaliza 6,4 bilhões de dólares em 123 empresas de 39 diferentes indústrias. 67% da carteira está em empréstimos de primeira linha e dívidas sêniores seguradas (são os primeiros na escala de recebimento e tidos como os mais seguros). Também é detentora do grau de investimento pelas principais agências de risco.

A cota dessa BDC já sobe 56% em 2021 e o dividend yield atual é de 8,5%.

Conclusão

As BDCs são um excelente veículo para encontrar oportunidades de investimento que estão muito distantes do investidor comum. Papéis de dívida de empresas menores, que pagam mais juros e participação societária em empresas com alto potencial costuma estar restritos a investidores de mais alta renda ou investidores institucionais. O aspecto legal, que obriga as BDCs a distribuírem 90% do lucro anual contribui ainda para que os dividendos sejam bem mais altos que aqueles do mercado de ações. Com a análise adequada, é uma ótima alternativa para conseguir renda em dólar.

Aviso: Declaro que não sou analista de valores mobiliários. As informações discutidas no artigo possuem propósito educacional e refletem única e exclusivamente meus estudos, pesquisas e opiniões. Não devem ser consideradas como recomendação de investimento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Este post tem 18 comentários

  1. Marco Aurélio

    Obrigado pelo excelente conteúdo! Sempre aprendo muito com você! Abraços!

  2. Genildo

    Sempre trazendo novas ideias! Nunca tinha ouvido falar das BDCs.

  3. wilton faustino

    Excelente, sucinto e objetivo !
    Parabens

  4. Muito bom, tenho hábito de procurar ler muitas coisas mas não tinha ouvido falar destes ativos…..obrigado por compartilhar vou tentar olhar mais de perto…..seu site é muito bom de fácil navegação e com conteúdos de qualidade sempre…..abraço

  5. Alexandre

    Parabéns pelo conteúdo e obrigado por partilhar. E perante a receita federal? Funciona como ação na hora de declarar?

  6. Marcus

    Há algum ETF de BDCs? Como é um investimento que paga maior yield (mas com um grau de risco maior também), um ETF empacotando vários BDCs reduziria talvez marginalmente o yield (mas mantendo ainda grande atratividade), mas também conferiria uma maior diversificação (e maior segurança no investimento).

  7. Graciano

    Raphael sempre trazendo novidades, parabéns.

  8. Marcus

    Olhei agora… Pouco mais de 6% de yield… Nada mal também, não é? Abraços.

  9. Eduardo

    Olá! Dá para Iniciar neste momento uma carteira com estes 3 BDC a exemplo da sua carteira de ETF 33,3% para cada uma delas?

  10. YNVEST

    Boa. Vlw Raphael.

Deixe uma resposta

Posts com maior repercussão